Pular para o conteúdo principal

Jazz e Blues em Guaramiranga, Sobral e Fortaleza


No Carnaval, o jazz e o blues vão compor a trilha sonora de milhares de pessoas em Guaramiranga, no Ceará. É a 13ª edição do Festival Jazz & Blues, que começou em 2000 como um evento inusitado, deu certo e conquistou um lugar cativo no calendário cultural brasileiro. Hoje, a pequena cidade serrana, com menos de 6.500 habitantes, é destino certo de mais de 12 mil “foliões às avessas” de todo o país. Eles buscam diversão com boa música, interpretada por grandes instrumentistas nacionais e internacionais. Tudo isso, usufruindo também da beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará.

O 13º Festival Jazz & Blues acontece de 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga. Na quarta-feira de cinzas desce a serra, para mais shows em Fortaleza, de 24 a 26/02 e Sobral, 25/02. Serão muitas horas de boa música em shows, ensaios abertos, conversas com instrumentistas e outras atividades. Os ingressos para os shows que acontecerão às 21 horas em Guaramiranga já estão à venda nas lojas Meia Sola, em Fortaleza, e no site da Bilheteria Virtual.

Em GUARAMIRANGA no Carnaval

Este ano, o Carnaval jazzístico terá entre as atrações nomes dos Estados Unidos, Cuba, Israel, Bélgica e Brasil. Para os shows das 17h e 21h: Omar Puente (Cuba), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gadi Lehavi Trio (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Yamandu Costa (RS), The L.X.G. (EUA), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Marco Lobo (BA/RJ), Gabriel Grossi (SP), Cainã Cavalcante (CE) e Puro Malte (CE). Também às 17h acontece o Toca Jazz, programa destinado a apresentações musicais dos alunos participantes das Residências Artísticas, acompanhados por seus professores. Para esquentar as jam sessions, de meia noite às 3h da manhã, o palco do Festival é do projeto Casa do Blues, com a banda De Blues em Quando, o guitarrista e cantor Felipe Cazaux (CE) e a banda Blues Label (CE).

A exemplo de 2011, os ensaios abertos (16h), shows (17h e 21h) e jam sessions em Guaramiranga acontecerão na Cidade Jazz & Blues, uma estrutura de 1.500m2, dos quais, 850 de área coberta, erguida na rua principal, no espaço do campo de futebol. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, a principal da cidade, diariamente às 15h haverá o Café no Tom, que é um bate-papo com uma das atrações do festival.

No Ginásio da Praça da Prefeitura acontecerá nos quatro dias, às 10h, oficina de Cortejo com o músico Vanildo Franco. É de lá que sai o Cortejo, às 16h, no sábado e terça de Carnaval. Em Pacoti, cidade vizinha a Guaramiranga, diariamente no Campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) haverá um seminário aberto ao público, que inclui um curso de história do jazz às 10h e palestras às 14h tendo como enfoque a carreira do músico, abordando mercado cultural, redes sociais, gravação de CD e formação de coletivo de música. De toda a programação do Festival na serra, apenas os shows das 21 horas têm venda de ingressos.

Guaramiranga localiza-se a 110km da capital, na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com cachoeiras e a beleza da flora característica da Mata Atlântica. Fica a 865 metros, com temperatura amena que pode chegar a 15º.

Em FORTALEZA e SOBRAL após o Carnaval

Depois do Carnaval, o Festival Jazz & Blues aporta em Fortaleza (24 a 26) e Sobral (25), levando para o público das duas cidades grandes shows, com acessos pagos e gratuitos, em espaços diversos, reafirmando a proposta do Festival de difundir a boa música, formar plateia e estimular novas gerações de instrumentistas no Ceará. 

Dois desses shows acontecem durante o Carnaval em Guaramiranga. Gadi Lehavi Trio (Israel) com Ravi Contrane (EUA) se apresentam em Fortaleza no Teatro Via Sul (24) e em Sobral no Theatro São João (25). Também no dia 25 o cubano Omar Puente é atração no Teatro Via Sul. Quem abre e fecha a programação pós-Carnaval em Fortaleza é o carioca Danilo Caymmi. No dia 24 ele faz um duo com o violonista Flávio Mendes no Cuca Che Guevara e no domingo, 26, apresenta com banda o show de lançamento do novo CD, Alvear, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema).

FORMAÇÃO MUSICAL

Nos meses de dezembro e janeiro 600 estudantes e arte educadores de 21 cidades cearenses participaram gratuitamente de Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical (16h/aula), que integram o projeto Música é para a Vida. A atividade é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues, e tem a coordenação pedagógica do professor Heriberto Porto, do Departamento de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A ideia do projeto Música é para a Vida é dar a alunos e professores da rede pública a possibilidade de acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil.

Dentre os 600 participantes destas oficinas, 100 alunos e 20 arte educadores participarão de Residências Artísticas que acontecerão no Campus de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, em Pacoti, de 11 a 17 de fevereiro, semana que antecede o Festival na serra. Das Residências também vão participar 10 estudantes de música da UECE. Entre os professores das Residências Artísticas, estão quatro das atrações do Festival Jazz & Blues. São eles, o belga residente em São Paulo Henri Greindl (Grupo Solar), o pianista Eduardo Taufic (RN), o percusionista Marco Lobo (BA/RJ) e o multiinstrumentista cearense Cainã Cavalcante. Também são professores das Residências os músicos Widor Santiago, Miquéias dos Santos e Ricardo Pontes.

Após a realização das aulas e práticas de conjunto, os alunos continuarão seu processo pedagógico, permanecendo na serra para participar do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e do seminário em Pacoti durante o Carnaval. Acompanhados por seus professores, os alunos terão a oportunidade de participar de uma programação variada, composta por oficinas, cineclubes com documentários sobre música, além de conferir grandes shows e de se apresentarem no fim de tarde na Cidade Jazz & Blues.

QUEM FAZ O FESTIVAL

O 13º Festival Jazz & Blues é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Votorantim, Indaiá, Cagece, Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Richester. Apoio Cultural: SP Combustíveis, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Assembleia Legislativa do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil País Rico é País sem Pobreza.

SERVIÇO

13º Festival Jazz & Blues – Guaramiranga (Carnaval - 18 a 21/02), Fortaleza (24 a 26/02) e Sobral (25/02). Apenas os shows das 21h em Guaramiranga e os shows no Teatro Via Sul, em Fortaleza, têm venda de ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). O restante da programação nas três cidades tem acesso gratuito. A programação está disponível no www.jazzeblues.com.br. Info: 85-3262.7230.

Pontos de Venda - Shows às 21h em Guaramiranga (Cidade Jazz & Blues): À venda em Fortaleza nas lojas Meia Sola (Shoppings Bambuy, Iguatemi, Aldeota e Varanda Mall) e na Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com). Shows às 21h em Fortaleza (Teatro Via Sul): À venda a partir do dia 03/02 na bilheteria do teatro (Via Sul Shopping). 

Jazz & Blues nas redes sociais:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não