Pular para o conteúdo principal

Pautão cultural

Confira as diversas opções de lazer, cultura e arte que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, oferecem para esta semana.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema


Museus realizam palestra da 11ª Semana de Museus nesta quinta-feira (16)

Os museus do Dragão do Mar realizam nesta quinta-feira (16), às 14 horas, no miniauditório do Museu da Cultura Cearense (MCC), a palestra “Enxame: experiências no projeto museu e cidadania cultural”. A atividade, que integra a programação da 11ª Semana Nacional de Museus, realizada em celebração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, tem como tema “Museus (memórias + criatividade) = Mudança Social”.
Também participam da Semana promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) o Museu da Imagem e do Som, Museu do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar e Sobrado Dr. José Lourenço.
A Semana de Museus é hoje o maior evento em âmbito mundial que comemora o Dia Internacional de Museus, sendo também um dos mecanismos responsáveis pelo aumento de visitação nas instituições. Em 2013, o evento bateu recorde de inscrições, com 3.911 ações espalhadas por todas as regiões brasileiras, abrigadas por 1.252 instituições de memória.
Serviço: Dia 16, das 14h às 16h, no miniauditório do Museu da Cultura Cearense (MCC)

Caravana Rabequeiros de Pernambuco se apresenta nesta quinta-feira (16)
Quatro dos mais ativos solistas da rabeca do País reúnem-se pela primeira vez e apresentam o espetáculo numa turnê nacional. No palco, Cláudio Rabeca, Maciel Salu, Renata Rosa e Mestre Luiz Paixão, em suas idiossincráticas referências musicais, mostram a rabeca como protagonista de uma imersão sonora e formam o projeto que nasceu de um CD homônimo, lançado em 2011.

Numa ambiência polivalente, derivada da mistura entre as singularidades de cada um dos Rabequeiros e Músicos, é possível viajar pelo universo particular da rabeca e a sua relevância entre as matizes da música pernambucana. Marcante entre diversas gerações, a rabeca se desvela no show do tradicional som de Mestre Luiz Paixão ao ouvido “forasteiro” de Renata Rosa, entre solos, duetos ou com os quatro em cena ao mesmo tempo. O repertório, intercalado entre pontuações instrumentais e canções, traz um pouco das músicas dos quatro artistas e algumas surpresas conjuntas.
Na turnê, os rabequeiros são acompanhados na percussão por Gilú Amaral (Orquestra Contemporânea de Olinda) e Guga Amorim (Quarteto Olinda) e nas cordas por Rodrigo Samico (Saracotia) e Hugo Linns, que assina também a direção musical do espetáculo.
A ideia do projeto, patrocinado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), partiu de Cláudio Rabeca, realizador do disco Rabequeiros de Pernambuco, que compilou em 2011 o registro sonoro de 24 instrumentistas do Estado. A turnê Caravana Rabequeiros de Pernambuco, surge como continuidade para preservação e difusão da rabeca, neste contexto unida pelo talento dos quatro representantes de trabalhos consistentes, com discos gravados e ótima aceitação de crítica e público.
Rabequeiro, cantor e compositor, Maciel Salu mescla originalidade e referências dos mestres da cultura pernambucana. Além de participações em grupos como Orquestra Santa Massa e Orquestra Contemporânea de Olinda, Maciel Salu lançou em carreira solo três álbuns: A Pisada é Assim (2003), Na Luz do Carbureto (2007) e Mundo (2010), que quebra rótulos e traz roupagem contemporânea.
Músico desde 1999, Cláudio Rabeca, leva na assinatura o encanto por instrumentos de cordas como Rabeca, Viola de 10 cordas, Violão e Guitarra e também percussão popular. Toca no Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e é rabequeiro da banda Quarteto Olinda. Além de trilhas sonoras, gravações de DVD e CDs em parceria com artistas nacionais e internacionais, lançou seu disco solo Luz do Baião e o álbum duplo Rabequeiros de Pernambuco.
Flertando entre cantar, compor e tocar rabeca, Renata Rosa, conquistou respaldo com seu disco de estreia Zunido da Mata, premiado internacionalmente (Choc de l´année 2004 — prêmio máximo da crítica francesa, dado pelo Le Monde de la Musique, além dos prêmios Coup de Couer, Bravo!, 5 Étoiles). Lançou a obra do rabequeiro Luiz Paixão na trilha sonora da minissérie televisiva A Pedra do Reino, de Luiz Fernando Carvalho, e, entre outros feitos, chega amadurecida com um novo fruto, o CD Manto dos Sonhos (produzido por Antonio Pinto), com o qual recebeu o Prêmio da Música Brasileira 2009 – Melhor Cantora Regional. Seu trabalho é caracterizado pelo cruzamento de elementos do coco, do cavalo-marinho, da ciranda, dos xangôs, de ritmos indígenas, da música moura e ibérica não necessariamente “modernizados” ou tornados “mais eruditos”, mas desenvolvidos e desdobrados a partir de suas próprias estruturas essenciais.
Mestre Luiz Paixão é um baluarte da cultura pernambucana, nascido no engenho Palmeira, em Aliança (Zona da Mata Norte, PE). Neto, sobrinho e primo de ilustres rabequeiros, iniciou seu aprendizado aos oito anos. A convivência intensa com a rabeca veio desde cedo, principalmente pela proximidade com o avô Manoel Alves, que o ensinou as escalas e os movimentos. Seu Luis Paixão, referência musical da Zona da Mata Norte, expande o conhecimento da rabeca em seu ambiente caloroso da música popular de rua para além de suas fronteiras tradicionais. Na sua trajetória, vem tomando parte em diversos projetos contemporâneos com participações em encontros de rabequeiros nacionais, além de transitar também pelo universo da música instrumental, com destaque para a sua colaboração junto ao violinista francês Nicolas Krassik.
Serviço: Dia 16, às 20h, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 2,50 (meia) / R$ 5,00  (inteira).
Contatos: Albert (85) 86573167 / 99833763

