Pular para o conteúdo principal

Fala RC

Na segunda parte da reunião foram apresentados os projetos de sete pastas da administração municipal
Reunião acontece no auditório do Paço Municipal (Foto: Marcos Moura)
Durante a tarde desta terça-feira (29/04) e a manhã da quarta-feira (30/04) teve prosseguimento a reunião entre o prefeito Roberto Cláudio e os secretários da gestão. O encontro que teve início na manhã da terça-feira, aconteceu no auditório do Paço Municipal e tem como objetivo discutir o andamento de projetos e os prazos para conclusão de importantes obras em benefício da cidade. Na segunda parte da reunião foram apresentados os projetos de sete pastas da administração municipal. Ao todo, foram mais de oito horas de reunião.
 
Iplanfor
O Plano Fortaleza 2040 tem o compromisso de trabalhar planejamento participativo de curto, médio e longo prazos de forma integrada e dividido em três eixos: urbanístico, mobilidade urbana e socioeconômico. O documento de referência é de responsabilidade do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e deve demandar um prazo de 24 meses para estar concluído (até maio de 2016). O intuito é discutir soluções eficientes para superar os desafios demandados pela cidade. Oficialmente, o projeto será lançado até o dia 31 de maio deste ano. A partir de junho, será iniciado o diálogo com a sociedade para colher propostas. Também no Iplanfor será instalada, até o fim de julho, a Agência Integrada de Fiscalização, o que dará maior transparência e agilidade às ações de fiscalização.
 
Meio Ambiente
O Programa de Adoção de Praças já possui 165 espaços acolhidos pela iniciativa privada. O Projeto “Águas da Cidade”, que integra as políticas ambientais para uma Fortaleza Sustentável, deve ser finalizado até setembro deste ano. A Lei de Controle de Fiação Aérea encontra-se com a sua minuta de projeto de lei para ser liberada até o fim de maio pela Procuradoria Geral do Município (PGM), para ajustes da equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e conclusão. Também até o fim do próximo mês, a Operação Riacho Maceió deve ser inaugurada.
 
Educação
O Programa de Segurança Escolar terá aquisição de veículos concluída até 9 de maio. Inicialmente, serão 20 veículos da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e um efetivo de 80 guardas para fazerem a ronda nos horários de início e término das aulas. Para o segundo semestre, há a previsão de ampliação da frota de viaturas.
 
Atualmente, além das escolas de tempo integral já em atividade, existem outras seis novas que devem ter ordens de serviço assinadas até o dia 20 de junho (Vila Velha, Conjunto Ceará, Planalto Ayrton Senna, Siqueira, Curió e Parque Presidente Vargas) e uma outra unidade com licitação prevista para ocorrer até 31 de maio.
 
Até o fim de junho serão inauguradas duas creches. Outras cinco unidades terão obras iniciadas em maio e sete unidades começam a ser construídas em junho. “A cada mês, deveremos ter uma média de quatro creches com obras iniciadas na cidade, para chegarmos ao fim da gestão com 112 creches entregues”, estipulou o prefeito Roberto Cláudio.
 
Saúde
As obras de reforma dos 25 postos de saúde restantes devem estar concluídas e entregues até o dia 10 de junho. Dentre as 22 novas unidades básicas de saúde previstas pela atual gestão municipal, um total de 19 já tem obras em curso. Apenas três postos, que estão com problema de terreno sendo resolvido devem iniciar construção até o dia 15 de maio. Até janeiro de 2015, todas as unidades previstas já estarão em plena atividade, prestando serviço à população de Fortaleza.
 
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Bom Jardim e Vila Velha tem previsão para inaugurar até o dia 31 de agosto deste ano. Já a UPA situada no bairro Rodolfo Teófilo terá sua ordem de serviço assinada até 15 de julho. A ordem de serviço para a primeira das seis policlínicas previstas será assinada até o dia 31 de julho. As demais cinco unidades serão financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com estimativa para terem recursos liberados e serem licitadas até fevereiro de 2015. No próximo dia 8 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregará oficialmente 19 ambulâncias que reforçarão a frota do município.
 
