Pular para o conteúdo principal

Ceará das Rabecas

O som agudo e marcante da rabeca volta a ecoar na cidade de Fortaleza. A terceira edição do Ceará das Rabecas acontece de 13 a 18 de agosto no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ressaltando a tradição do instrumento e a manifestação cultural que o envolve.
Ao todo, entre os dias 16 e 18 de agosto, treze rabequeiros apresentam-se no palco que também será plataforma de expressão para orquestras, violas, sanfonas, pífanos e banjos. O público vai poder conferir apresentações de artistas oriundos de dezessete municípios cearenses, entre eles: Juazeiro do Norte, Quiterianópolis, Baixio, Tauá, Varjota e Quixeramobim. 
Mantendo o intuito de ser um espaço de fomento e difusão da tradição rabequeira, o Ceará das Rabecas continua com as atividades de formação. Neste ano, o Seminário Cultura e Tradição traz uma abordagem acerca do cenário cultural que se desdobra em dois aspectos. No primeiro dia de atividades (17), a diversidade de expressões culturais encontradas na região do Cariri será tema da mesa que terá como convidados Marcio Mattos (Música da UFC Cariri), Joseilda Muniz (Pesquisadora em memória das tradições Orais e de sua relação com o escrito), Lucia Helena de Brito (Pesquisadora em Cultura Popular e Práticas Socioculturais de Leitura (UECE)) e Paulo Mouta (Luthier da AGUA). Já no segundo dia (18), o assunto é bandas de música no contexto cearense. José Brasil de Matos Filho (Escola de Música da UFC Sobral), Rômulo Santiago (Projeto Fortalecimento Musical para Bandas de Música da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), Wellington Sousa (Compositor e arranjador) e Sanae Som (Pesquisadora em Patrimônio Imaterial pelo IPHAN) vão conversar sobre a importância destas composições que alegram as comunidades. 
O conhecimento a ser passado durante as oficinas segue a mesma linha dos anos anteriores: xilogravura, fotografia e tradição, construção e toque de rabecas. Entretanto, a terceira edição do evento vem com três boas novidades: a realização de atividades em diferentes ambientes públicos, um roteiro de apresentações musicais itinerantes pela cidade e uma exposição dos itens produzidos pelos alunos durante as oficinas. 
O chamado Rabecas de Bolso consiste em uma série de shows de rabequeiros realizada nos dias 15 e 16 de agosto em espaços abertos como os terminais de Messejana, Siqueira, Estoril, Biblioteca Dolor Barreira e Cuca Che Guevara. 
Outra novidade será iniciada no dia 16 de agosto. No Espaço Multiuso do Dragão, às 18h30, acontece a inauguração da exposição Velhos Novos Rabequeiros, com fotografias de Francisco Sousa e curadoria de Gilmar de Carvalho. O acervo foi gerado ao longo da pesquisa realizada há mais de dez anos através de vivências com moradores dos sertões cearenses que revelaram histórias de fé, luta, emoção e sonhos.
O III Ceará das Rabecas tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor); Apoio institucional Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rede de Atenção Cego Aderaldo,  Articule Captação Sustentável e 1Bando Comunicação. Realização e produção: Mungango Produções.

Confira a programação completa e trace seu roteiro da semana:
RABECAS DE BOLSO
Mestres convidados: Rabequeiro Chico Barbeiro (Baixio), Rabequeiro Biro Novo (Tauá), Pifi Expedito
Data: 15 de agosto
Terminal do Siqueira – 09h e 15h
Terminal Messejana – 10h e 16h
Estoril – 19h30min
 Data: 16 de agosto
Biblioteca Dolor Barreira – 09h
Cuca Che Guevara – 11h

EXPOSIÇÃO:
“Novos Velhos Rabequeiros”
Fotógrafo: Francisco Sousa
Período: 16.08 a 07.09 de 2013
Local: Espaço Multiuso do Dragão
Horário de visitação: 09 às 19h e de sexta a domingo de 10 às 20h

OFICINAS:
Xilogravura: com Mestre João Pedro (Juazeiro-Ce)
De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 9h às 12h
Local: Mercado dos Pinhões

Construção de Rabecas: com Di Freitas (Juazeiro-Ce)
De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 14h às 17h30min
Local: Colunas da Praça Verde do Centro Dragão do Mar

Fotografia e Tradição: com Francisco Sousa (Fortaleza-Ce)
De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 9h às 12 h
Local: Mercado dos Pinhões

O Toque da Rabeca: com Di Freitas (Juazeiro-Ce)
Dias: 17 e 18 (sábado e domingo) de agosto – 14h às 17h
Local: Mini Auditório do Centro Dragão do Mar


SEMINÁRIO CULTURA E TRADIÇÃO
Local: Mini Auditório do Dragão do Mar
Horário: 14h às 17h

Dia: 17.08 (sábado) – Mesa Manifestações Tradicionais do Cariri
Convidados:
Marcio Mattos (Coord. Do curso de Música da UFC Cariri)
Joseilda Muniz (Pesquisadora em memória das tradições Orais e de sua relação com o escrito)
Lucia Helena de Brito (Pesquisadora em Cultura Popular e Práticas Socioculturais de Leitura (UECE))
Sanae Som (Pesquisadora em Patrimônio Imaterial pelo IPHAN)

 Dia: 18.08 (domingo) – Mesa Bandas de Música no Contexto Cultural Cearense
Convidados:
José Brasil de Matos Filho (Diretor da Escola de Música da UFC Sobral)
Rômulo Santiago (Músico e professor Projeto Fortalecimento Musical para Bandas de Música da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará)
Wellington Sousa (Compositor e arranjador)
Paulo Mouta (Luthier da AGUA Guaramiranga)

SHOWS:
Dia: 16.08 (sexta) – 19h às 22h – Anfiteatro do Dragão
Homenagem: Mestre Quincas Firmino - (Quiterianópolis-Ce)
Orquestra Cachoeira do Fogo (Independência - CE)
Pifi: Sr. Expedito (Juazeiro do Norte)
Mestre: Zequinha Nóbrega (Independência - CE)
Mestre: José Neto – (Independência –CE)
Mestre Chico Cadó (Tauá-Ce)
Mestre: Zé Barroso (Indepenência)
Gessi Gonçalves (Miraima - Brotas – CE

Dia: 17.08 (sábado) – 19h às 22h – Anfiteatro do Dragão
Mestre José Paulino (Quiterianópolis-Ce)
Dupla de Violeiros: Cesanildo Lima e Angelita – Maracanaú-Ce
Mestre Moacir – (Parambú)
Mestre Antonio Carolindo (Novo Oriente-CE)
Mestre Filomeno Marcolino (Crateús – CE)
Baby Guedes (Fortaleza-CE)

Dia: 18.08 (domingo) – 19h às 22h - Anfiteatro do Dragão
Encontro de todos os Rabequeiros
Luizinho Calixto – sanfona de 8 baixos (Fortaleza-CE)
Mestre Raimundo Vitorino (Guaraciaba do Norte – CE)
Mestre Chico Coco (Varjota-Ce) - participação de Luciana Gifoni
Mestre João Geminiano (São Benedito)
Grupo Rabecacello: Samuel Furtado, Tamily Braga e Viana Júnior (Itapipoca-Ce)
Mestre Chico Barbeiro – (Baixio- CE)
 Obs.: programação sujeita a alterações.

 CREDENCIAMENTO E INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Ana Calvet
(85) 88658192 / 3032 3333

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não