Pular para o conteúdo principal

Mais Especialidades

Muitas das metas anunciadas agora à tarde pela presidente Dilma Rousseff para 2015-2018 foram antecipadas para o Blog, pela manhã, pelo deputado federal eleito Odorico Monteiro-PT (foto).
Confira a entrevista que ele concedeu ao Blog, na posse de Camilo Santana (PT) como governador do Ceará, em solenidade na Assembleia Legislativa:
  • Blog do Lauriberto - Foi uma boa a recondução de Artur Chioro para o Ministério da Saúde?
  • Odorico Monteiro - Para nós foi sim. Quando eu estava no Ministério da Saúde e o Artur foi convidado e uma das questões que ele colocou e estava muito alinhado com a presidenta, que era um projeto de longo prazo. Para nós é muito importante, porque são as mesmas políticas iniciadas pela presidenta como o investimento importante na rede de atenção básica, no Programa Mais Médicos, o investimento na Rede Cegonha, na Rede de Urgência e Emergência, construção de UPAs e principalmente investimento grande na área de formação com criação de 11 mil novas vagas de Medicina até 2018, 12 mil vagas de residência médica. São políticas que vão dar continuidade.
  • Blog do Lauriberto - O que vem para esta segunda gestão Dilma para área de Saúde?
  • Odorico Monteiro - E agora vamos dar sem dúvida nenhuma a uma política importante, que é o Mais Especialidades. A permanência do ministro Artur Chioro é estabilidade de mais quatro anos de uma política que ao meu ver vem dando certo.
  • Blog do Lauriberto - A Saúde está doente no Brasil?
  • Odorico Monteiro - A Saúde não foi o centro do debate na eleição passada. Como regra é uma das áreas que a população avalia como uma grande demanda. Mas quando a gente colocou no debate que você avalia a Saúde não ficou aquela área mais crítica no ponto de vista da campanha. Porque, inclusive o Programa Mais Médicos, que hoje tem uma cobertura para 50 milhões de brasileiros, é uma coisa real e concreta.
  • Blog do Lauriberto - Como está o Mais Médicos?
  • Odorico Monteiro - Quando a gente anda o Interior, visita os municípios, quando a gente fala com a população sobre o Mais Médicos, você tem se imediato uma resposta de aceitação. A presidenta teve a coragem de fazer o Mais Médicos hoje com 15 mil médicos atendendo a população brasileira, dos quais 12 mil são médicos cubanos que estão aqui. Ela vai ter, com certeza, não só oportunidade de ampliar esse programa, como também agora outro grande desafio, porque quando você atende a população na atenção básica, uma série de demandas elas passam a serem necessárias, como o Mais Especialidade. Então o Artur Chioro vai dar continuidade a essas políticas que precisam ser aprimoradas.
  • Blog do Lauriberto - Qual o outro desafio para a área da Saúde?
  • Odorico Monteiro - O outro desafio que está colocado é a questão do financiamento para a Saúde. Nós temos que buscar o financiamento de Estado, porque a Saúde é uma área que tem demandas progressivas por mais recursos e hoje necessita de que no Congresso Nacional este seja um debate para que vejamos como ampliar os recursos da Saúde.
  • Blog do Lauriberto - E a criação da carreira médica?
  • Odorico Monteiro - É muito importante que a gente entenda que um dos princípios importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) é a questão da criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Nesse sentido a maior parte dos municípios tem os seus planos. Há um debate, que eu, inclusive, tenho discutido isso, que é a possibilidade de você ter uma carreira nacional de base local. Porque o modelo federativo brasileiro impõe que a base da relação trabalhista está na base do sistema, que são os municípios. A municipalização da Saúde coloco isso. Só que você também tem do outro lado um conjunto. O Brasil tem 5.570 municípios. Você tem 4 mil municípios com menos de 20 mil habitantes. Esses municípios não são muitas vezes atrativos para você fazer um Plano de Cargos e Carreiras e o médico ficar lá a vida inteira, se aposentar. O filho dele vai estudar lá fora. Ele quer estudar, quer crescer na carreira. Então nós temos que entender que há uma necessidade. Não pode ser uma carreira federal, porque não tem sentido o Governo Federal colocar a pessoa para trabalhar, digamos em Catolé do Rocha, na Paraíba; que vai trabalhar em Tarrafas, no Ceará. Eu acho que nós vamos pensar num novo desenho que envolva uma carreira nacional de base local. Isso é um debate importante que nós vamos estar discutindo nos próximos anos. Eu estou totalmente aberto para discutir isso com a categoria médica. Entendo que ao pensar isso, nós temos que pensar para a equipe de saúde como um todo. Não dá para se pensar e achar que vai ter só para os médicos. Temos que pensar nos agentes de saúde, a PEC do Piso Salarial para eles. Temos na fixação da Enfermagem. Temos que pensar na carreira dos profissionais de Saúde, onde se insere o médico como uma categoria estratégica.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não