Os hospitais distritais Evandro Ayres de Moura, conhecido como Frotinha do Antônio Bezerra; Maria José Barroso de Oliveira, conhecido como Frotinha de Parangaba; e Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana passarão por reformas para melhorar a estrutura de atendimento à população. As intervenções estão estimadas para serem concluídas em dezembro de 2015.
 
No lugar onde funciona o Hospital Nossa Senhora da Conceição será reerguido novo hospital, com estrutura moderna e projeto que inclui 250 leitos hospitalares. A previsão é que até fevereiro de 2015 o projeto para esta obra seja concluído.
 
Gabinete da Primeira Dama
Durante a reunião, a primeira-dama, Carol Bezerra, falou sobre o andamento do Programa “Cresça com seu Filho”, que será iniciado em agosto próximo e beneficiará pelo menos 5 mil crianças com idade entre 0 e 3 anos, moradoras de bairros das regionais V e VI, umas das áreas mais carentes da cidade. A iniciativa, piloto no Brasil, favorecerá o desenvolvimento da Primeira Infância, cuidando nesse momento de meninos e meninas dos seguintes bairros: Jangurussu, Barroso, Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal e Conjunto Palmeiras. Em sua próxima fase, o programa será implantado em bairros situados na Regional I.
 
Infraestrutura
Atualmente, a Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza (Drenurb), segue com 14 obras em andamento. Dentre elas, duas com previsão para serem entregues até 31 de maio (Conjunto Palmeiras e Engenheiro Joaquim Pinto), outras duas com conclusão estimada para 30 de junho (Ismael Silva e Sapiranga) e as outras dez com prazo final projetado até janeiro de 2015. As obras de drenagem da Sapiranga e do Riacho Parque Dois Irmãos devem ter início neste mês de maio e outras 9 obras em diversos locais da cidade terão ordem de serviço até 31 de julho.
 
A obra do viaduto do cruzamento da Engenheiro Santana Júnior com Antônio Sales está prevista para ser entregue à cidade com iluminação, vias liberadas e projeto paisagístico executado até o dia 15 de setembro. As estações do BRT (Bus Rapid Transit), que serão instaladas no canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes, começam a ser implantadas até o próximo dia 15. O corredor expresso operará com os novos ônibus sanfonados, ar-condicionado e acessibilidade até 15 de setembro. As obras de ampliação e reforma do Terminal do Antônio Bezerra possuem atualmente 70% de conclusão. A previsão é que a população receba o novo equipamento até o dia 31 de agosto.
 
Na via expressa, o viaduto da Avenida Raul Barbosa terá obras iniciadas em mais 90 dias, até o dia 31 de julho, com previsão para ser inaugurado até 31 de dezembro de 2015. Já o túnel do cruzamento com a Avenida Padre Antônio Tomás deverá ser retomado até o dia 15 de julho, com previsão para entrega em 30 de junho de 2015. Mais à frente, o túnel que será construído no cruzamento com a Avenida Alberto Sá deve ter obra iniciada em 1º de agosto próximo, com inauguração até 30 de junho de 2015. Em outra região da cidade, o viaduto da Avenida Dedé Brasil, deverá começar a ser erguido até o dia 15 de junho e concluído em outubro de 2015.
 
Copa do Mundo
Ao final do encontro, foi apresentado o projeto Fifa Fan Fest em Fortaleza. O modelo adotado na cidade servirá inclusive de modelo para outras cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil. Na estrutura montada no aterro da Praia de Iracema, são esperadas a cada dia de jogo cerca de 50 mil pessoas. As partidas de futebol serão transmitidas por telões de alta resolução instalados na praia. A programação envolve ainda atrações culturais, musicais, DJs e shows com humoristas locais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".