Pular para o conteúdo principal

Policiais da hora

Policiais apreendem adolescentes e armas no Bom Jardim

Uma abordagem policial realizada no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza, resultou na apreensão de quatro adolescentes e quatro armas de fogo. 
O flagrante aconteceu na tarde de segunda-feira (27), em um ônibus da empresa funerária SBC, após a saída de um funeral. O destacamento policial recebeu denúncias de que pessoas armadas estariam no cortejo fúnebre. 
A abordagem foi realizada na Rua Maria Júlia, 570, onde, após uma busca minuciosa, foram encontradas quatro armas de fogo - sendo três revólveres calibre 38, com 18 munições intactas e uma pistola, calibre 380, com dez munições intactas. Quatro adolescentes foram apontados como sendo os responsáveis pelas armas. 
Os três menores foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi lavrado Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC).

Centro de Estudos apresenta inovações técnicas utilizadas na perícia do Estado

O Centro de Estudos da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) realiza hoje às três da tarde, no Auditório da Pefoce, palestra com o seguinte tema: “Revelação de Impressões papilares, papiloscopia e o desastre de Canindé”. 
Na oportunidade, serão apresentadas as inovações frente às técnicas utilizadas para revelação de impressões papilares, popularmente conhecidas como impressões digitais, em locais de crime. Estas técnicas apoiam o processo de identificação da autoria em diversos delitos penais. 
O case “Desastre de Canindé”, que tem como referencia o acidente acontecido no dia 18 de maio deste ano na BR-020, será utilizado como demonstrativo da importância do trabalho papiloscópico, mostrando a rapidez e precisão das técnicas para a correta identificação das vítimas.
Os palestrantes irão abordar o case, mostrando como o processo foi célere e seguro, ajudando na atenuação do sofrimento dos familiares que tiveram entes queridos ceifados do convívio social. O evento é restrito aos servidores da Pefoce e é gratuito.

Acusado de estupro é capturado em Itarema

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou um homem acusado de cometer estupro na localidade de Lagoa Seca, no município de Itarema, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. O infrator foi flagrado na tarde de segunda-feira (27), quando molestava uma criança de quatro anos, sua vizinha. Segundo informações colhidas pela Polícia, duas crianças - com idades entre quatro e dez anos - estavam em um quarto na casa delas na companhia do acusado quando o mesmo mandou a menor tirar a roupa e então apalpou suas partes íntimas. A denúncia foi feita por uma delas à sua mãe e uma vizinha. A criança molestada confirmou o fato. O criminoso, que é vizinho das vítimas, foi encontrado sem camisa e atrás da porta do quarto bastante agitado. As duas mulheres acionaram a polícia. O acusado tentou empreender fuga, mas foi capturado pelos policiais e encaminhado à Delegacia Regional de Acaraú, onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável, Artigo 217 do Código Penal Brasileiro (CPB). Em seguida, o mesmo foi conduzido à Cadeia Pública da cidade, onde permanece à disposição da justiça. 
Ficha criminal
Além desta infração, o acusado responde por dois homicídios, ocorridos em 2004 e 2005 no município de Itaitinga; uma tentativa de estupro, ocorrida em 2002 em Itarema; e uma tentativa de estupro de vulnerável ocorrida em Acaraú, no ano de 2010.
A família do criminoso alega que ele sofre de transtornos mentais.

