Pesquisar no blog

domingo, 18 de agosto de 2013

Transporte escolar

A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) adquiriu 40 novos ônibus para o transporte escolar dos alunos da rede pública municipal. O investimento foi de R$ 5.280.000,00, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Com os 40 novos veículos, a SME terá uma frota própria de 75 ônibus escolares, que transportarão aproximadamente 5 mil alunos da rede pública municipal dos seis Distritos de Educação. Os veículos já se encontram no almoxarifado da SME e a previsão é de que no próximo mês de setembro eles estejam executando as rotas das escolas públicas municipais.
Os veículos são de modelo projetado para neutralizar impactos e equipados com direção hidráulica, limitador de velocidade regulado para no máximo 70 km/h, válvula de segurança da porta, barras de proteção laterais, espaço específico para mochilas, porta-caderno atrás de cada poltrona, cinto de segurança individual e de 2 pontos fixos, bancos estofados, lixeiras, entre outros.
Um dos objetivos desta ação é oportunizar a ampliação do acesso de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida às escolas públicas de ensino regular e ao atendimento educacional especializado. Por isso, os ônibus também contam com plataforma elevatória veicular, áreas reservadas para a acomodação de até quatro cadeiras de rodas com o seu ocupante ou cão guia, poltronas preferenciais com cinto de segurança subabdominal, sistema de comunicação para informação aos estudantes com deficiência visual ou auditiva e comunicação visual interna e externa com simbologia específica e sinalização tátil de todas as informações e orientações disponíveis.
De acordo com o coordenador administrativo da SME, Sérgio Carvalho, os ônibus adquiridos estão dentro dos padrões de segurança exigidos nacionalmente e vão oferecer também conforto aos alunos. Para ele, os veículos vão ampliar as possibilidades de atividades ofertadas aos alunos da rede municipal de ensino. “O intuito é construir uma frota bem equipada e própria da SME. Além do transporte até as escolas, esses veículos vão estar disponíveis para aulas de campos e outras atividades”, ressalta o coordenador.

Nenhum comentário: