Pular para o conteúdo principal

Que tal Guaramiranga?


Três escritores jornalistas cearenses vão proporcionar um momento especial nos três primeiros dias de Carnaval em Guaramiranga. Ana Miranda (foto Raymundo Neto), Flávio Paiva (foto Raissa Veloso) e Oswald Barroso (foto Sol Coelho) participam de bate-papo no Saberes & Sabores - Festival de Literatura e Gastronomia. A atividade acontecerá às 15 horas, no Hotel Escola de Guaramiranga, tendo como mediador o escritor e humorista, Jader Soares ("Zebrinha").
No próximo sábado (primeiro de março), Ana Miranda conversa sobre o seu livro "O Peso da Luz – Einstein no Ceará". Flávio Paiva é o convidado de domingo (dois), quando bate um papo com Jader Soares sobre os livros "Se Você Fosse um Saci" e "Brincadeira de Sol e Mar" (Homenagem ao Capitão Rapadura). O terceiro bate-papo será com Oswald Barroso na segunda-feira (três). A conversa vai girar em torno do livro "Teatro Como Encantamento, Bois e Reisados de Caretas".
Em sua quarta edição, o Saberes & Sabores acontece de 27 de fevereiro a 3 de março, em parceria com o Festival Jazz & Blues, que será de 1 a 4 de março, levando aos amantes da boa música o prazer da boa literatura e a delícia da boa gastronomia, proporcionando ao público que foge das folias tradicionais, uma programação diversificada durante o dia, com oficinas, bate-papos com escritores cearenses e lançamentos de livros, contação de histórias e espetáculos para crianças, cortejos e shows musicais. A programação acontecerá no Hotel Escola de Guaramiranga (oficinas e bate-papos), na Cidade Jazz & Blues (shows e espetáculo infantil) e haverá também atividades para alunos e professores na Escola Municipal Prof. Júlio Holanda e no Restaurante Basílico.
O 4° Saberes & Sabores - Festival de Literatura e Gastronomia é uma realização do Grupo Serra da Paixão, numa coprodução da Via de Comunicação e Cultura. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, COELCE e Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parcerias: Festival Jazz & Blues, Hotel Escola de Guaramiranga/IFCE e Armazém da Cultura.

OS AUTORES E AS OBRAS
ANA MIRANDA: "O Peso da Luz – Einstein no Ceará".
Construído com elementos da biografia de Albert Einstein, "O Peso da luz", lançado em outubro de 2013, trata de um amante da ciência que conta suas memórias, Roselano Rolim – relojoeiro e inventor de uma máquina utópica, um moto-perpétuo estelar –, uma espécie de Quixote nascido em Cajazeiras. Na mesma cidade paraibana viveu um tio-avô da autora, que nos anos 1930 inventou um controle remoto, e inspirou o personagem. Leitor ardente das teorias de Einstein, Roselano recebe de seu amigo poeta a notícia de que uma comissão de cientistas ingleses está a caminho de Sobral, ao norte do Ceará, com a finalidade de comprovar a teoria da relatividade geral, durante um eclipse total do Sol que ocorrerá em 29 de maio de 1919.
Em comissão particular, na companhia de seu amigo poeta e do papagaio Galileu, Roselano embarca numa viagem que provoca em si uma verdadeira revolução, com a descoberta de outros mundos, novos modos de amar, de se relacionar com os seres humanos, com os próprios sonhos, e consigo mesmo, e a revelação do lado universal da vida que se consome num moto-contínuo. As observações da comissão inglesa, composta pelos cientistas Andrew Crommelin e Charles Davidson, comprovaram a teoria de Einstein que declarou, posteriormente: “A pergunta que minha mente formulou foi respondida pelo ensolarado céu do Brasil”. A teoria da relatividade geral ocasionou uma das maiores revoluções da história humana.
A autora - Voltada para a imaginação e linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, Ana Miranda realiza um trabalho de redescoberta do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com autores e obras da literatura nacional. Fundada em séria e vasta pesquisa, recria épocas e situações que se referem à história literária brasileira, mas, primordialmente, dá vida a linguagens perdidas no tempo. Sua obra, de mais de vinte livros, tem sido matéria de estudos na área acadêmica, recebendo teses e monografias geralmente ligadas a questões de literatura & história, barroco brasileiro, romantismo, ou pós-modernidade.
Recebeu prêmios, como Jabutis e da Academia Brasileira de Letras, e a Sereia de Ouro; teve sua obra traduzida em cerca de vinte países, e conquistou expressivo número de leitores no Brasil. Ana Miranda consagrou-se igualmente pela inclusão de Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em língua portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses (O Globo, 5/set/98). Seus principais romances são: Boca do Inferno (1989); A última quimera (1995); Desmundo (1996); Amrik (1998); Dias & Dias(2002); e Yuxin (2009), editados pela Companhia das Letras. Nasceu em 1951 no Ceará, onde vive atualmente, após cinquenta anos entre Rio, Brasília e São Paulo. O peso da luz faz parte de uma série de Novelas cearenses que a autora planeja publicar.

FLÁVIO PAIVA: "Se Você Fosse um Saci" e "Brincadeira de Sol e Mar" (Homenagem ao Capitão Rapadura).
Talvez você nunca tenha visto nada igual. Mas como tudo um dia a gente há de ver, no livro-cd infantojuvenil "Se Você Fosse um Saci", lançado em outubro de 2012. Nele, o jornalista Flávio Paiva conta uma divertida história ocorrida no Passeio Público, em Fortaleza, na qual só algumas pessoas são capazes de ver o personagem principal. É que a figura do Saci não aparece nas ilustrações do Julião Jr. e, tampouco, na música que o autor compôs a partir do próprio enredo, em parceria com a cantora Valerie Mesquita, e que está no CD que acompanha a obra.
O lançamento do livro "Brincadeiras de Sol e Mar" em setembro de 2013 integrou o projeto de homenagem do Armazém da Cultura e do Fórum de Quadrinhos do Ceará aos 40 anos do Capitão Rapadura, personagem do cartunista Mino, conhecido como o mais cearense dos super-heróis das Histórias em Quadrinhos.
Com linguagem afetuosa e versos leves, Flávio Paiva fala de amizade e de cuidados com a tentação das más companhias, em duas líricas, aventurosas e divertidas histórias com estrutura de cordel infantil. A inquietude das crianças, dos animais e até do sol presente na narrativa soma-se ao traço de estilo único do Mino para convidar o leitor infantil a ser também protagonista das brincadeiras.
O autor - Flávio Paiva é autor de livros nas áreas de cultura, cidadania, gestão compartilhada, mobilização social, memória e infância. Graduado em Comunicação Social (UFC) é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações (UFC). Trabalha desde 1988 como secretário-executivo de Comunicação no grupo J. Macêdo. Foi assessor de Comunicação da Administração Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC (1982/1985), repórter, redator e editor-adjunto no Segundo Caderno do jornal O Povo (1985/1987), editor e redator da coluna Apóstrofo e da tira de HQ Naftalinas (em parceria com Válber Benevides), no jornal O Povo (1986/1988), articulista do caderno Vida & Arte, do jornal O Povo (1999/2003). Em 19/03/2005 estreou como colunista do Diário do Nordeste, onde escreveu até 11/07/2013. Flávio Paiva é Técnico em Turismo, pela Escola Técnica Federal do Ceará (1976/1979), fez o Ensino Fundamental no Ginásio Sant'Anna (1970/1975) e nas Escolas Reunidas de Independência (1966/1969).

OSWALD BARROSO: "Teatro Como Encantamento, Bois e Reisados de Caretas".
No livro "Teatro como Encantamento – Bois e Reisados de Caretas", lançado em setembro de 2013, o autor, teatrólogo e pesquisador cultural, Oswald Barroso, apresenta o resultado de um trabalho de mais de 37 anos de pesquisas e estudos sobre a cultura popular tradicional. Ao longo deste período, Oswald identifica mais de duas centenas de grupos de Bois e Reisados no Ceará, tendo sido pesquisados oitenta e dois deles, por meio do registro de suas apresentações e por extensas entrevistas com seus brincantes.
Embasado no cotejo de farta bibliografia sobre o tema, Barroso revela um universo cênico, rico e diverso, que auxilia a renovação da arte teatral na contemporaneidade, através da revisita às suas fontes originais que marcaram a formação da nossa cultura. Pondo em evidência mestres e brincantes populares, sublinhando a importância de seus saberes e fazeres, o livro traz apresentação do teatrólogo Armindo Bião que o define como um tesouro etnográfico da melhor qualidade, doravante referência indispensável para o conhecimento das artes do espetáculo no Brasil.
O autor - Oswald Barroso tem 19 textos para teatro, quase todos encenados. Mestre e Doutor em Sociologia, com estudos sobre o teatro popular tradicional. Faz pós-doutorado em teatro, com pesquisa sobre as máscaras brincantes do Nordeste. Ator, encenador e gestor teatral. Como dramaturgo, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Estado do Ceará - 1985 e o Prêmio Estímulo à Dramaturgia - 1996, de caráter nacional, concedido pela FUNARTE. Tem 23 livros publicados, incluindo poesia, textos para teatro, artigos, biografias, estudos e organização de antologia literária, reportagens, textos e estudos sobre cultura popular.

O MEDIADOR DO BATE-PAPO: JADER SOARES, o Zebrinha
Jader Soares é diretor do Teatro Chico Anysio, Museu do Humor Cearense e Presidente da Associação dos Humoristas Cearenses. Idealizou o 12 de Abril como o Dia do Humorista, que é Lei no Estado do Ceará e nas cidades de Maranguape e Fortaleza. Começou sua carreira em 1984. Estreou no Teatro Vila Velha, em Salvador, onde morou cinco anos. Lançou quatro livros: "O Bom Humor de Massapê"; "O Bom Humor de Sobral" (em parceria com Hugo Cavalcante, pai do Tom); "Boca de Urna I" e "Boca de Urna II". Para ser lançado ainda este ano tem mais um livro: “PAULA NEY, o primeiro Humorista Brasileiro”, com apresentação de Chico Anysio. Tem também um CD na praça, com cordéis, músicas e piadas. Participou dos filmes: “O Auto da Camisinha” e “Cine Hulliúdy”.

SERVIÇO
SABERES & SABORES - Festival de Literatura e Gastronomia - De 27 de fevereiro a 03 de março de 2014 em Guaramiranga/CE. Bate-Papo com escritores, de 1 a 3, às 15 horas, no Hotel Escola de Guaramiranga (Sítio Guaramiranga - Centro). Informações: (85)8902.8889. GRATUITO.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.