Pular para o conteúdo principal

Meio Ambiente

Artur Bruno e João Borges plantam a primeira muda no Tancredo Neves

Reflorestamento no Cocó é iniciado pelo Tancredo Neves
Mais de mil árvores, de 15 espécies nativas, desde sexta (15/7), darão lugar a um espaço de mais de um hectare que era utilizado como depósito de lixo há mais de 13 anos e degradavam as margens do rio Cocó, que corta Fortaleza. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Unimed Fortaleza, iniciou hoje uma ação conjunta que visa trazer à população do Tancredo Neves conscientização ambiental e o convívio adequado com o rio e sua mata ciliar.
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, lançou a primeira fase do projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental, dentro do Programa Ceará Mais Verde, promovido pelo Governo do Estado, contendo ações estratégicas para a redução do desmatamento. Também falou da importância de equipamentos de lazer nessas áreas, destacando o cuidado da comunidade com o local. “Essas áreas precisam de equipamentos de encontro, esporte e lazer onde a comunidade possa usar e se orgulhar. Isso vai vir com o lançamento do Concurso de Ideias, que irá equipar diversos bairros próximos ao Parque Estadual do Cocó”. Dentro do programa Ceará Mais Verde, no tocante à produção de mudas, o objetivo é chegar ao plantio de 90 mil nos rios Pacoti, Ipuçaba e Cocó até o final do ano.
A Unimed Fortaleza, por meio de seu presidente, João Borges, afirmou o compromisso com a comunidade assinando o Termo de Cooperação Técnica, no qual consta a atribuição de cuidar daquela área e das árvores plantadas durante dois anos, permitindo o sequestro de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás, combatendo o efeito estufa.
Na oportunidade, houve várias ações de utilidade pública, informativas e de serviço. Técnicos da SEMA distribuíram espécies de mudas nativas e a Unimed Fortaleza realizou aferição de pressão arterial, orientação sexual, trabalho com endemias (dengue, chikungunya etc.), serviços de saúde bocal e distribuição de kits para cuidados básicos.
 
Crianças do Planalto Ayrton Senna passeiam de barco pelo Cocó
O dia começou bem cedo para as crianças que participam do projeto de capoeira infantil da Associação de Mulheres do Planalto Ayrton Senna, que na última quarta-feira, 13/07, realizaram passeio de barco no Rio e percorreram as trilhas do Parque Estadual do Cocó.
As crianças conheceram um pouco da flora e da fauna que está presente no Parque, além de serem orientadas sobre a importância da preservação do meio ambiente pelos educadores ambientais.
Estas atividades fazem parte da programação de férias do parque gerenciado pela SEMA, que oferece uma programação especial para a garotada, que vai desde o passeio de barco, passando pelas trilhas, até sessão de cinema infantil com debate sobre meio ambiente.

clique aqui para ver galeria de fotos

SEMA tem estande na Expocrato
A Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, por meio da equipe do Parque Estadual Sítio Fundão e da Semace – DICRA, dividem um estande durante a 65ª Expocrato, no período de 10 a 17 a julho, na principal feira do agronegócio no Estado do Ceará e dos maiores eventos do Nordeste acontece na cidade do Crato, região do Cariri, no Parque Pedro Felício Cavalcanti.

O estande está localizado no bloco do Governo do Estado e possibilita que os produtores rurais e frequentadores da feira A receberem material educativo nas áreas de resíduos sólidos, A3P, educação ambiental e Unidades de Conservação. Integrante desse último ponto, o Parque Estadual Sítio Fundão, UC localizada em Crato, nas proximidades da Grendene, abriga edificações históricas e uma beleza natural que vale a pena conhecer.
Com a Semace, os visitantes podem esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR, licenciamento ambiental e denúncias contra crimes ambientais.

O visitante ainda pode receber a doação de mudas nativas, frutíferas e medicinais produzidas no Viveiro de Mudas do Crato.

Maiores informações pelo tel. (88) 3523 8404 ou e-mailpares.sitiofundao@gmail.com.
Oficina ensina a sistematizar relatórios sobre agrotóxicos 

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, realiza nesta segunda (18/07), no Parque Estadual Botânico, a Oficina de Sistematização dos Relatórios de Fiscalização Integrada de Agrotóxicos, em parceria com o Instituto Federal de Educação – IFCE.
Essas ações vêm sendo realizadas desde 2013, envolvendo várias instituições como: ADAGRI, SEMACE, SFA/MAPA, SESA, SEFAZ, SRTE – CE, MPT, CREA-CE, BPMA e MP por exigência do Ministério Público (MP), porém, a partir de 2016, estão sob a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo da ação é otimizar esforços para identificar as irregularidades como também inibir as infrações no comércio e uso de agrotóxicos e destinação inadequada de embalagens vazias.
A iniciativa prevista no Plano Estadual de Agrotóxicos, elaborado em 2010, pela SEMA, subsidia a construção de Políticas Públicas voltadas para o disciplinamento, controle e monitoramento da utilização de agrotóxicos no estado do Ceará. Espera-se que a parceria com o IFCE contribua com a construção de um documento que contemple todos os aspectos referentes a essa rica experiência, demonstrando, também, todo o esforço institucional coletivo desprendido pelo poder público no enfrentamento dessa problemática, cuja gravidade repercute no meio ambiente e saúde dos trabalhadores e população em geral.
SEMA e UFCA discutem cronograma de ações do convênio
Na manhã de 14/7, na Universidade Federal do Cariri (UFCA) a gerente do Parque Estadual Sítio Fundão, Rose Feitosa e o monitor ambiental Alexandre Sinézio, reuniram-se com Cláudia Araújo, da Coordenadoria de Extensão, Augusto de Oliveira, da Coordenadoria de Administração e Fanca Santos, da Coordenadoria de Cultura, para discutir a execução de ações para o Parque Estadual Sítio Fundão previstas no convênio firmado entre a SEMA e UFCA.


