Pesquisar no blog

domingo, 18 de agosto de 2013

Waldomiro de Deus

Grande mestre vivo do Naïf brasileiro, Waldomiro de Deus, baiano de 69 anos, comemora meio século de pintura com mostra individual no Espaço Cultural Correios Fortaleza. A vernissage é dia 21 às 17 horas, e a exposição abre ao público no dia 22 de agosto às 10 horas com a presença do artista, que vem monitorar pessoalmente visita guiada às 11 horas e faz pintura ao vivo na ocasião.
A exposição inclui 24 obras, sendo 21 pinturas e três desenhos, criadas entre as décadas de 60 e de 90 ao novo milênio, revelando um rico universo pictórico, desde recriações da natureza e da vida cotidiana do povo brasileiro até grandes acontecimentos pelo mundo, como o ataque às torres gêmeas de Nova York em 2001 e o incêndio da boate Kiss (RS), esse ano. Em cartaz até 11 de outubro, as visitações são de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas, com entrada franca e agendamentos para visitas monitoradas pelo fone (85) 3255-7262.

Dados especiais:
A exposição tem curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, que acompanha a carreira do artista há mais de três décadas, que está escrevendo sua biografia e que considera suas pinturas “projeções de um Brasil profundo e como manifestação cultural digna de ser vista e refletida". Segundo o curador, “a obra plástica de Waldomiro tem um espectro temático muito amplo e, além de se referenciar em acontecimentos de grande repercussão, também se volta para a natureza, a celebração do amor, da solidariedade e a elevação espiritual”.
A obra de Waldomiro de Deus está presente em numerosas coleções particulares e oficiais de vários países. No Brasil, integra os acervos  da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Brasileira da FAAP, do Museu de Arte Contemporânea da USP, do Museu Edson Carneiro, do Rio de Janeiro,  e de muitas outras instituições culturais. É um dos pintores brasileiros mais conhecidos na atualidade. Alunos de centenas de escolas do ensino fundamental, no Brasil, fazem com frequência releitura de suas obras.


Serviço:
Waldomiro de Deus - 50 Anos de Pintura - arte naif brasileira
Curador: Enock Sacramento
Local: Espaço Cultural Correios (Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza – CE - Telefone: (85) 3255-7262/E-mail: espacoculturalce@correios.com.br
Abertura: 21 de agosto de 2013, às 17 horas
Dia 22 de agosto: brunch às 10 horas, seguido por visita guiada pelo artista, às 11h
Visitação: De 22 de agosto a 11 de outubro. Waldomiro pinta ao vivo no dia 22
Horário: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábados, das 8 às 12 horas. Entrada Franca
Visitas monitoradas(85) 3255-7262

Nenhum comentário: