Pular para o conteúdo principal

Expedição há 50 anos em Itapipoca


Itapipoca

Publicado em 08/01/2012 - 8:07 por Lauriberto Braga | Comentar
CategoriasItapipoca

 
Diário do Nordeste
Vista como marco para a Paleontologia no Ceará, a expedição criou um vínculo entre estudiosos cearenses e cariocas
ITAPIPOCA

Expedição feita pelo Museu Nacional completa 50 anos

08.01.2012
Clique para Ampliar
Para averiguar relatos de ossadas pré-históricas, o Museu Nacional do Rio de Janeiro enviou para Itapipoca, em 1961, os paleontólogos Carlos Couto e Fausto Luiz.
Clique para Ampliar
FRANCISCO CUNHA, FRANCISCO ALENCAR E CARLOS COUTO
A dupla se deparou com um rico material paleontológico e coletaram mais de três mil peças
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Itapipoca A expedição do Museu Nacional do Rio de Janeiro a este Município completa cinco décadas. Realizada entre 1961 e 1962, a expedição consistiu em um marco para as pesquisas de Paleontologia em Itapipoca. “Para se ter uma ideia, já se passaram 50 anos e, até hoje, o material que foi recolhido, fósseis da megafauna pré-histórica, está depositado no Museu Nacional, que é sediado no Rio de Janeiro”, revela o diretor do Museu da Pré-História de Itapipoca (Muphi), Sílvio Teixeira.
E ele comemora algo mais. “Todo esse material até hoje tem servido para fazer trabalho de universitários nas áreas de Biologia, de Paleontologia, de História e de Arqueologia”. Teixeira ressalta que o Muphi recebe estudantes vindos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras instituições cariocas.
“Aqui eles vêm fazer publicações com este material riquíssimo de história. Eles pegam a coleção lá do Museu Nacional e vêm fazer comparações com a nossa aqui de Itapipoca, que deve girar em torno de dez mil fósseis. E o que foi levado daqui até o Rio de Janeiro foi em torno de três mil peças”, salienta.
O material, além de criar uma ponte entre estes estudantes dos dois estados, teve grande importância para as pesquisas feitas no período. “Na década de 1950, o Museu Nacional praticamente era a única instituição científica no Brasil que possuía uma equipe de pesquisadores em Paleontologia devidamente qualificada e equipada, não só de paleovertebrados, mas também de invertebrados e vegetais fósseis”, relata o artigo científico “Paleontologia: Cenários de Vida”, dos pesquisadores Celso Lira Ximenes e Sílvio Teixeira, apresentado em 2011 no Congresso Brasileiro de Paleontologia.
O artigo científico destaca a conjuntura histórica daquele período. “Neste contexto, pessoas leigas e administradores públicos de todo o Brasil recorriam a essa instituição para informar descobertas ocasionais e ocorrências regionais de fósseis. Seguindo este padrão, em 1953, chega ao Museu Nacional uma carta escrita por um cidadão comum de Itapipoca, o então jovem José Paurilo Barroso, falando sobre grandes ossadas pré-históricas”, relata o documento.
Para averiguar a ocorrência, o Museu Nacional enviou a Itapipoca, em 1961, os paleontólogos Carlos de Paula Couto e Fausto Luiz de Souza Cunha, para uma campanha de campo que durou 44 dias.
Somente depois de mais de 40 anos da expedição do Museu Nacional, o paleontólogo Celso Ximenes retomou as pesquisas em Itapipoca. “E, após a primeira eleição do atual prefeito, o João Barroso, ele criou o Museu local, por meio da Lei 52/2005. E desde então, a gente vem fazendo trabalhos nas áreas tanto de Paleontologia como também de Arqueologia”, informa Sílvio Teixeira.
Sítio Histórico
Itapipoca como um todo tem se mostrado um grande sítio histórico. “Nós temos aqui praia, serra e sertão. E, nessas três regiões geográficas, nós encontramos materiais fósseis e material arqueológico”, ilustra.
Ainda há fósseis nos tanques de Itapipoca. Na última escavação, feita em 2005, foram recolhidas cinco mil peças de dentro do tanque Jirau I e os pesquisadores acreditam que não tiraram nem 10% do material que tem ali. “Só nesse tanque Jirau I, a perspectiva é de 100 mil peças lá dentro. E como esse do Jirau, existem vários”, diz Teixeira.
Mas o diretor do Muphi faz uma ressalva. “Normalmente as pessoas confundem Paleontologia e Arqueologia. Na verdade, a Paleontologia é a ciência que estuda os restos de animais e plantas que viveram no passado, que são os fósseis. E a Arqueologia estuda as produções humanas”.
Em Itapipoca, tem se constatado uma Arqueologia das mais modernas – se é que se permite esse trocadilho. “A gente tem encontrado peças feitas de pedra lascada, sílex e de quartzo lascado dentro dos tanques juntos dos fósseis, o que leva a idade da chegada do homem aí por perto dos seus seis mil anos aqui nessa região”, destaca. É em cima desses achados que o Muphi está debruçando seus atuais estudos.
FIQUE POR DENTRO
Cidade possui vasto material pré-histórico
Além da Paleontologia, Itapipoca reúne rico acervo arqueológico. Na região, as nações nativas deixaram registrada sua passagem através de pinturas rupestres da tradição nordestina. São desenhos elaborados de zoomorfos, antropomorfo e grafismos puros. Essas pinturas estão espalhadas na região serrana de Itapipoca na localidade de Arara, onde existem alguns abrigos sob rocha e matações. Também em Arara, nasce o Rio Sororô, onde há a Pedra Ferrada. Este é o sítio com pintura rupestre mais conhecido de Itapipoca. O local, que possui vários painéis, deve ter servido como ponto de observação aos paleoíndios. Pesquisadores já realizaram estudos que colocaram, segundo Studart Filho, aquelas pinturas entre as mais antigas já encontradas no Estado. Existem ainda sítios arqueológicos dunares pré-históricos que apresentam cerâmica pintada Tupi, artefatos de pedra lascada e polida, malacológicos e restos alimentares. Há também sítios arqueológicos que revelam o momento em que os colonizadores mantiveram os primeiros contatos com os nativos em Itapipoca.
Dados extraídos do livro “Caminhos da Megafauna”
Mais informações
Museu de Pré-História de Itapipoca
Shopping Clacita
Rua Eubia Barroso, 2959 – Sala 15 Centro de Itapipoca
Telefone: (88) 9274.9161
LAURIBERTO BRAGA
REPÓRTER

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".