Em maio, a ABERT emitiu um comunicado sobre a lei promulgada pelo Congresso Nacional que visa eliminar o desconforto auditivo causado pelo aumento do nível de áudio nas entradas dos intervalos comerciais. Com base nisso, a Globo e suas afiliadas adotaram novos processos de tratamento de áudio em suas programações, inclusive nos intervalos comerciais.
Baseada no conceito de “loudness” (ou percepção subjetiva de intensidade do som), a norma prevê que os prestadores de serviços de radiodifusão devem controlar o nível de sinal de áudio de maneira que a diferença entre o volume dos intervalos comerciais e da programação não ultrapasse a marca de um decibel. E para propor mecanismos e procedimentos de operacionalização, o Ministério das Comunicações constituiu um grupo técnico do qual fizeram parte a Anatel (responsável pela fiscalização da norma) e engenheiros, técnicos e especialistas em áudio indicados pelas associações nacionais representativas de empresas que atuam no segmento de radiodifusão.
Alexandro Lima, diretor de operações da Zarpa Media, primeira empresa do Brasil a trabalhar com plataforma de distribuição de comerciais para produtoras, agências, anunciantes e emissoras de televisão, recorda que em 2012 o governo deu um prazo de um ano para que as prestadoras de serviço pudessem se adequar a esta norma.
Entretanto, como a Zarpa Media já estava operando conforme o novo padrão desde o início das atividades, em 2011, o envio dos comerciais para as emissoras não sofrerá qualquer impacto. “Estamos habilitados para trabalhar com base na determinação da ANATEL já há um bom tempo. Por isso, os clientes atendidos não terão com o que se preocupar. Esse procedimento que foi adotado pela emissora, anunciantes, agências de publicidade e produtoras resultará em benefício para todos”, defende Alexandro.
Sobre a Zarpa
A Zarpa Media é a primeira empresa do Brasil a trabalhar com plataforma de distribuição de comerciais para produtoras, agências, anunciantes e emissoras de televisão. Todo o processo é feito 100% online com segurança e controle através de workflows customizáveis para cada cliente. A base de desenvolvimento. As atividades começaram em fevereiro de 2011 com a Record. Já em janeiro de 2012 a Globosat ( canais Turner Warner, Viacom, entre outras no grupo de PayTV) passou a fazer parte do portfólio da Zarpa. Hoje, a empresa atende 80% das principais emissoras da TV Aberta sendo elas: Band, Record, Record News, Cultura e Gazeta fechando o primeiro semestre 2013 com um crescimento de 169% no faturamento, quando comparado ao mesmo período de 2012.Utilizando uma tecnologia própria, o sistema conduz diversos testes nos vídeos logo no início do processo, alertando sobre possíveis falhas. A plataforma também permite a rápida visualização dos vídeos e a troca de informações entre os usuários. Mais informações podem ser obtidas pelo sitehttp://www.zarpamidia.com.br. A empresa possui sede em São Paulo e atende clientes em toda a America Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia.
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