Aesp atinge maior número de alunos desde a sua inauguração
A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE) iniciou, neste mês de outubro, o processo de formação para ingresso nas carreiras de Praças e Oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). 
Ao todo, quatro cursos de formação inicial acontecem simultaneamente. São eles: Curso de Formação Profissional 
para a Carreira de Praças Bombeiros Militares (CFPCP/BM), com 280 candidatos; Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais Bombeiros Militares (CFPCO/BM), com 35 candidatos; Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Policiais Militares (CFPCP/PM), com 1.106 candidatos e o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais Policiais Militares (CFPCO/PM), com 210 candidatos, totalizando 1.631 alunos matriculados. 
Com essa quantidade de acadêmicos, a AESP atinge a marca de maior número de formação inicial realizada de uma só vez. Por esta razão, a Academia passa por ampliação em suas salas de aula, tendo em vista a maior comodidade do corpo discente. 
Até a conclusão das obras, prevista para o próximo ano, o Governo do Estado do Ceará disponibilizou a Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela Silveira Borges, localizada na Praia do Futuro, que servirá como um anexo de apoio aos cursos. O local foi inaugurado em agosto e dispõe de um amplo aparato físico, técnico e pedagógico para atender aos futuros profissionais da segurança pública do Estado. Atualmente 470 alunos, divididos em 12 grupos do CFPCP/PM, assistem aula no anexo.
Sobre o CFP
Os Cursos de Formação Profissional constituem a terceira etapa dos concursos públicos para ingresso na carreira militar e propiciam o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros oficiais e soldados através de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos. 
Entre aulas teóricas, práticas e estágio, os discentes estudam temáticas variadas. Os conteúdos ministrados são formatados com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ), que visa o desenvolvimento de competências e habilidades para capacitação funcional do candidato.

Corpo de Bombeiros alerta para risco de incêndios florestais

O Estado do Ceará registrou, neste segundo semestre, aumento na quantidade de incêndios florestais. Fatores como a falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar, as altas temperaturas e a maior intensidade dos ventos contribuem para o resultado.
Em geral, os incêndios florestais são provocados pela ação humana e, entre as principais consequências, estão a destruição da fauna, flora e de edificações, bem como o empobrecimento do solo. Além disso, a fumaça oriunda desses incêndios prejudica a visibilidade dos motoristas, quando próxima às rodovias, aumentando o risco de acidentes e trazendo complicações respiratórias às pessoas e animais que a inalam. Como o fogo se alastra rápido, a região atingida é sempre extensa e as perdas incalculáveis.
Em vista do problema, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alerta a população para que a mesma venha a contribuir através de ações preventivas com a redução do número de ocorrências dessa natureza:

-Ter cuidado com o destino que se dá ao lixo: Ao se jogar resíduos sólidos em terrenos baldios, com maior área de vegetação, além de contribuir com a poluição do meio ambiente existe um grande risco de incêndio florestal, uma vez que ainda existe o costume de atar fogo neste lixo na tentativa de “limpar” o terreno. Tal hábito é condenado pelo Corpo de Bombeiros;

-Não realizar queimadas: como o ambiente acaba se tornando favorável para a propagação de um incêndio, o fogo ateado, inicialmente pequeno e concentrado numa determinada região, poderá fugir ao controle e tomar proporções muito maiores. Mesmo se a queimada for autorizada por um órgão ambiental competente, deverá ser acompanhada de cuidados como a feitura de aceiro (espaçamento sem cobertura vegetal ou desbastado em volta das matas) para evitar a propagação das chamas;

-Para quem pratica o ecoturismo, os bombeiros alertam para o risco de fogueiras e lixo espalhado pelas matas. 

-Não acenda fogueiras e velas próximas a áreas verdes. Acenda fogueiras apenas após limpar região, capinando a vegetação até chegar na terra. Certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou;

-Evitar soltar fogos de artifício ou balões próximo à áreas com vegetação;

-Quem vive em área rural deve manter seu terreno sempre limpo e com as divisas da sua propriedade devidamente capinadas;

-Não permitir que crianças façam uso de fósforos ou isqueiros ou materiais inflamáveis.

Ao perceber um incêndio florestal, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado imediatamente através do telefone 193. E, por fim, vale lembrar que causar incêndios em vegetação configura crime ambiental sujeito à prisão e multa. Qualquer denúncia poderá ser registrada através do telefone 190, a qual será encaminhada para o Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente para as devidas providências.
(Assessoria da SSPDS)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.