Pular para o conteúdo principal

Ambev na Rio + 20


O Movimento CYAN, da Ambev, promove o Aqualume, festival cultural para conscientizar a população sobre o uso racional da água. O evento acontece paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, até 24 de junho, às margens da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O objetivo do Aqualume é aproximar a população da discussão sobre o destino dos recursos naturais, tema que é um dos pontos de debate mais aguardados para a Conferência.

O evento será aberto ao público e funcionará das 19 às 23 horas. No domingo (24) haverá atrações especiais para as crianças a partir das 16 horas. São esperadas cerca de cinco mil pessoas por dia.

Com uma tecnologia inovadora, uma tela d’água de 600m², criada a partir de uma bomba submersa, será instalada na lagoa. Serão exibidos curtas-metragens, animações, clipes musicais, fotografias, além de conteúdos relacionados à sustentabilidade. A programação do Aqualume conta ainda com apresentações musicais, teatrais e circenses e atividades educativas.

“Nosso objetivo é trazer o debate de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta para o dia a dia das pessoas. Com a iniciativa nós queremos estimular o uso racional da água e engajar a população nessa causa”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Desenvolvido pela Biruta Ideias Mirabolantes, o Aqualume tem patrocínio da Ambev, da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura, do BBDTVM, com apoio da prefeitura municipal do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).


Apresentações artísticas

O Aqualume vai proporcionar ao público uma série de atrações artísticas na Lagoa. Será realizada todos os dias, às 19h, uma performance circense – malabares, palhaços ou mágicos. Em seguida, será apresentado um show musical e, especialmente no dia 20/6, haverá uma apresentação de stand-up comedy. Dentre as atrações estarão os cantores Rogê, Thaís Macedo, Roberta Espinosa, Matheus Von Kruger e Quinho, as bandas Chicas, Mohandas, Black Bird,  Orleans Original Jazz, Up With People e Letuce.


Conteúdo sustentável

Às margens da Lagoa serão realizadas diversas atividades educativas. Haverá a exposição virtual Índice Hidrológico, onde serão exibidas as pegadas hidrológicas de diversos produtos e alimentos, permitindo identificar o quanto se gasta de água para produzir cada item exposto. A ideia é que o público conheça a importância da água em toda a cadeia produtiva.

Outra ação educativa será um quizz montado dentro de um aquário. As perguntas estarão presas a bóias. O público “pesca” a questão e depois tenta acertar a resposta correta. As informações do quizz serão exibidas no telão.


Crianças

O Aqualume terá uma programação especial para o público infantil. Nos domingos, 17 e 24 de junho, o evento começará mais cedo, às 16h, e terá atividades de recreação sobre o tema “experiências com água” e contação de histórias. As crianças também poderão assistir à apresentação teatral do grupo Sapotí CCBB.


Banco CYAN

A Aqualume terá uma tenda exclusiva para o Banco CYAN, um sistema que concede descontos em compras na internet para as pessoas que economizarem água em suas residências.

Pelo site do Banco CYAN (www.bancocyan.com.br), as pessoas têm acesso à média de consumo de água de seu imóvel e, à medida que elas diminuem (ou até mesmo mantêm) o consumo, ganham pontos que podem ser usados como desconto nos sitesAmericanas.comSubmarino.com, ShopTime e Ingresso.com, e ainda para assinar revistas da Editora Abril.

O Banco CYAN funciona como um programa de milhagem, mas o prêmio é para o não consumo. O objetivo do Banco é estimular o uso racional da água e ajudar na conscientização das pessoas, recompensando aqueles que diminuírem o consumo. Desde o lançamento do Banco CYAN, seus correntistas já economizaram mais de 90 milhões de litros de água.

No Rio de Janeiro, o Banco CYAN está disponível para os moradores atendidos pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), ou seja, mais de 10 milhões de pessoas de 65 municípios fluminenses.


Sobre o Movimento CYAN

Lançado pela Ambev em 2010, o Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor é um amplo conjunto de ações que visam mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água.

Ao longo de seus dois anos, o Movimento contou com inúmeras ações. Dentre as principais estão:

- Banco CYAN: Além do Rio de Janeiro, a iniciativa está disponível no estado de São Paulo, por meio de parceria com a Sabesp, e na cidade de Uberaba (MG), com a Codau.

- Projeto Bacias: Adoção da Bacia do Corumbá-Paranoá (Brasília) para a recuperação do ecossistema local e desenvolvimento de estudos sobre o melhor aproveitamento da água, em parceira com a WWF.

- “Prêmio Água: o mais essencial dos recursos naturais”, em parceria com a agência de notícias IPS, para jornalistas de toda a América Latina. 

- Case no Battle of Concepts – disputa pela internet – para mobilizar jovens talentos a dar ideias de como engajar toda a sociedade em práticas de uso consciente da água e fazer com que  todos  mudem sua atitude.

- Apoio ao Concurso Água no Festival do Minuto, em que os participantes foram convidados a criar um vídeo sobre o tema.

- Apoio e participação da mega exposição Água na Oca (São Paulo e Rio de Janeiro)

- O lançamento de um dos mais completos acervos de informação geral sobre água em língua portuguesa, com centenas de reportagens e textos informativos, além de vídeos e infográficos. Esse material pode ser encontrado no site www.movimentocyan.com.br

- Parceria com a ONG Waves For Water que levou água para mais de 40 mil pessoas graças à doação de filtros à população atingida pelas enchentes no estado do Rio de Janeiro, às comunidades de baixa renda em São Paulo e também às comunidades ribeirinhas dos rios Amazonas, Gurijuba e Araguari.

- Apoio ao projeto Gastronomia Sustentável, ação que envolveu cem restaurantes de São Paulo, estimulados a reduzir seu impacto no meio ambiente.

Saiba mais sobre o Movimento CYAN no site  www.movimentocyan.com.br e no Twitter @movimentocyan


Sobre a Biruta

A Biruta Ideias Mirabolantes, empresa de inovação em comunicação, foi criada em 2003. Com sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Fortaleza, a agência atua operacionalmente em todo o país, desenvolvendo e produzindo ações e projetos diferenciados para expor as marcas de seus clientes. A agência tem cases de sucesso como o Movimento dos Sem Namorados, maior campanha “no brand” da América Latina realizada para o site Par Perfeito, que levou milhares de solteiros para as ruas afim de não passarem o dia dos namorados sozinhos; o Pit Stop Shell, que simulava um verdadeiro pit stop em carros nos principais sinais de trânsito na semana do GP de Fórmula1, entre outros. A agência, que já conquistou importantes prêmios publicitários e é reconhecida umas das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place to Work, vem se preparando para os grandes eventos que o Brasil passa a sediar. Em 2007 realizou o Aqualume, considerado o maior evento paralelo aos jogos Panamericanos na cidade e, em 2010, o Futebol Arte, Vídeo Map 3D no prédio do MAC em São Paulo, sendo o único projeto chancelada pelo poder público na cidade durante a Copa do Mundo de 2010.


Vicky Nóbrega
AD2M Engenharia de Comunicação
Analista de Comunicação da Ambev - Ceará
vickynobrega@ad2m.com.br
(85) 3258.1001

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".