Pular para o conteúdo principal

PPPs

Amanhã, em Fortaleza, o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promovem o Seminário “PPPs e Concessões Região Nordeste – Oportunidades de Negócios para as Empresas”. O evento é gratuito, ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá representantes do poder público, empresários, agentes financeiros, corretoras de seguros, escritórios jurídicos e sociedade interessados no tema. Na ocasião, serão apresentados cases de sucesso, com destaque para os já realizados na região Nordeste e oportunidades de contratos de concessão administrativa e patrocinada existentes no país, atualmente.

O encontro tem como objetivo discutir ações bem sucedidas e atuar no incentivo de novas parcerias, explica André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE. "Mesmo sendo uma entidade de classe, vemos nas PPPs um formato que dá acesso à sociedade a uma série de serviços, tornando as cidades mais completas. Esse seminário é de suma importância para a criação de novas parcerias", enfatiza.

A Lei 11.079, que trata sobre as Parcerias Público-Privadas, foi promulgada há 12 anos, a partir da necessidade do Estado em buscar apoio para a realização de suas ações, onde empresas privadas colaboram na implantação de alguns serviços públicos e os financia individualmente. Neste momento de crise de recursos do governo, esse evento, que tem sido coordenado em várias regiões do país pela CBIC, reforça a necessidade de unir a força da poder público com a iniciativa privada para buscar investir em infraestrutura e serviços e trabalhar o crescimento das cidades e do pais, proporcionando assim a diminuição do crescimento da dívida pública que gera a crise fiscal, ajudando a aumentar a arrecadação e otimizando os gastos públicos orçamentários.

Durante o encontro, cerca de 20 palestrantes estarão debatendo as modelagens de parceria público privadas em desenvolvimento hoje em Fortaleza e no Estado do Ceará, assim como experiências exitosas de outras cidades e estados nordestinos. Aspectos inerentes ao setor público, às oportunidades de investimento, as garantias de seguro que podem ser oferecidas aos investidores, os tipos de modelagem destas parcerias e aspectos jurídicos que envolvem essa iniciativa vão ser compartilhados durante todo dia em uma programação que terá início às 8 horas da manhã e encerramento as 18 horas.



PROGRAMAÇÃO*

8h – Credenciamento


8h30: Abertura: Palavras iniciais dos presidentes da CBIC, José Carlos Martins, do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda e autoridades presentes.

Moderador: Vinnicius Vieira.



9h00 – Seção 1 – Experiências em Concessões e PPPs na Região Nordeste

Serão apresentados alguns dos contratos de concessões e PPPs já assinados na Região Nordeste e serão compartilhadas as experiências, com suas potencialidades e desafios.

Moderador: Bruno Pereira, Radar PPP



Palestrantes:

Representante da Concessionária da PPP do Castelão-CE (Arena);

Philippe Enaud - Representante da Concessionária da PPP do Hospital do Subúrbio-SA;

Representante do Tribunal de Contas de Pernambuco (Apresentação do Projeto Presídio de Itaquetinga-PE)



11h00 - Seção 2: Concessões e PPPs: Como fazer?

Será estabelecido um pano de fundo conceitual mínimo para que todos os presentes possam compreender os conceitos essenciais, assim como os desafios inerentes ao desenvolvimento de concessões e PPPs.

Complementaremos as questões conceituais e teóricas com o relato da experiência de empresas que percorreram trajetórias de sucessos, que compartilharão parte de seus aprendizados com os presentes.

Moderador: Luiz Eduardo Barbosa de Morais (Empresário)



Palestrante:

André Barbosa – Assist Consultores Associados

Debatedores:

Camila Aguiar - Representante Núcleo de PPP da Bahia;



14h00 - Seção 3: Financiamento e garantias

Não há concessões ou PPPs sem que haja clareza sobre o financiamento de longo prazo da futura concessionária e sem que as partes interessadas no projeto (público e privado), tenham feito seu dever de casa ao conceber a estrutura financeira e de garantias do projeto.

Esses dois alicerces devem estar maduros já na fase de estudos de viabilidade da PPP, sob pena de que o projeto não consiga nem mesmo alcançar a fase de licitação, em função da ausência de atratividade sob a perspectiva da iniciativa privada.

Nesta seção, trataremos destes assuntos fundamentais, levando em consideração as percepções do direito e das finanças.



Moderador: José Carlos Martins – presidente da CBIC




Palestrantes:

André Bernard Ponte Lima - Representante do Banco do Nordeste

Renato Sucupira - Representante da BF Capital-SP;

Bruna Timbó – Representante da It Seguros





16h00 - Seção 4: Pipeline municipal e estadual da Região Nordeste em PPPs e concessões

Somando-se ao fato de que há algumas concessões e PPPs já assinadas nos Estados e Municípios da Região Nordeste, há perspectivas favoráveis para que haja mais contratos de longo prazo entre poder público e iniciativa privada. A proposta nessa seção é de apresentar locais de interesse e áreas de atuação dos projetos de interesse, gerando oportunidades de negócios.



Moderador: André Montenegro de Holanda - Sinduscon CE;


Viviane Bezerra – Secretaria de Governo do Piauí

Representante do Governo de Pernambuco

Alex Ribeiro - Representante do Governo do Rio Grande do Norte

Representante do Estado do Sergipe

Alexandre Pereira - Representante da Prefeitura de Fortaleza

Luiz Carlos - Representante do Governo da Paraíba

André Facó - Representante do Governo do Estado (CE)


17h30 – Compêndio e próximos passos

Na última seção do programa, teremos as palavras finais dos organizadores, que apresentarão suas perspectivas sobre os debates e sinalizarão as estratégias locais, dos associados da CBIC, para manter a pauta das PPPs e concessões ativas em suas respectivas áreas de atuação.



Radar PPP e Sinduscon CE



18h - Encerramento

*: programação sujeita a alterações

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".