II edição do Green Day Eco Festival é destaque no cenário local deste sábado (18)
Festival promove discussão sobre ecologia e sustentabilidade através de música, teatro e artes visuais
O Dragão do Mar recebe neste sábado (18) a II edição do Green Day Eco Festival, que traz como destaque a causa ecológica e o desenvolvimento sustentável. A partir das 18h, na Praça Verde, o evento conta com shows artísticos de Otto, Cidadão Instigado, PlasticNoir, Rocca Vegas, Miguel Cordeito, Daniel Groove e Chimpanzés da Gaveta. Além dos shows, o Festival promove esquetes de teatro, feira de artesanato e tenda sustentabilidade humana.
No “Papo Verde”, o apresentador Rodrigo Vargas discute com a plateia questões de sustentabilidade humana e ambiental. Apresentações da Companhia Plural de Artes Cênicas também acontecem no palco principal. O espetáculo criado utiliza mímicas e mensagens para discutir temas de ecologia.
Na Tenda da Sustentabilidade acontecem atividades diversas, como:
Trilha dos sentidos: O visitante entra de olhos vendados no local e é conduzido pelo monitor, sendo convidado a explorar os sentidos, tocando, provando o gosto e sentindo o cheiro de frutas, e depois descrever sua experiência.
Material Reciclado: Exposição de artesanato nordestino.
Espaço Terra Azul com a Feira Agro Ecológica: exposição de produtos agroecológicos frescos.
Instituto Povos do Mar (IPOM): No espaço são apresentados o projeto Brasis, com a exposição de bolsas de material reciclado elaboradas por moradores do bairro Serviluz, e o projeto Maracatu Povos do Mar, grupo formado por crianças de 7 a 15 anos.
Instituto Mão Pra Toda Obra: Apresentação do projeto que oferece suporte às comunidades carentes, através das melhorias das condições habitacionais pela avaliação, planejamento e reforma de suas moradias, além de capacitar a população com base no tripé de sustentabilidade: social, ambiental e econômico.
O Green Day, “Dia verde” em tradução livre, é um evento que levanta a bandeira da ecologia através das linguagens artísticas, como música, teatro e artes visuais.  A proposta é levar ao público jovem uma reflexão acerca do meio ambiente, utilizando a cultura como via de conscientização.

