A Oi investiu R$ 33 milhões no Ceará no primeiro trimestre de 2014. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. O cliente da Oi no Ceará já percebe o resultado desses investimentos. A Oi é líder em market share na banda larga fixa no Ceará, com 44,3% do mercado, e tem no estado a maior velocidade instantânea do serviço, segundo o último levantamento divulgado pela Anatel (março/2014). A companhia é também a operadora com maior ganho líquido de clientes pós-pagos no acumulado dos últimos doze meses, com um aumento da base de clientes de 23,2% no mesmo período, e tem a maior a participação no mercado de telefonia móvel na Grande Fortaleza, com mais de 47% de market share.
A Oi tem investido fortemente na expansão de sua rede local. Em 2013, a companhia instalou mais de 26,9 mil portas de acesso à internet banda larga no Ceará. O ritmo se intensificou esse ano, e já nos primeiros quatro meses de 2014 foram instaladas mais de 5,5 mil portas. Também foram implantados 219 novos sites 2G, 3G e 4G de janeiro de 2013 até abril deste ano. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular.
Maior operadora wi-fi do Brasil, a Oi registrou expansão de 36% de sua rede Oi WiFi no Ceará e já supera 22 mil pontos de acesso em 2014
A Oi vem ampliando também sua rede Oi WiFi, a maior do Brasil, com mais de 700 mil pontos de acesso em todo o país. No Ceará, o crescimento foi de mais de 25 vezes nos últimos 12 meses e de 36% apenas em 2014. A Oi oferece hoje mais de 22 mil pontos de acesso à rede Oi WiFi no Ceará, em locais como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, a rede McDonald’s, as Lojas ampm, a Avenida Beira-Mar, as Ruas Dragão do Mar, Boris e Almirante Jaceguai, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O serviço está disponível de forma ilimitada para clientes de planos pós-pagos de telefonia móvel, banda larga fixa e móvel e do plano de celular pré-pago Oi Galera.
O investimento na rede Oi WiFi é uma das diversas iniciativas da companhia para atender ao crescente consumo de dados e investir em maior mobilidade para clientes, além de proporcionar melhor experiência de uso da internet móvel, complementando a cobertura 3G e 4G. Com a rede Oi WiFi, a companhia oferece experiência de internet completa para o cliente, que também pode contratar serviços de banda larga fixa, internet para o celular e internet móvel para usar em tablets e computadores. Através de parcerias, os clientes da Oi dos planos elegíveis também podem usufruir de mais de 13 milhões de hotspots em diversos países.
Oi lança ofertas do PNBL a preços populares em mais nove cidades cearenses
Em maio, a Oi lançou ofertas de internet banda larga nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) em mais nove cidades cearenses: Iracema, Itatira, Independência, Novas Russas, Paracuru, Porteiras, Santana do Cariri, Umirim e Uruburetama. Com isso, as ofertas do PNBL no estado chegam agora a 152 municípios. No país, a companhia alcançou 4.061 cidades, atingindo 85% do total de municípios de sua área de atuação e antecipando a meta de atendimento de 4 mil cidades para o segundo semestre. Por iniciativa do Governo Federal, o PNBL orienta o processo de popularização da internet no Brasil. O foco é a ampliação do acesso à banda larga, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país, uma vez que atinge as mais remotas cidades brasileiras.
Avanços refletem processo de transformação em curso na companhia
Essas melhorias são resultado do foco estratégico e de direcionamento operacional que a Oi tem seguido, com iniciativas estruturantes que sustentam o processo de transformação da companhia. A estratégia da Oi foca na convergência de fixo e móvel, banda larga e TV e na ampliação nos mercados corporativo e empresarial, com soluções que combinam telecom e TI. Na mobilidade, o foco é o crescimento do pré-pago, aumentando recargas, e a revisão de ofertas, para melhorar rentabilidade, enquanto no pós-pago a companhia investe no diferencial da convergência na internet móvel para sustentar a transição do uso de voz para a explosão do consumo de dados. E, na TV por assinatura, a Oi acaba de reposicionar a Oi TV com uma parceria com a Rede Globo e a Globosat.
Entre as medidas estruturantes adotadas também se destaca o projeto Click, espinha dorsal do plano de melhoria de qualidade. O projeto Click tem 30 mil técnicos envolvidos no Brasil, que estão sendo capacitados para viabilizar agendamento de visitas à casa de clientes, melhorando a qualidade do serviço. Outra iniciativa adotada foi o fortalecimento das regionais, com mais autonomia de atuação para os diretores.
Oi TV lança sinal em HD da TV Verdes Mares e TV Diário, com a maior cobertura de sinal da Rede Globo no estado
A Oi TV fechou parceria com a TV Verdes Mares (afiliada da Globo) em HD (Canal 10) e TV Diário, emissora do Sistema Verdes Mares, em DTH (Canal 129). Com a Verdes Mares Fortaleza, a Oi TV cobre 78% dos domicílios do estado. Em março, a Oi assinou contratos com a Rede Globo e a Globosat que fazem da Oi TV a operadora com mais canais da emissora distribuídos em TV por assinatura via satélite no Brasil.
A iniciativa foi viabilizada pelo lançamento do satélite SES-6, que colocou a Oi TV em um novo patamar no mercado de TV paga no Brasil. Com o satélite, a operadora passou a cobrir 100% do território nacional com tecnologia de última geração em DTH e imagem de altíssima qualidade, além de ampliar a capacidade de transmissão de canais HD.
Essa parceria aumentará de 13 para 43 o número de emissoras da Rede Globo e suas afiliadas, que têm contrato com a Oi TV, abrangendo cerca de 3 mil municípios no país. Em aproximadamente 2 mil destes municípios, a operadora de DTH da Oi é a única a disponibilizar o sinal da emissora. Para marcar este novo momento, a Oi TV lança para o consumidor a oferta Oi TV Start HD, que disponibiliza mais de 100 canais, os de maior audiência em HD, incluindo a TV Globo, por R$ 29,90 por mês. Essa oferta, válida por três meses, faz parte da promoção “Oi, eu tô na Copa”, em que novos clientes participam também de sorteios de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Após três meses, o pacote custará R$ 59,90 por mês.
Lojas próprias da Oi atraem cliente com atendimento especializado e serviços convergentes
A Oi inaugurou no primeiro trimestre deste ano duas novas lojas próprias em Fortaleza. As novas lojas ficam no North Shopping (Avenida Bezerra de Menezes, 2º andar, São Gerardo) e no Centro (Rua Barão de Rio Branco 1197), contam com atendimento especializado e oferta de serviços convergentes da Oi: telefonia fixa, móvel, internet e Oi TV. A iniciativa de atuar com pontos de venda próprios reforça o posicionamento da Oi de proporcionar aos seus clientes experiência de alta qualidade no atendimento, reforçando assim os principais atributos de marca da companhia, como Inovação, Qualidade, Convergência, Presença e Força no Mercado. As novas lojas têm foco na oferta de soluções completas, que incluem atendimento, vendas e pós-vendas, estabelecendo um canal próximo e direto.
Oi aumenta em 39% sua força de trabalho no Ceará para alavancar patamar de qualidade de serviços
Para alavancar o patamar de qualidade dos seus serviços com diversas ações estruturantes, a Oi vem ampliando seu número de colaboradores em todo o país. No Ceará, esse aumento foi de 39% entre abril de 2013 e o mesmo mês deste ano. As contratações recentes também atendem o objetivo de fortalecer as estruturas regionais, garantindo mais autonomia às unidades, de modo a aprimorar a atuação nas pontas da operação.
As iniciativas da Oi com esse direcionamento estratégico incluíram em 2013 a criação de uma força de vendas própria para o segmento de Pequenas e Médias Empresas, com a contratação de 448 profissionais em 11 cidades (incluindo Fortaleza), e a contratação de 5,2 mil técnicos para atender o novo desenho de gestão da planta interna – área responsável por centrais de telecomunicações, equipamentos de transmissão, plataformas de dados, equipamentos da rede móvel, entre outras atividades.
Oi registra queda de 20% nas reclamações na Anatel
As operações de atendimento e de relacionamento com o cliente da Oi estão em transformação, com a revisão de processos a partir dos feedbacks permanentes dos clientes – o que acontece após cada atendimento. Entre as iniciativas de melhoria contínua, a Oi tem trabalhado na qualificação de seus atendentes, na modernização dos sistemas e na otimização dos processos. Um dos exemplos é o Centro Tático, que monitora as chamadas para o call center com uma ferramenta de análise de discurso e coordena as ações corretivas através do Bom Dia Oi, encontro diário de executivos da empresa para propor soluções rápidas e eficazes que minimizem as experiências negativas do cliente.
Todas as ações de melhoria implementadas pela Oi vêm se refletindo nos números: a Oi registrou no primeiro trimestre uma queda de 20% no total de clientes que procuraram a Anatel em todo o país, em comparação com o mesmo período no ano passado. Além disso, entre o primeiro trimestre de 2013 e o mesmo período desse ano houve redução de 37% no volume de contestações de contas feitos pelos clientes.
Oi Futuro apoia Cine Ceará, Festival de Teatro de Guaramiranga, Orquestra de Pindoretama, Ponto CE e é parceiro da Academia Cearense de Letras
A Oi e seu instituto de reponsabilidade social, o Oi Futuro, apoiaram a edição de “Ventos, velas e veleiros”, novo livro do arquiteto e desenhista Nearco Araújo, que será lançado quinta-feira (29/5), às 19h30, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), em Fortaleza. Com pesquisa e texto do arquiteto e urbanista Romeu Duarte Júnior, o livro registra a trajetória de 78 anos de vida e mais de 50 anos de trabalho, investigação e estudos de Nearco Araújo.
A Oi e o Oi Futuro apoiam em 2014, no Ceará, o Festival Ibero-Americano de Cinema (24º. Cine Ceará), Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Orquestra de Sopros de Pindoretama e Festival Ponto.CE, através do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, se tornou parceiro também da Academia Cearense de Letras no projeto “Restauração e Requalificação da Biblioteca da ACL”. A iniciativa vai garantir a recuperação, a manutenção e a modernização do espaço da biblioteca que possui um acervo de mais de 40 mil livros.
A atuação do Oi Futuro no Ceará inclui também o apoio, pelo Programa Oi Novos Brasis, a três projetos sociais: o Rede de Jovens Empreendedores Rurais no Semiárido Cearense, o Navegando na Hora do Jogo e o Tecendo Rede de Solidariedades.
O Oi Futuro desenvolve e apoia programas e projetos nas áreas de educação, cultura e sustentabilidade. O Oi Futuro tem um compromisso com a transformação e com a inclusão social, tendo como missão promover o desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Filomena Brandão
Comunicação Corporativa - CE/MA/PI
Comentários
Postar um comentário