Pesquisar no blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Homenagem a Walter Cavalcante

Presidente Walter Cavalcante (PMDB) tem trabalho de combate às drogas reconhecido - Foto: Genilson de Lima
Presidente Walter Cavalcante (PMDB) tem reconhecido trabalho de combate às drogas – Foto: Genilson de Lima
O Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará realizou na noite desta quarta-feira, 21, às 19h, a conferência de abertura do “I Encontro do Ministério Público sobre Drogas no Ceará”. A conferência será ministrada pelo professor doutor e reitor da Universidade Estadual do Ceará, José Jackson Coelho Sampaio. O tema abordou a saúde mental e os desafios contemporâneos. Em seguida, foram prestadas homenagens, entre elas, ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante (PMDB), pelo apoio prestado ao Comitê.
O evento acontecerá até o dia 23 de agosto, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio. Participam do encontro profissionais e estudantes da área do Direito e da Saúde, bem como demais interessados em dependência química.
Os debates do dia 22 são direcionados aos eixos de prevenção e de tratamento. A partir das 8h, será formada a primeira mesa diretora dos trabalhos, sob a coordenação da presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará e vice-procuradora geral de Justiça, Eliani Alves Nobre. O tema da prevenção terá como palestrante o médico psiquiatra do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia Esdras Cabus Moreira. Como debatedores, foram convidados o presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, padre Ottorino Bonvini, e o coordenador de Desenvolvimento Sustentável da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, Daniel Furlani.
Às 14h, a médica psiquiatra do Instituto Dr. Vandick Ponte, Marluce Alves de Oliveira, coordenará a mesa diretora dos trabalhos sobre o eixo “Tratamento”. Para discorrer sobre o assunto, a programação do evento convidou o médico psiquiatra do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia George Hamilton Gusmão Soares. Serão debatedores o médico psiquiatra do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto Alexandre Medeiros Sampaio e o advogado e pastor Francisco Acilino Braga de Castro.
Na sexta-feira, dia 23, às 8h, a mesa diretora, coordenada pela psicóloga psicanalista e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NUEP) do Instituto Dr. Vandick Ponte, Arminda Guimarães Rodrigues, voltará os trabalhos para relatos de experiências exitosas na reinserção de dependências. Os casos serão debatidos pela terapeuta ocupacional e gestora da dependência química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e do Hospital Dia Elo de Vida, Sandra Maria Coelho Ribeiro; a psicóloga do CAPs AD da SER II, Silvana Pacheco; o vereador de Fortaleza Paulo Diógenes (PSD); e o relato familiar de Marta Maria de Lucena.
No período da tarde, às 14 horas, o eixo Segurança Pública será tema da palestra “Política criminal contra as drogas: o caso da Colômbia”, ministrada pelo professor doutor do Departamento de Estudos Jurídicos da Universidade Icesi-Cali/Colômbia Yecid Echeverry Enciso. A mesa diretora dos trabalhos será coordenada pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública e secretária-executiva do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto. Para o debate, foram convidados o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, major Edson Edalcio Aragão Silva, e o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Wilder Brito.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: