Pular para o conteúdo principal

Destaques de Sobral

Assessoria de Imprensa) - O Município de Sobral participou das Paralimpíadas Escolares Nacionais 2012, realizadas em São Paulo, de 15 a 20 de outubro, com uma delegação formada por 22 pessoas, sendo 13 atletas. Foi a maior delegação do Ceará.
Os alunos de Sobral conquistadas 14 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. O prefeito Clodoveu Arruda recebeu ontem, em seu gabinete os alunos que conquistaram medalhas nas Paralimpíadas Escolares Nacionais 2012. 
“O resultado empenha em mim um compromisso maior ainda em dar mais apoio e fortalecer mais a política esportiva voltada para o paradesporto”, afirmou o Prefeito. O prefeito também prestou homenagem aos professores, treinadores e alunos pela conquista, que coloca Sobral como ícone no Paradesporto Nacional. Se a delegação de Sobral representasse um Estado, ficaria em 22º lugar, à frente do Mato Grosso, Bahia, Amapá e Piauí. O Município bateu recorde em relação à participação no ano passado quando obteve 8 medalhas.
A aluna Juliana de Lima do Nascimento, 14 anos, trouxe para casa três medalhas de ouro no atletismo. Ela foi a campeã na disputa dos 100m e 400m e no lançamento de pelota. Após o excelente resultado a estudante, que quer ser advogada, começa a pensar na carreira de atleta.
O estudante Antonio Johny Monte Rodrigues, 16 anos, disputou na Natação e conquistou o ouro nos 100 metros peito e duas medalhas de bronze nos 100m e nos 50m livre. “Eu era muito tímido e com o esporte me desenvolvi”, confidencia Jhony Monte, que há dois anos se dedica à natação.
As Paraolimpíadas Escolares Nacionais são consideradas a maior competição mundial para atletas com deficiência em fase estudantil. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e visa promover a inclusão social, a saúde, além de ser um grande celeiro de atletas que encontram no esporte uma forma de exercer sua cidadania. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com idades entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.
Os alunos medalhistas foram: Juliana de Lima do Nascimento (Escola Jarbas Passarinho), Alisson Roque Silva e Antônio Johny Monte Rodrigues (Escola Monsenhor José Gerardo), José Maurício Cavalcante Junior (Escola Profissional Dom Walfrido) e Francisco Caio dos Santos Souza (Escola José Inácio).
O Estado do Ceará conquistou 40 medalhas, sendo 20 de ouro, 08 de prata e 12 de bronze, obtendo a 1ª colocação entre os estados do Nordeste e a 9ª colocação geral no quadro de medalhas.
Na Olimpíada Brasileira de Astronomia, os alunos de Sobral conquistaram mais de 200 medalhas
Desempenho dos alunos sobralenses evidencia, mais uma vez, a qualidade da Educação nas escolas do Município de Sobral.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura nas escolas de Sobral teve novo reconhecimento nacional. Alunos da Rede Municipal de Ensino de Sobral conquistaram 201 medalhas na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram 68 de ouro, 68 de prata e 65 de bronze. As provas da OBA foram realizadas em maio, mas só este mês foi divulgado o resultado.
A Escola Municipal José Inácio Gomes Parente conquistou 80 medalhas, sendo 29 de ouro, 35 de prata e 16 de bronze. Também receberam medalhas, os alunos da Escola Osmar de Sá Ponte (22 medalhas); da Escola Manoel Marinho (12 medalhas) e das escolas Antônio Custódio de Azevedo e Trajano de Medeiros, ambas com 10 medalhas. Ao todo, 17 escolas da Rede Municipal de Ensino de Sobral participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas, com o objetivo promover o interesse dos jovens pela Astronomia e Astronáutica, com a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica, despertando a imaginação e o interesse científico nos alunos. Em Sobral, 2.133 estudantes participaram da OBA e 236 conquistaram medalhas. No Ceará, participaram 89.633 alunos, sendo 4.334 medalhistas. Em todo o país, 785.191 alunos de 8.968 escolas participaram da Olimpíada, com o apoio de 63.925 professores.
Desenvolvendo talentos
Localizada no Distrito do Jordão, a Escola José Inácio desenvolve um projeto de preparação dos alunos para Olimpíadas. O projeto faz parte do Plano de Gestão Escolar de identificar talentos e motivar o desenvolvimento. “Nós identificamos o potencial no aluno e trabalhamos incentivando a participação em concursos nacionais e qualificação no processo de aprendizagem”, explica o diretor da escola, professor José Alves.
Durante o contra turno, os alunos têm aulas e orientação direcionadas às competições. As aulas, antes aos sábados, passaram a ser diárias, diante dos bons resultados obtidos.
Os alunos da Escola José Inácio conquistaram 3 medalhas de bronze na OBA 2011. A escola também foi uma das duas escolas do Estado do Ceará premiadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2010 e 2011.
A Secretaria da Educação de Sobral também foi premiada, na OBEMEP pelo número alunos premiados no Município. Na OBEMEP de 2011, o professor Francisco do Carmo, da Escola José Inácio, foi um dos professores do Ceará premiados na OBEMEP ao lado de professores do Colégio Militar de Fortaleza, conhecido pelo padrão de ensino.
Os alunos da Escola José Inácio também participarão, em novembro, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), em Camocim (CE).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".