Pular para o conteúdo principal

Worksshop sobre ATOD

Como parte da mobilização para impedir o uso de álcool, tabaco e outras drogas no ambiente de trabalho, o Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC) irão realizar, nesta quarta-feira (10), o workshop “Álcool, Tabaco e outras Drogas (ATOD) – Experiências de Prevenção e Tratamento”, evento integrado ao projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”, liderado e idealizado pela Associação de Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza. O encontro ocorrerá, de 8 às 12 horas, na Galeria de Teatro da Fecomércio/SESC, que fica na Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro – Térreo. Os interessados precisam confirmar presença até terça-feira, 9 de outubro, por meio do telefone (85) 3244-7909 ou pelo e-mail aje@aje.org.br.

No local, serão expostos cases de sucesso no enfrentamento ao uso de drogas e apresentados os princípios gerais da ação junto à classe empresarial e sociedade cearense, além das políticas públicas com o foco da prevenção no consumo de drogas. Com facilitação do médico psiquiatra e psicanalista, Dr. Sérgio de Paula Ramos, que trabalha com prevenção no uso de drogas há mais de 30 anos, haverá ainda apresentação das diversas formas de tratamento, com as corretas abordagens, os manejos motivacionais, psicoterapias, farmacoterapia e a importância da inserção do dependente químico em recuperação dentro de grupos de ajuda mútua.

O evento tem como público alvo entidades de enfrentamento às drogas, empresários cearenses, autoridades públicas, representantes de entidades e da sociedade civil em geral, visando a estimular a participação dos convidados no projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”.

Lançamento oficial do projeto  - Ainda na quarta-feira, 10 de outubro, a partir das 19 horas, AJE Fortaleza e Centro Industrial do Ceará (CIC) realizam o lançamento oficial do projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”. O encontro contará com participação de parceiros do projeto, como SESC, SESI e Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), e acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), localizado na Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota. Confirmações de presença até terça-feira, 9 de outubro, pelo telefone (85) 3244-7909 ou e-mail aje@aje.org.br.

Durante o evento, estarão presentes colaboradores do projeto, como a psiquiatra Lisiane Cysne, do Hospital de Saúde Mental (HSM), o Major da PM Plauto Roberto, a coordenadora do Pacto pela Vida no Ceará, Juliana Sena, e a doutora Solange Praxedes, assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS-CE). Com debatedores que são referência na prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes químicos, haverá palestra durante o lançamento com o tema “Drogas no ambiente empresarial e familiar: prevenção, tratamento e reinserção”, a ser proferida também pelo médico psiquiatra Sérgio de Paula Ramos.

Também serão apresentados os empresários, do comércio e da indústria, que aderiram à primeira etapa do programa de enfrentamento às drogas no ambiente empresarial, e será reproduzido um vídeo que explicará a metodologia do programa e sua forma de execução.

Com essa iniciativa, o objetivo principal da AJE Fortaleza, idealizadora do projeto, é mobilizar toda a classe empresarial, propagando práticas adequadas para a prevenção e tratamento da dependência química dentro das empresas do estado e chamando atenção para o problema de abuso de substâncias químicas no ambiente de trabalho, que clama por uma resposta mais efetiva por parte de todos os segmentos da sociedade cearense. No evento de lançamento, será também apresentado o selo “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida” de reconhecimento às empresas que estiverem ativas no projeto e atingirem índices pré-estabelecidos e relacionados à efetividade alcançada no enfrentamento às drogas entre seus colaboradores.

De acordo com o coordenador do projeto e Coordenador de Estudos e Pesquisas da AJE Fortaleza, Daniel Furlani, a mobilização está dividida em quatro ações principais. “A primeira será realizar este evento de apresentação e conscientização para os empresários. A segunda será de capacitar os multiplicadores da empresas piloto. A terceira será de levar o projeto piloto, por meio do SESI e SESC, para empresas piloto com a adesão ao selo “Empresa Consciente, sem Drogas, a favor da Vida”. E por fim será expandido para outras empresas e localidades, também servirá de modelo para ações nas escolas, hospitais, órgãos públicos, em fim na sociedade em geral”, diz Furlani, explicando que, desde 2011, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza vem dialogando com pessoas experientes no enfrentamento às drogas no Ceará e do Rio Grande do Sul.

