Pular para o conteúdo principal

Redução de homicídios

O Ceará registrou o sexto mês consecutivo de redução, em fevereiro de 2016, nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - que engloba homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Com a queda de 10% dos índices em comparação com o mesmo período de 2015, o recorte revela o número de 33 vidas salvas no período em todo Estado. Os dados gerais foram apresentados e discutidos hoje pela vice-governadora Izolda Cela durante participação mensal na reunião do Programa “Em Defesa da Vida”, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza.
“Quero me dirigir a todos os batalhões, comandos e órgãos vinculados para parabenizar os esforços das forças de segurança de todo Estado. E, claro, não devemos nos acomodar, comemorar ou lamentar os resultados obtidos. Os resultados só nos dão mais impulso para que possamos trabalhar ainda mais e conquistar melhores resultados”, ponderou Izolda Cela.
Em números absolutos, o Estado registrou 298 CVLIs no mês passado, contra 331, em fevereiro de 2015. Já na Capital, aconteceram 85 crimes no último mês – 39 a menos que os 124 casos registrados em 2015, o que significa redução de 31,5%. O Interior Sul também apresentou diminuição (-12,2%) com 79 casos contra 90, no ano passado. O Interior Norte reduziu 8,0%, passando de 50 CVLIs para 46. A Região Metropolitana de Fortaleza foi o único território com aumento - 88 crimes contra 67, alta de 31,3%.
No ano passado, o Estado do Ceará apresentou queda de 9,5% nas ocorrências e Fortaleza 17%. As diminuições são superiores à meta estadual de - 6% e à meta nacional do Ministério da Justiça, que é de – 5%. Salientado os dados anunciados, a vice-governadora ainda destacou como a transparência dos números ajudam nas ações de segurança do Estado. “Sempre enfatizo nosso nível de transparência na aferição dos dados da SSPDS. Isso é de extrema importância para que possamos tratar da melhor forma as ações de segurança, focadas no que realmente deve ser feito. São através delas que podemos identificar uma melhor solução para algum problema que uma delegacia ou batalhão esteja passando, por exemplo”, salientou Izolda Cela.
A vice-governadora aproveitou ainda para enfatizar as ações realizadas pelas Áreas Integradas de Segurança (AIS). “Temos de ter um olhar para além das metas estabelecidas pelo programa 'Em Defesa da Vida'. Muitas vezes, não foram cumpridas essas metas, mas muito foi feito em um bairro ou município com uma ação exitosa. E são essas ações que merecem destaques, serem tidas como padrão para que possam ser replicados e disseminados entre as outras regiões do Estado”, destacou a vice.
Já o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social, destacou que, para as áreas com os índices de crimes violentos ainda distante da meta, serão feitos destacamentos e uma maior integração entre Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. “Não tenha dúvida que não vamos descansar. Algumas medidas já estão sendo tratadas e ações já estão sendo realizadas já com o objetivo de intensificar ainda mais a segurança nas regiões com índices elevados. Nosso trabalho está focado em levantamentos da inteligência e em dados e análises estatísticas e criminais que são repassados para os responsáveis pelas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs)”, disse o secretário.
Participação de representantes da Justiça Federal
Para a reunião, foram convidados ainda o diretor do Foro da Justiça Federal do Ceará, Bruno Carrá, e a juíza da 14ª Vara, Niliane Meira. Destacando as ações do Programa e do Pacto por um Ceará Pacífico, a juíza Niliane Meira reforçou a importância das reuniões mensais e da participação dos três poderes e sociedade civil para a melhoria da segurança do Estado. “Nós, da Justiça Federal do Estado, queremos sempre essa aproximação e estamos sempre abertos a participar, contribuindo para troca de experiências, sugestões e criticas. Essas informações são valiosas para o interesse do público e dos órgãos, dando-nos a tranquilidade de entender melhor as diversas ações feitas para coibir qualquer tipo de criminalidade”, proferiu a juíza.
Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade
Antes da reunião, Izolda Cela compareceu ao encontro dos participantes do projeto “Saúde, Bombeiros e Sociedade”, iniciativa voltada para inclusão de pessoas da terceira idade em atividades físicas, motoras e de saúde mental. “Soube da disposição, disponibilidade e energia que todos vocês têm para se dedicar a este projeto. Envolvendo todos dos bairros onde moram e contagiando para que tenha um estilo de vida mais saudável. E é isso que nós precisamos para entrar nos diversos campos de ação para segurança pública. Estamos agregando diversas forças e aliados, inclusive os grupos da sociedade civil que possa prestar algum tipo de colaboração. Por isso, tenho a convicção que todos vocês são um dos parceiros importantes para aliar ao nosso desafio de fazer um Ceará ainda mais pacífico”, encerrou a vice-governadora.
O encontro do Projeto faz parte de uma série de reuniões feitas pelo Conselho de Comunitário de Defesa Social (CCDS), em que se agregam as principais lideranças de bairros para a discussão das ações de segurança pública em sua localidade. Neste sábado (5), o CCDS terá um encontro com o governador Camilo Santana, pela manhã, no Palácio da Abolição, para o recebimento de sugestões e propostas dos integrantes do Conselho.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".