Pesquisar no blog

domingo, 18 de agosto de 2013

Fórum da Fotografia

A arte de fotógrafos portugueses e cearenses estará em exposição na mostra ENTRE MUNDOS, que será aberta nesta segunda-feira,  às 19 horas, no Estoril. A mostra marca a abertura do ENCONTROS DE AGOSTO 2013, promovido pelo Fórum da Fotografia - Ceará. 
O Encontros de Agosto é um festival realizado anualmente em Fortaleza para promover o encontro da fotografia cearense com a produção contemporânea brasileira e internacional nos campos da expressão e do conhecimento. Teve início em 2011, no mês em que se comemora o anúncio da invenção da Fotografia - são 174 anos em 2013. A terceira edição tem como tema “Memória e Produção do Conhecimento”. A coordenação é de Patricia Veloso. 
Mostra ENTRE MUNDOS 
A mostra ENTRE MUNDOS acontece em parceria com o festival Encontros da Imagem, de Braga, Portugal, com a curadoria de Ângela Berlinde. São 19 autores portugueses cujos trabalhos serão apresentados em projeção.
Os cearenses serão representados pelos fotógrafos Fernanda OliveiraGentil Barreira, João Luis, Laís Pontes, Ruth Sousa e Tiago Santana, cujos trabalhos, pautados em discussões sobre Memória, serão apresentados em projeção e exposição na galeria do Estoril dentro das seguintes categorias: Ressignificação de acervos próprios; Apropriação e novas configurações; Memórias pessoais – referências ao passado com releituras; Construção de trabalhos pautados em memórias individuais e coletivas; e Memórias imaginadas ou ficcionais. 
Uma panorama da fotografia cearense contemporânea também será disponibilizado por meio de projeção que integra portfólios de autores cearenses. Além disso, estarão expostos materiais históricos originais pertencentes ao arquivo do memoralista cearense Miguel Angelo de Azevedo Nirez, incluindo exemplares da fotografia do século XIX com cartes-de-visite e daguerreótipos. 
Os autores portugueses na mostra são Alexandre Almeida, Ana Catarina, Ana Janeiro, Ana Telhado,André Principe, António Júlio Duarte, Bruno Santos, David Infante, Duarte Amaral Netto, Filipe Casaca,Inês d'Orey, Joana Castelo, João Henriques, João Paulo Serafim, José Carlos Nascimento, José Luís Neto, José Pedro Cortes, Luísa Ferreira, Mariana Viegas, Nelson d’Aires, Pauliana V. Pimentel, Paulo Catrica, Pedro Letria, Sandra Costa, São Trindade, Tiago Casanova, Tiago Silva Nunes, Tito Mouraz eVirgílio Ferreira. 
“A projeção de FOTOGRAFIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA incorpora a maioria dos artistas ativos e procura realçar as tendências atuais da fotografia no nosso país. Sendo o universo da fotografia um território tão vasto, torna-se complexo estabelecer um fio condutor resistente entre um tão vasto número de autores. Porém, através de seis capítulos distintos, julgamos ter desenhado uma narrativa compreensível com ligações tangenciais sempre que possível. Por razões várias, o universo e o mercado da fotografia portuguesa são extremamente limitados, quer por ausência de uma política estruturada por parte das instituições culturais, quer por um limitado número de colecionadores, públicos ou privados. Assim, o universo fotográfico português, da denominada fotografia de autor e com regular produção, limita-se a pouco mais de meia centena de artistas. Ao prepararmos este audiovisual, demo-nos conta que existe uma forte tendência para a representação da paisagem e dos espaços que é evidenciado em três dos capítulos intitulados Anatomy’s landscape, Interior Places e Distant Horizons. Não temos uma teoria objetiva para explicar tal fenómeno, mas provavelmente existirá uma ligação à própria localização do território e à natureza de ser português” (trecho do texto de Angela Berlinde, curadora e diretora do festival Encontros da Imagem e Rui Prata, fundador do festival português). 
OFICINA 
No dia 24, às 15h, também no Estoril, será realizada a OFICINA DE FOTOGRAFIA COM CELULAR. Será ministrada pelos fotógrafos Deivyson Teixeira, Jarbas Oliveira, Gentil Barreira e Georgia Santiago. A inscrição será feita no local, no dia da oficina. 
ENCONTROS DE AGOSTO – Mostra Entre Mundos tem coordenação geral de Patricia Veloso, coordenação executiva de Glicia Gadelha e conselho curatorial composto pelos fotógrafos e pesquisadores Angela Berlinde, Fernando Jorge Silva e Silas de Paula. O festival é promovido pelo Fórum da Fotografia - Ceará e realizado por Instituto Anima Cult e Imagem Brasil; com apoio cultural de Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE); Companhia Energética do Ceará (Coelce); Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor; e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, com recursos do V Edital Mecenas do Ceará. Conta ainda com a parceria do festival português Encontros da Imagem; do Instituto da Fotografia (Ifoto), do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira (RPCFB). 
SERVIÇO
Mostra ENTRE MUNDOS - Exposição de Abertura do Encontros de Agosto 2013 no dia 19 de agosto, às 19 horas, no Estoril. A mostra permanece no local para visitação até o dia 30 de setembro. Visitação: 3ª a sábado, das 16h às 21h; domingo, das 16h às 19h. OFICINA DE FOTOGRAFIA COM CELULAR - Dia 24, às 15h, no Estoril. Inscrição no local, no dia da oficina. Informações: 85-3261.0525 (Encontros de Agosto). www.encontrosdeagosto.net. Programação gratuita.

SUGESTÃO DE ENTREVISTA 
PATRÍCIA VELOSO – coordenação geral: (85)3261-0525 / 8878-7021

16/08/2013

DÉGAGÉ
Assessorias de Imprensa
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Nenhum comentário: