Pesquisar no blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Medalha Paulo Freire

Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor - Foto: Genilson de Lima
Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor – Foto: Genilson de Lima
Em pronunciamento na manhã desta quinta-feira, 22, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, anunciou os agraciados deste ano com a medalha Paulo Freire. De acordo com o parlamentar, os nomes foram escolhidos nesta manhã, durante reunião da Comissão com entidades e autoridades ligadas ao tema. A solenidade de entrega da medalha ocorre, na Câmara Municipal, no dia 19 de setembro, data em que se comemora o aniversário do educador Paulo Freire.
A comenda, instituída em 1998, é destinada a pessoas e entidades que se destacam em favor da educação de Fortaleza. Neste ano, os homenageados serão os professores Helena Serra Azul Monteiro (ex-presidente da Adufc), Edgar Linhares (ex vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará), Sérgio Bezerra (secretário para assuntos jurídicos da Apeoc) e Ana Iório Dias (membro-fundadora da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Docência na Educação Superior (RIDES).
Pacote para a educação
Ainda em sua fala, Evaldo anunciou um pacote de investimentos, por parte da Prefeitura, para a área da educação, divulgados durante a Conferência Municipal de Educação. Além de reformas nas unidades escolares, serão construídas mais 4 escolas de ensino fundamental, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2014.
Evaldo ainda destacou a construção de 91 Centros de Educação Infantil, de 29 escolas em tempo integral, com o funcionamento de 6, uma em cada Regional, previsto já para o próximo ano, a recente aquisição de 40 ônibus escolares, a previsão de adquirir 58.715 novas carteiras de estudante e a construção de 49 quadras poliesportivas com previsão de entrega para este ano.
Ele ainda anunciou a implantação de fibra óptica em todas as escolas municipais, a aquisição e distribuição de novo fardamento e de novo material escolar. E concluiu o anúncio salientando a criação do Departamento de Segurança Escolar e a transformação do antigo Colégio Brasil na Academia do Professor de Fortaleza.
“O prefeito já colocou, por diversas vezes, que a educação é prioridade da gestão, assim como a saúde e a mobilidade urbana e uma série de avanços foram anunciados já na Conferência Municipal de Educação, a maior que já aconteceu no Estado, pelo nível do debate, pelos shows. Além da questão lúdica, pedagógica, o que mais nos chamou a atenção foi esse pacote de investimentos que foi anunciado. Não existe alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, senão através da educação”, finalizou Evaldo.

Nenhum comentário: