Pular para o conteúdo principal

Em Limoeiro do Norte

Uma grande festa a céu aberto, onde a sanfona é a principal atração. Na praça principal de Limoeiro do Norte, de 21 a 23 de maio, artistas cearenses e de outros estados brasileiros se encontram para soltar o som de seus instrumentos no IX Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte.

Serão três dias em que a cidade cearense do Vale do Jaguaribe se transforma na capital da sanfona, instrumento que no Brasil imortalizou nomes como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos. A exemplo das edições anteriores, o Festival de Sanfoneiros terá shows, exposições e palestras, com acesso gratuito

A 9ª EDIÇÃO

O Festival inova nesta edição, abolindo o concurso que premiava os melhores, tornando-se uma grande mostra da arte da sanfona, priorizando a livre expressividade dos instrumentistas, a formação, o intercâmbio e o prazeroso encontro entre músicos, produtores culturais e o público.

noite de abertura do IX Festival de Sanfoneiros será marcada pela apresentação conjunta dos Mestres sanfoneiros da região, os irmãos João e Carlito Bandeira, e o parceiro Paulo Ney, os três com 50 e mais alguns anos de Sanfona, além da participação de João Bandeira Jr. e Paulo Henrique. Na sequência, Zé Celestino e encerramento da noite por conta de Chambinho do Acordeon. Os shows noturnos, individuais e em grupos, acontecem no palco principal da Praça da Catedral, sempre a partir das 20 horas. Na mesma praça, haverá exposição de registros fotográficos das edições anteriores do festival.

Nas noites seguintes, são atrações no Festival: Elias Carneiro (foto), Damião e Renato Carneiro, Ferro Quente, Cacimba de Aluá, Alves Nascimento, com a sanfona no choro e na gafieira, Vanin e Nicinha, Os Galizas da Sanfona e Quinteto Sanfônico Juvenil, Os Januários, Redondo, com o show de encerramento do Repente Sanfoneiro Jonas Alves.

Forró na Feira – Nas manhãs de 22 e 23 de maio, a partir das 8:30h, acontece o Forró na Feira, na praça Capitão João Ennes (Coluna da Hora), espaço aberto aos músicos populares, iniciantes, diletantes e profissionais da sanfona.

Conversa de Sanfoneiro – À tarde, também nos dias 22 e 23, das 16h às 17h, sanfoneiros convidados conversam com o público sobre suas carreiras, no Auditório do NIT - Núcleo Informação Tecnologia (Rua Cônego Bessa, 2381). No dia 22, a palestra é de Alves Nascimento. No dia 23, a conversa é com Redondo e Paulo Ney.

O FESTIVAL

Numa realização do Instituto Brasil de Dentro, o Festival de Sanfoneiros acontece com o intuito de estimular a busca da melhor qualidade estética e sonora na execução da sanfona, mostrando aos músicos iniciantes e veteranos, e ao público em geral, as largas possibilidades de um instrumento que é tocado por grande parte dos povos do mundo. Além do forró em suas várias vertentes, é possível tirar desse instrumento a excelência da música, desde a valsa mais tradicional, passando pelo jazz, o tango, ao mais requintado chorinho.

A ideia do Festival é ainda contribuir para a formação de plateia, mostrando aos jovens a riqueza sonora e artística deste instrumento. É também uma oportunidade de intercâmbio entre músicos de distintas regiões e estilos, mostrando a formação da sanfona ao lado dos mais diversos instrumentos, através de shows, exposições e palestras, proporcionando maior aperfeiçoamento do músico em seu instrumento.

A cada dia ratificando sua vocação para as artes, principalmente a música, o Vale do Jaguaribe é reconhecido como uma das regiões do Ceará que mais abastece o segmento de bandas, com inúmeros artistas, instrumentistas, compositores, cantores, cantadores e, principalmente, sanfoneiros, em destaque.

A 9ª edição do Festival de Sanfoneiros tem apoio da Coelce, Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
Local: Praça da Matriz

Dia 21. 05.15 (quinta)
20:00 – Homenagem 60 Anos de Sanfona de Carlito Bandeira e 50 Anos de Sanfona de João Bandeira e Paulo Ney. Participação: João Bandeira Jr. e Paulo Henrique
21:15 – Zé Celestino
21:45 – Chambinho

Dia 22.05.15 (sexta)
20:00 – Elias Carneiro, Damião e Renato Carneiro
20:45 – Ferro Quente
21:15 – Cacimba de Aluá
21:45 – Alves Nascimento - Sanfona Gafieira

Dia 23.05.15 (sábado)
20:00 – Os Galizas e Quinteto Sanfônico de Juvenil
20:30 – Vanin e Nicinha 
21:00 – Os Januários
21:45 – Redondo
22:15 – Jonas Alves
  

HISTÓRICO DO FESTIVAL

A retomada do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte foi, de muito tempo, uma demanda cultural da população do Vale do Jaguaribe, pela importância que suas cinco primeiras edições alcançaram, de 1968 a 1972. O Festival surgiu em 1968, a partir do programa Vesperal do Volante, da Rádio Educadora Jaguaribana, apresentado pelo radialista Luiz Gonzaga de Freitas, que reunia filas de sanfoneiros em busca de oportunidade. O evento permaneceu no imaginário cultural do sertão do Vale pela efervescência provocada, o surgimento de novos valores e os tantos casos que, até hoje, alimentam a memória local.

Em 2006 o Instituto Brasil de Dentro retomou a ideia do Festival, ao promover o Grande Encontro de Sanfoneiros, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte. Teve também o apoio integral do fundador do Festival, o radialista Luiz Gonzaga de Freitas, convidado especial da festa, que reuniu na Praça da Catedral cerca de 40 instrumentistas de várias regiões do Brasil, em três noitadas de shows. Este evento impulsionou a realização da 6ª edição do Festival, em 2007, com participantes de várias regiões do Ceará e de outros Estados. Em 2008, na edição comemorativa de 40 anos, obteve a aprovação no Edital Festival Petrobras, que possibilitou implantar aulas de formação, palestras, shows de atrações locais e uma atração internacional, a sanfoneira alemã Cathrin Pfeifer.

Em 2010, na 8ª edição, o Festival teve um crescimento no formato e no público. Foram mais oficinas, teve novas atrações regionais, nacionais e participação do bandoneonista argentino Martin Mirol, que engrandeceram o evento, e homenageou os que contribuíram para a história do Festival, com entrega de 60 troféus.

A cada edição do Festival de Sanfoneiros, percebe-se a boa influência do evento, tanto no trato do músico com o seu instrumento, como no nível de programação das TVs e rádios da região, melhor selecionando atrações, alargando repertórios e cativando novas plateias, a ratificar o valor da mestiçagem da música brasileira.

SERVIÇO
IX Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte - De 21 a 23 de maio de 2015 na cidade cearense, no Vale do Jaguaribe. SHOWS: Nos três dias, a partir das 20 horas na Praça da Matriz. No local, exposição de registros fotográficos das edições anteriores do festival. FORRÓ NA FEIRA: Dias 22 e 23, a partir das 8:30h na Praça da Coluna da Hora. CONVERSA DE SANFONEIRO: Dias 22 e 23, às 16h no auditório do NIT (Rua Cônego Bessa, 2381). Informações: (88) 9661.0512. Toda a programação tem acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.