Pular para o conteúdo principal

Morre Lustosa da Costa


Eis A última entrevista que Lustosa da Costa concedeu. Na noite de ontem ele morreu em Brasília.

Diário do Nordeste - ZONA NORTE

Cronista lançará obra sobre Sobral

22.01.2012
Clique para Ampliar
Em visita a Sobral, neste mês, Lustosa da Costa visitou diversos pontos do Município, a exemplo do Largo de São Francisco. Fonte de inspiração para o cronista, a cidade foi retratada em várias de suas publicações
LAURIBERTO BRAGA
Ao todo, o cronista e colunista Lustosa da Costa já publicou 28 livros, dos quais sete são sobre o Município
Sobral Um cronista sobralense. Assim se define o jornalista Lustosa da Costa, que prepara mais um livro sobre a cidade, além dos sete já publicados. De passagem na última semana por Sobral, onde fez o roteiro de sua infância, Lustosa revelou fatos novos de sua verve jornalística de mais de 50 anos. O jornalista é um contador de causos. Mas é sobre o relato da Sobral antiga que ele mais se debruça, quer em seus livros, quer em sua coluna neste jornal.

"Tenho 56 anos de profissão, e talvez até mais se contar os artigos que escrevi no Seminário. Continuo vibrando com o tesão de estreante", afirma. Segundo ele, seu primeiro ato ao acordar é ler sua coluna no Diário do Nordeste. "Eu leio minha coluna de madrugada, antes de vocês lerem. Curto. Tenho um prazer imenso de ser jornalista", afirma ele, que já integra a lista dos bons escritores cearenses.

A respeito do novo livro sobre Sobral, ele antecipa: "Eu tenho um livro para ser lançado. Quem está tomando de conta é Raimundo Neto. Mas ele andou por uma feira lá em Cabo Verde e está muito ocupado. Este livro também é sobre Sobral. Eu quero publicar, neste ano, no trigésimo aniversário do meu livro "Sobral do Meu Tempo", que será a segunda edição dele. Vai ser um livro de comemoração. É provável que seja feito através desses editais do Governo. Eu não sei mexer nisso, mas tem amigos meus que estão fazendo isso".

Lustosa da Costa destaca que, no novo livro, não haverá muitos fatos novos. "Tem algumas correções. Algumas coisas que saíram imperfeitas. Mas o que eu quero mostrar é que há 30 anos eu me inaugurei como cronista em Sobral. Primeiro cronista exclusivamente de Sobral".

Publicações
Lustosa da Costa já publicou 28 livros, dos quais sete são sobre o Município. Destaque para "Sobral de Meu Tempo", "Vida, Paixão e Morte de Etelvino Soares", "Foi na Seca de 1919", "Cidades das Cenas Fortes", "Clero, Nobreza e Povo de Sobral", "Sobral que Não Esqueço", além de "Contos de Sobral".

Mas é da sua coluna diária neste jornal que atualmente brilham os olhos de Lustosa da Costa. "Minha coluna do Diário é de um tudo. Não só de reminiscências de Sobral. Tem um amigo meu que diz que essa minha ligação com Sobral não é tão forte assim. É que eu tenho saudade é do menino, do rapaz que fui em Sobral. Daí eu estar rememorando todo tempo. Mas eu gosto muito daqui", relata.

Saudade
E a conversa sobre a cidade continua. "Estava dizendo para meus amigos como eu estava sentindo falta de Sobral. E só vim agora porque estava com muita saudade. A estrada ainda está muito longe para chegar aqui", ressalta o jornalista.

Ele foi a Sobral recentemente para o lançamento do jornal Sobral News. "Não poderia faltar, pois recebi o convite do Oscar Rodrigues Júnior, da Faculdade Inta, para comparecer ao lançamento desse jornal (Sobral News). Eles me prestaram uma homenagem na redação. E jornal sempre é uma coisa importante para a cidade".

Outra ação cultural que Lustosa da Costa tem em Sobral é a Biblioteca Municipal que leva seu nome. A Biblioteca Lustosa da Costa, localizada Rua Randal Pompeu, na Margem Esquerda do Rio Acaraú, é referência para a Zona Norte. "Eu tenho conseguido muitos livros de qualidade. Não é discurso de parlamentar e nem livro escolar fora de moda. Eu consegui com um desembargador cearense, o falecido Mesquitinha, irmão do Petrúcio Maia, três mil exemplares de livros de primeira linha, edições de luxo inclusive. De boa qualidade, não é só porque o papel é bom, não. É Shakespeare, Jorge Luís Borges e as obras completas de autores famosos".

Biblioteca
A Biblioteca Lustosa da Costa conta ainda obras doadas pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Elpídio de Menezes Neto. "Eu tenho usado o meu prestígio com as pessoas que me querem bem para explorá-los no sentido de dar uma boa condição para a Biblioteca. O acervo é valioso".

Porém, Lustosa da Costa faz um apelo para que a Biblioteca seja mais frequentada. "Um dos presentes que eu queria do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do seu sucessor - ou dele mesmo, se ele for reeleito - é que faça divulgação pela Rádio para o comparecimento à Biblioteca Lustosa da Costa, para que esta juventude não vá lá somente estudar para concurso. Vá também lá para ler, se instruir e para se enriquecer", indica.

Mais informações

Biblioteca Municipal
Lustosa da Costa
Rua Randal Pompeu S/N - Margem Esquerda do Rio Acaraú - Sobral
Telefone: (88) 3611.2537

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".