Pular para o conteúdo principal

Teatro de Fortaleza


III Festival Popular de Teatro de Fortaleza vai ocupar os espaços da Capital do Ceará. Além das praças, terminais rodoviários e escolas públicas da Cidade, a arte do movimento chega ao Mercado Central, aoAnfiteatro da Beir-Mar e ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), numa mostra itinerante inovadora. O Festival é uma promoção da Companhia Prisma de Artes e acontece de 5 a 9 de novembro de 2012Toda a programação é gratuita.

O evento já é apontado como o maior festival de teatro exclusivamente de rua do Ceará. Durante os cinco dias de programação, as companhias irão trocar experiências artísticas, através de diversas palestras, oficinas e debates com os espectadores. O público das ruas vai conferir em primeira mão as produções das companhias, enquanto estiverem em trânsito pelas esquinas de Fortaleza.

Serão 16 atrações locais atuando em 12 espaços públicos da Capital, mais oficinas e apresentações da Troupp Pas D'argent, do Rio de Janeiro, e do ator e diretor paulista Carlos Gerônimo - as duas atrações especiais convidadas. No encerramento, o jornalista e autor Ignacio de Loyola Brandão irá assistir a apresentação do fragmento do espetáculoNão Verás País Nenhum, trabalho adaptado do seu livro de mesmo nome.

A cerimônia de abertura será no dia 5 de novembro (segunda-feira), na Praça do Ferreira, com espetáculo da companhia Troupp Pas D’argent e show musical do projeto Canção do Exílio, composto por Natasha Faria, Moacir Bedê, Fábio Amaral e André Benedecti.

O coordenador geral do Festival e diretor da Companhia Prisma de Artes, Raimundo Moreira, garante que o público vai se surpreender a cada ano com o evento, que apostou na proposta de levar o teatro às ruas, como forma de dar oportunidade às pessoas que não têm tempo ou recursos para ver um espetáculo nos teatros. “Ficamos muito satisfeitos com o retorno do público, com os sorrisos que são atraídos, com os aplausos a cada final de apresentação. Vamos continuar acrescentando novos lugares da cidade a cada ano”, comentou Raimundo.

O Festival Popular de Teatro é uma realização do Ministério da Cultura (Minc), com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e da empresa de material elétrico Carmehil. O apoio é da Vila das ArtesPrefeitura Municipal de Fortaleza e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

> Serviço
III Festival de Teatro Popular de Fortaleza
O quê: Espetáculos, oficinas e palestras de teatro popular
Quando: de 5 a 9 de novembro, de 9h às 19h
Onde: Praças, terminais rodoviários, escolas, Praça do Ferreira, Vila das Artes, Terminal do Papicu, Praça da Cidade 2000, Terminal do Antônio Bezerra, Instituto Intervalo no Condomínio Espiritual Uirapuru, Terminal da Parangaba, Praça da Serrinha, Praça do Dias Macedo, Terminal do Siqueira, Praça do José Walter, CUCA Che Guevara, Anfiteatro da Beira Mar, Terminal da Messejana e Mercado Central;
Toda a programação é gratuita.

> Informações



> Teatro encarando a cidade – Cia Prisma de Artes
A Companhia Prisma de Artes nasceu como o Festival Popular de Teatro: nos espaços públicos e com o sol na cara. São 27 anos de atuação no bairro Dias Macedo, em Fortaleza (CE). Além do festival popular, a Companhia realiza a Caravana da Leitura e do Autor Cearense, com o início das atividades em 2011. Com regularidade, a trupe se apresenta nas ruas, igrejas, praças, escolas, palcos e circos.

O coletivo de artistas mantém, por tanto, uma relação íntima com a vida cultural e social da comunidade onde surgiu. Já foram realizadas dezenas de oficinas de iniciação teatral, tendo passado pelo seu quadro de alunos mais de 100 artistas ao longo do tempo de atuação.

Para desenvolver o trabalho inspirador, a Companhia conta com parcerias com associações de bairros, escolas públicas, igrejas e outros grupos culturais e arte. São desenvolvidos projetos com jovens em outras áreas, como grafite, grupo de reis, bloco de pré-carnaval, Paixão de Cristo, grupo junino e pastoril.

> Espetáculos montados pela Cia Prisma de Artes:
- Café, pão e confusão - 1996
- Festa na floresta encantada - 1997
- Histórias do reino onde nada acontece - 1998
- O conquistador de planetas - 1999
- Clawnsdeirinha - 2000
- Brincar é arte sonhar faz parte - 2002
- A pena e a Lei – 2008
- Luto (em parceria com o Grupo M.T.O) – 2011
- A Menina e o Sino - 2011

> Programação Festival III Popular de Teatro de Fortaleza

DIA
LOCAL
HORA
ATIVIDADE
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
15h
Cortejo com banda Acas e banda do Sr. Tatá
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
17h
Abertura oficial
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
18h
Troupp Pas D’argent - Cidade das Donzelas
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
19h
Show musical – Canção do Exílio com Natasha Faria, Moacir Bedê, Fábio Amaral e André Benedecti
05/11- Segunda

Vila das Artes
09:30
Oficina “Processo da Linguagem Corporal” Troupp Pas D’argent
05/11- Segunda

Terminal do Papicu
11h
EmFoco grupo de teatro - Escritos
05/11- Segunda

Praça da Cidade 2000
9h
Ânima – Mãe D’água
05/11- Segunda

Cidade 2000
14h
Oficina de jogos teatrais
06/11-Terça

Vila das Artes
9:30
Oficina “Processo da Linguagem Corporal” Troupp Pas D’argent
06/11- Terça

Terminal do Ant. Bezerra
11h
Trupe Rebimboca - Balaios
06/11- Terça

Parquelândia
14h
Oficina de jogos teatrais
06/11- Terça

Parquelândia
16h
Companhia Acontece – A Gata Borralheira
06/11- Terça

Instituto Intervalo no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru
15h
Trupe Retalhos (Trairí) – Romeu e Julieta nos tempos da dengue
06/11- Terça

Praça do Ferreira
16h
Coletivo Os Pagadores – O Pagador de Promessas
07/11- Quarta

Vila das Artes
9:30
Oficina “Processo da Linguagem Corporal” Troupp Pas D’argent
07/11- Quarta

Terminal da Parangaba
11h
Trupe Cangaias – Simplesmente Rosas
07/11- Quarta

Vila das Artes
14h
Oficina de Voz com Carlos Gerônimo
07/11- Quarta

Serrinha
14h
Oficina de Teatro do Oprimido
07/11- Quarta

Praça da Serrinha
16h
Expressões Humanas – Os Cactos
07/11- Quarta

Praça do Dias Macedo
16h
Epidemia de Bonecos – Rainha de nada
07/11- Quarta

Praça do Ferreira
16h
Brincoleiros – olha o olho dos meninos

07/11- Quarta

Praça do Ferreira
19h
Pícaros Incorrigíveis – Boteco do seu Noel
08/11- Quinta

Vila das Artes
14h
Oficina de Voz com Carlos Gerônimo
08/11- Quinta

Terminal do Siqueira
11h
Parafernália Poética – O peso do P
08/11- Quinta

José Walter
14h
Oficina de Teatro do Oprimido
08/11- Quinta

Praça do José Walter
16h
Fuzuê – Picadeiro


08/11- Quinta

CUCA
16h
Introspectus Cia. De Teatro – Reino das Águas Limpas
08/11- Quinta

Anfiteatro da Beira Mar
19:30
Teruá – Histórias de Andarílhos
Carlos Gerônimo -recital de poesias: nossas pessoas em pessoa
08/11- Quinta

Praça do Ferreira
19h
Coletivo Marteladores – Plastic Wood
09/11- Sexta

Terminal da Messejana
11h
Outro Grupo de Teatro – Elucubrações
09/11- Sexta

Mercado Central
10h
Teatro de Caretas – Pra Resistir
09/11- Sexta
Praça do Ferreira
18:30
Encerramento Oficial
09/11- Sexta
Praça do Ferreira
19h
Companhia Prisma de Artes e convidados com  direção de Júlio Maciel – Não Verás País Nenhum - O Musical 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".