Salientando as parcerias do programa, o coordenador geral da AJE Fortaleza, Tiago Diógenes, registra a iniciativa do setor empresarial na luta contra as drogas. “O evento marcará o início desse projeto, que começa com a instalação de núcleos e iniciativas dentro de pouco menos que 10 empresas, dos ramos de comércio, serviços e indústria, estabelecendo nelas práticas de prevenção, tratamento e reinserção de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. Esperamos que iniciativas em outros setores surjam a partir desse exemplo”, disse Diógenes.

Além da AJE Fortaleza, compõem a comissão realizadora do projeto: CIC, SESI, SESC, Federação das Associações de Jovens Empresários do Ceará (Fajece), e Instituto FIEC de Responsabilidade Social.

Operacionalização – O programa inicial do projeto terá duração de 18 meses e será submetido a avaliações semestrais. As etapas de sensibilização, capacitação e desenvolvimento servirão para a operacionalização do programa. Ao final do período de desenvolvimento, as empresas que atingirem as metas estabelecidas receberão o selo “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”.

Sensibilização, Diagnóstico e Capacitação – O projeto busca estimular o empresariado a desenvolver o programa piloto de prevenção nas suas empresas, indicando o ganho social agregado ao programa, além da diminuição de prejuízos decorrentes do absenteísmo associado ao consumo de drogas. Segundo estudos e experiências semelhantes, o investimento nesses programas resulta em um retorno financeiro médio na ordem de sete vezes o valor investido, sob forma de aumento de produtividade, por exemplo. Por meio de um olhar especializado, serão identificadas alterações do trabalhador que podem indicar que algo errado esteja acontecendo, tais como atrasos, faltas, queda na produtividade e na qualidade, e solicitações constantes de adiantamento salarial. O programa atingirá toda a empresa, incluindo a diretoria, gerências e equipe de recursos humanos. Desta forma, toda a empresa será co-participante no projeto, assumindo responsabilidades e compromisso com a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas (ATOD). O programa será desenvolvido por colaboradores capacitados especialmente para esse fim através de iniciativas integradas ao projeto.

Haverá ações nas empresas a fim de proibir expressamente o uso de álcool e tabaco em suas as dependências, campanhas informativas e educacionais sobre ATOD e encaminhamento para tratamento de trabalhadores que apresentam um alto grau de comprometimento com o uso de ATOD. Além disso, estão programadas reuniões e palestras para educar a família para suas competências em relação ao tema, estimular e facilitar a criação de grupos de ajuda mútua com os trabalhadores e estabelecer uma relação positiva e colaborativa. O projeto inclui programa diário, semanal ou mensal de atividades físicas (ginástica laboral, práticas esportivas, meditação entre outras), culturais (promoções, concursos, festivais entre outros), de lazer (festas, gincanas, encontros entre outros), e educacionais (realização de palestra para os colaboradores e seus familiares).

Como prevenção seletiva, é estimulada a adoção de políticas restritivas e ressocializadoras, que visam à implantação de práticas voltadas para o grupo de trabalhadores usuários de ATOD. A ênfase da prevenção no projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida” não é um “pacote pronto” de divulgação e informações sobre drogas, mas um processo que envolve a contribuição de todos, partilhando responsabilidades, estreitando solidariedade e aproveitando o que há de positivo nos indivíduos, nas famílias e na empresa.

SERVIÇO
- Workshop “Álcool, Tabaco e outras Drogas (ATOD) – Experiências de Prevenção e Tratamento”
Data: 10 de outubro de 2012 (quarta-feira)
Local: Galeria do Teatro da Fecomércio / SESC
Endereço: Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro (Térreo)
Horário: De 8 às 12 horas.
Confirmações de presença até dia 9 de outubro (terça-feira), às 16 horas, pelo telefone (85) 3244-7909 ou e-mail aje@aje.org.br.

- Lançamento do projeto “Empresa Consciente – Sem drogas, a favor da vida”
Data: 10 de outubro de 2012 (quarta-feira)
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota
Horário: A partir das 19 horas.
Confirmações de presença até dia 9 de outubro (terça-feira), às 16 horas, pelo telefone (85) 3244-7909 ou e-mail aje@aje.org.br.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".