Serviço: Dia 18, às 18h, na Praça Verde. Entrada Pista : 2kgs de alimento não perecíveis ou 1 lata de leite em pó. A troca de ingressos pode ser realizada nas Lojas Stalker (Iguatemi e Aldeota) e Bilheteria Dragão do Mar.
Informações: 4141-4797/ 3021-7186

Orquestra Filarmônica da Capo de Cruz toca neste domingo (19)
A Orquestra Filarmônica da Capo de Cruz faz parte do “Projeto Pra Ver a Banda”, do Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM/CE). O programa foi iniciado no dia 22 de novembro de 1998, pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e, desde então, acontece sempre aos domingos, em meses alternados, no Espaço Rogaciano Leite, às 19h. O Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM/CE) visa sistematizar e programar políticas de integração e incentivo às bandas de música de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições, conforme Lei n.º 13.605 de 28 de junho de 2005.

Serviço: Dia 19, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.
Lançamento do VII Festival de Inhamuns acontece neste domingo (19)
O VII Festival de Inhamuns traz ao Dragão do Mar dois espetáculos argentinos, um deles, com atração especial colombiana. O primeiro, “Patologias”, promete humor e descontração com música ao vivo, palhaços e acrobacia. O segundo, “Se Desconcierta el Concierto”, mostra a rotina musical de palhaços com manipulação de chapéus em contato com bolas.
A VII edição do Festival de Inhamuns teve a convocatória dos grupos através de edital que contemplou as linguagens de Circo, Bonecos e Artes de Rua. A organização foi da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ. O Festival acontece de 24 de maio a 01 de junho nos municípios de Arneiroz, Tauá, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis e Catarina. O diretor do festival, Robson Cavalcante, diz que a qualidade das propostas apresentadas reforça a relevância do Festival. “Esta dimensão que o festival tomou é resultado de um trabalho de articulação em rede através da Arte Jucá junto a grupos, redes, movimentos e artistas interessados em trocar e pensar novas formas de se fazer arte, política e cultura”.

Serviço: Dia 19, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.
Contatos: Giza (85) 3459.0096 / 8640.5894

[Infantil]

Brincando e Pintando no Dragão do Mar - Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores. 
Serviço: Domingo (19), às 16h, na Praça Verde. Acesso gratuito.
[Múltiplas linguagens]
Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Serviço: Sexta (17), às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.
Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho D’água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Serviço: Sábado (18), às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
Serviço: Sábado (18), das 14h às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

[Exposições]

Museu da Cultura Cearense (MCC)

Coleção A Hora do Brasil

“A Hora do Brasil” é resultado de um projeto inédito no mundo da moda. Uma coleção que levaria cinco meses para ser criada foi produzida coletivamente com sucesso em apenas 05 dias. A coleção surpreende pela beleza e criatividade das peças. Produzida em conjunto por 20 profissionais, entre estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac/CE e estudantes de moda, sob a coordenação do estilista Jum Nakao,  “A Hora do Brasil” tem como tema central as riquezas do Nordeste.  Ao todo, 22 looks compõem a coleção, produzida com elementos regionais como couro, crochê, renda, corda, osso, entre outros.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo e feriados, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito.

Vaqueiros [Sala 4] (ÚLTIMO ANO)
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo e feriados, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito.

Brinquedo - A Arte do Movimento [Sala 3] (ÚLTIMO ANO)
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo e feriados, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito.

