Pular para o conteúdo principal

Terra da Luz


“‘Terra da Luz’, epíteto dado ao Ceará por ser o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão negra, é também uma referência direta à radiante luz do sol que abrasa e faz cintilar uma região surpreendente pela natureza e pela intensidade do seu povo. É isso que o livro "Ceará Terra da Luz" desvenda, com a magia da fotografia, uma arte feita de luz e sombra, enigma e revelação, sonho e realidade. Com texto de abertura da escritora Ana Miranda, a 4ª edição do livro celebra os 20 anos dessa obra de referência que nasceu pelas mãos da administradora, editora e também curadora, Patricia Veloso. O volume inédito será lançado no próximo dia 28, na Livraria Cultura, a partir das 19h, com a presença do Secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos, e de outros convidados que também contribuíram nessa trajetória. O livro recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Teve patrocínio da Coelce, empresa colaboradora desta iniciativa desde a 1ª edição, e foi realizado pela Terra da Luz Editorial. A entrada é gratuita.

Ao percorrer as 204 páginas da nova edição, o leitor terá acesso não só a história e cultura do povo cearense, mas a expressão de vida, suor, alegrias, criatividade e beleza de um nordestino que reside em uma terra de paisagens encantadoras, lugares antagônicos e de cultura singular. Atualizada e revisada, a publicação aborda também aspectos urbanos e sociais, como o patrimônio histórico, o potencial turístico, as dinâmicas da economia, possibilidades de investimentos e negócios. Com uma coleção de aproximadamente 400 imagens, a obra oferece uma viagem inesquecível de aprendizado e deslumbramento por uma região de contrastes e costumes marcantes, com suas características inconfundíveis de terra hospitaleira.

 Ao lançar a primeira edição, em 1996, Patricia Veloso trouxe também ao povo cearense, o primeiro livro de referência sobre o Ceará, em que a linguagem visual é destaque. Em sua 4ª edição, a obra mantém o mesmo propósito: o de valorizar e divulgar o potencial do nosso Estado. O livro é dividido em cinco capítulos que contextualizam, individualmente, traços da história, a capital Fortaleza, o litoral, as serras e os sertões, em imagens de 16 renomados fotógrafos. Adjacir Cidrão, Alex Uchôa, Alexandre Lonngren, Carlos Eduíno, Chico Albuquerque, Ciro Albano, Dário Castro Alves, Falcão Júnior, Gentil Barreira, Janus Lonngren, Jarbas Oliveira, Leo Francini, Leo Kaswiner, Mário Neto, Maurício Albano e a própria Patricia Veloso são os profissionais que assinam as belas e singulares fotografias.

Com redação rica em detalhes históricos, e de forma descontraída e leve, a jornalista e escritora Angela Barros Leal, responsável pelos textos de todas as edições do "Ceará Terra da Luz", conseguiu detalhar a grandiosidade e beleza do Ceará nas mais de duzentas páginas da publicação, dando um suporte às imagens utilizadas.

 O primeiro capítulo, Quatro Séculos de Ceará, traz o Saara (primeiro nome dado ao Estado)  de 1603, quando chegava aqui a primeira comitiva colonizadora. Um passado lembrado por imagens de memorável caráter histórico, com textos enriquecedores sobre as batalhas e disputas ocorridas, além de expor como o Ceará administrava sua economia. No capítulo, Fortaleza, Vila do Forte, é mostrada a história da capital e seus primeiros bairros, o movimento pujante dos fortalezenses, além das ruas, fábricas, monumentos e praças com imagens panorâmicas. Em Litoral, Sol e Sal, vemos um Ceará colorido, rico e de paisagens paradisíacas. Neste capítulo, apreciamos o litoral cearense de ponta a ponta, sua gente, produtos, costumes e tradições, ao mesmo tempo em que podemos conhecer as cidades litorâneas e suas individualidades. Já em Nas Serras, o Céu na Terra, cultuamos o frescor verde de nossas serras, o paraíso de nossas cachoeiras, o encanto dos jardins e flores. Por fim, o capítulo Sertão do Ceará, expõe a braveza do nordestino calejado pela luz quente do sol, o personagem do vaqueiro, a religiosidade enraizada, e o ‘oásis no deserto’, contrastando com fotografias da rica agricultura cearense, chapadas, rios e a modernidade das cidades.

Para Patricia Veloso, a 4ª edição vem confirmar o desejo de todos que apoiaram e participaram do projeto, o de perpetuar e dar visibilidade ao patrimônio natural e cultural do Ceará. “É necessário nos apropriarmos do que temos e do que somos. Esse livro reafirma a cultura de um povo rico e vigoroso. O Ceará Terra da Luz é uma expressão do cearense, um documento que evidência incontestáveis bens do nosso patrimônio, da nossa história e essência”, ressalta a editora e fotógrafa.
Os livros serão comercializados nas principais redes de livrarias, na Imagem Brasil Galeria  pelo site: http://terradaluzeditorial.com.br/, e também na loja da Câmara Cearense do Livro,  recém inaugurada no Aeroporto Pinto Martins, Portão A - 1° Piso, próximo ao portão de embarque. 

Serviço
Lançamento da 4ª Edição do livro Ceará Terra da Luz
Data: 28 de junho (terça-feira)
Local: Livraria Cultura – Shopping Varanda Mall. Av. Dom Luís,1010 - Aldeota – Fortaleza, CE
Horário: a partir das 19h

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".