Exposição e Revista Olho de Peixe

Sob organização de Celso Oliveira e Ademar Assaoka, a exposição surge de uma experiência inédita em termos de formação de fotógrafos. Foram 32 alunos, divididos em duas turmas, que receberam um total de 90 horas-aula inteiramente gratuitas do processo fotográfico, do pensar um ensaio fotográfico ao fazer uma edição de fotografia coletivamente. A seleção destes alunos foi realizada através do Instituto Ifoto com apresentação de um portfolio. E como exercício final publicar uma revista de qualidade profissional, a Olho de Peixe.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo e feriados, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito.


Visitas Mediadas às exposições do MCC
O Núcleo Educativo do Memorial da Cultura Cearense vem implementando três
tipos de visitas mediadas. São elas:

Visita simples – Caracteriza-se por ser uma mediação com o caráter mais informativo, destinada a grupos não agendados e a turistas. Duração em média de 30 minutos.

Visita reflexiva
 – Caracteriza-se por ser uma mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a pensar de forma crítica sobre os objetos museológicos. Duração em média 1h e 30 minutos.

Visita Ampliada – Caracteriza-se por ser uma mediação mais prolongada. Além de ter como ponto central a reflexão, nessa visita, atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo, oficinas de contação de histórias, origami, teatro de fantoches e caixa mágica.

  O agendamento dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará funcionando de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 18h.
Contato: (85)3488.8604

 

Museu de Arte Contemporânea


Rotas: desvios e outros ciclos
A exposição apresenta valioso recorte que integra artistas do Ceará, Piauí e Pará. Utiliza eixos que discutem mecanismos de trânsitos, fluxos, deslocamentos e que confluem com estratégias do corpo, do desejo, da ficção, a partir das relações de poder, subjetivação e dimensão simbólica. Incorpora possibilidades metafóricas para discutir a instância da “redescoberta” ou do “novo lugar”, por ciclos que pertencem ao processo histórico, econômico e cultural desses estados.
Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo e feriados, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito.

Ações Educativas
Ação Educativa MAC realiza mediação a partir dos conteúdos das exposições para público espontâneo e agendado. A equipe é formada por Arte Educadores - universitários multidisciplinares - que desenvolvem ações de mediação com Escolas, Projetos, Universidades, ONGs e demais instituições interessadas em visitar o Museu e conhecer mais sobre arte contemporânea.
Telefone: (85)3488.8622 – educativomac@dragaodomar.org.br


Biblioteca Leonilson
Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.
Serviço: De terça a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sexta, das 14h às 18h. Gratuito.

Horário da Lojinha Dragão do Mar: Terça a quinta, das 09h às 18h, sexta a domingo e feriados, das 14h às 20h.
[Planetário]
Ingressos R$ 8,00 / 4,00
QUI E SEX
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
18h
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu, conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
19h
Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
20h
SÁB E DOM
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
17h
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
18h
A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.
19h

Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.

20h




Noite das Estrelas

Quando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes.
Dias 18 e 19, às 19h, em frente ao Planetário Rubens de Azevedo. Acesso gratuito. 


­­­­­­­­­­­­­­­­­­Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortaleza-CE
Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244

Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas limitadas.
Biblioteca Thomaz Pompeu Sobrinho
Disponibiliza um acervo de mais de 1,5 mil livros nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimô­nio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.
Ateliê de xilogravura
O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de se­gunda a sexta, para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os interessados podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238.1808.
Ilha Digital
Acesso a pesquisas online sem custo. Disponibiliza aos usuários serviços de impressão, digi­talização e periodicamente ministra curso de informática básico. Acesso gratuito à internet.
Loja Artesanal
Produtos criados por meio dos Cursos da Escola. São xilogravuras, gravuras em metal, ca­dernos, bloco de notas, papéis artesanais e bordados.

Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim
Dia 17- Sexta
[Momento Cênico]
Yes I Dance!
Nome do Grupo: Faces
Direção: Frances Miranda
O espetáculo revela com muita energia e criatividade, as aspirações e sonhos de um grupo de jovens que encontra na dança de rua a sua forma de expressão e de luta por aquilo que acredita.
+ Dia 17, às 19h, no Teatro Marcus Miranda. 60min. Classificação Livre. Acesso gratuito.
Dia 18 – Sábado
[VENHA LER]
Facilitador: Ana Paula Sales
Tema: Fábulas
Sinopse: Durante esse mês, fábulas serão trabalhadas no projeto a fim de estimular a leitura e a criatividade literária da criança.
+ Dia: 18, às 14h, na Biblioteca.

[ARTE PLURAL]
O Baile – Em Homenagem as Mães
Grupo: Helena MPB
Direção: Laércio Guita e Lilian Duart
A Jovem Guarda foi um movimento iniciado em meados da década de 60 que mesclava música, comportamento e moda. Teve como um dos pontos iniciais os encontros musicais realizados entre Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos. No mês das Mães, a Banda Helena traz o show “O Baile” aos palcos e aos corações do público.
+Dia 18, às 19h, no Teatro Marcus Miranda. 60 min. Classificação livre. Acesso gratuito.

Dia 19 - Domingo
[TEATRO EM PAUTA]
Poeme-se Drummonde-se
Grupo: Cia Viv’arte
Direção: Robinson Aragão
O espetáculo perpassa por diversos momentos da vida do autor. Carlos Drummond de Andrade – poeta pertencente à geração de 1930 e autor de uma vasta obra.
Dia 19 , às 19h, no Teatro Marcus Miranda. 50min. Classificação Livre. Acesso gratuito.


[CINECLUBE BOM JARDIM]
Dia 18, às 16h
Filme: Beijo 2348/72
Dir.: Walter Rogerio; São Paulo, SP; 1990, Ficção, Colorido, 87 min.; Censura: 14 anos.
Um operário e uma operária de uma grande tecelagem de São Paulo são demitidos por justa causa, acusados de terem se beijado no ambiente de trabalho. A moça, casada, se conformou com os acontecimentos. O rapaz, solteiro, apelou à Justiça do Trabalho. O tempo passou, o processo trabalhista engordou, atravessou todas as instâncias até o Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília e, anos depois, o operário ganhou a causa, correspondente à irrisória quantia de oitocentos e seis cruzeiros e vinte centavos.

Dia 19, às 15h
Programa: 216
Filme: O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias
Dir.: Cao Heramburg; São Paulo, SP; 2006, Ficção, Colorido, 103 min.; Censura: Livre.
Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Sua vida muda completamente quando os pais saem de férias de forma inesperada e aparentemente sem motivo. Na verdade, os pais, militantes de esquerda, são obrigados a fugir da perseguição da ditadura militar brasileira e deixam o garoto com o avô paterno, em São Paulo. O avô, porém, enfrentam problemas, o que faz com que Mauro tenha de ficar com o vizinho Shlomo, um velho judeu solitário. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive, e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.

Filme: Avós
Dir.: Michael Wahrmann; São Paulo, SP; 2009, Ficção, Colorido, 12 min
Release: Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, recebe uma velha câmera Super-8, com a qual relata a tentativa de trocar os presentes com as avós. Nesse meio tempo, descobre que Mônica Lewinsky é judia, que Clinton é o presidente da América, que os números nos braços dos avós são os responsáveis por ele ser gordinho e que a tal câmera velha não serve para mais nada.

[EXPOSIÇAO]
Viver e Reviver o Carnaval das  Máscaras e Marchinhas
Curadoria: Moacir Mansor

Exposição das oficinas promovidas no carnaval 2013 com moradores do Grande Bom Jardim. São 30 máscaras feitas artesanalmente. Com o objetivo de estimular a busca da memória coletiva são expostos objetos que fazem parte da indumentária dos foliões no período do Carnaval: máscaras, fantasias de diversas categorias carnavalescas e instrumentos usados nos carnavais passados. Além disso, estão expostas fotos dos anos 50 aos anos 80 sobre o tema.
+ Serviço: Aberta durante todo o mês de maio, de segunda a sexta de 9h às12h/ 14h às 18h. Sábado de 16h às 20h e Domingo de 15h às 20h.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".