Ler mais
Artur Bruno participa da reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente
O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, participou (13/7), em Brasília, na sede do IBAMA, da 122a Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA ). A abertura foi realizada Ministro de Estado do Meio Ambiente , Sarney Filho. Na pauta: Política Nacional sobre Mudança do Clima e os Compromissos do Brasil à Luz do Acordo de Paris; Relatório de Gestão de Florestas Públicas e Balanço da Implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR); e Combate ao Aedes Aegypti e a experiência da Sala Nacional de Coordenação e Controle.
Técnicos da SEMA fazem reconhecimento do Riacho Ipuçaba
Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA estiveram em Ipu na última segunda e terça-feira (11 e 12/7) para fazer o reconhecimento dos principais trechos do riacho Ipuçaba e apresentar à comunidade o Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará.
Durante os dois dias, foram visitados mais de 12 trechos do riacho, incluindo as áreas de nascentes. Segundo o biólogo da SEMA, Carlos Henrique Costa, o objetivo do trabalho de campo foi identificar o estado de degradação da mata ciliar e das nascentes para elaboração de diagnóstico dos principais problemas que interferem na dinâmica hídrica do Ipuçaba.
Além da visita técnica, foi realizada, também, uma reunião com proprietários de terras, moradores e instituições ligadas ao meio ambiente para apresentação do projeto de reflorestamento que prevê ações no riacho Ipuçaba.
A próxima atividade a acontecer em Ipu serão os cursos de educação ambiental a serem realizados pela empresa AMBIENTAGRO no mês de agosto.
 
Projeto Aflorar reune estudantes na ARIE do Sìtio Curió
O Projeto Aflorar do Sesc, em parceria com a SEMA, que visa à efetivação de projetos de educação ambiental e atividades lúdicas para alunos de escolas publicas inseridas no entorno e no contexto das unidades de conservação, encerrou, dia 12/07, as atividades do semestre na ARIE do Sítio Curió. Foi uma manhã muito proveitosa, onde os estudantes do Liceu de Messejana e participantes do projeto relataram um pouco sobre as experiências vividas durante as atividades, como também sobre as ações que serão feitas futuramente nesse projeto. A ação contou com a responsável pelo projeto Clarice Araújo, com a gestora da unidade Izaura Lila e com a Sra. Janet Girão, responsável pelo Instituto Natureza Viva.
 
Cine Cocó recebe jovens da comunidade "Quadras"
Nesta quarta-feira, 13, às 19h, educadores ambientais do Parque Estadual do Cocó receberam jovens da Associação de Moradores do Tancredo Neves (COTAN), grupo de jovens da comunidade "Quadras" e demais visitantes, para a exibição da animação "Procurando Nemo", no Cine Cocó. Na ocasião, o público pôde participar de uma palestra com a temática "Lixo nos oceanos" e de jogos educativos sobre medidas de controle ao mosquito Aedes aegypti. A programação de férias do Cine Cocó conta com a exibição de animações e ações de educação ambiental no período noturno, das 19 às 21h, sempre às quartas-feiras.
Durante a primeira quinzena de julho diversas atividades ocorreram na comunidade, como oficinas de plantio de mudas, confecção de ecopuff, educação ambiental sobre resíduos sólidos, ações de limpeza de resíduos sólidos e rodas de conversa com a comunidade sobre meio ambiente.
Ministério Público percorre trajeto do Rio Cocó da Washington Soares até a foz
O titular Alessander Sales, do Ministério Público Federal, e a procuradora Jacqueline Faustino, do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente e Urbanismo do MPE, percorreram (13/7), pela manhã, o trajeto do rio Cocó que vai da Washington Soares até a foz, em Sabiaguaba. Eles foram acompanhados pelo secretário adjunto da SEMA, Fernando Bezerra, além de representantes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) de Fortaleza e PM ambiental.
O técnico da SEMA Leonardo Borralho, que acompanhou as autoridades no trajeto, explicou que o intuito foi mostrar a realidade do rio e as comunidades residentes em seu entorno. “Desta forma, eles têm a oportunidade de viver a experiência ao vivo, vendo os problemas in loco”. Segundo publicação de Sales no Facebook, o passeio foi "um espetáculo de beleza natural. Um rio lindo, margens arborizadas, um mangue riquíssimo, enfim, uma das áreas mais bonitas que eu já vi, dentro da cidade de Fortaleza. Inacreditável".
O procurador ainda mencionou a criação definitiva do Parque do Cocó, ação do governo Camilo Santana que está sendo gerenciada pela SEMA: "que venha logo para preservar este rio e todo este ecossistema para a presente e as futuras gerações de fortalezenses e turistas que visitam nossa cidade".
SEMA participa da 75ª Reunião Ordinária da Abema
O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, representou a SEMA-CE na 75a. Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Ele foi acompanhado pelo superintendente da Semace, Ricardo Araújo. O evento ocorreu na tarde de terça, 12 de julho de 2016, no Hotel Aracoara, em Brasília-DF.
Na pauta, além da participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), houve apresentação de ferramentas de gestão ambiental desenvolvidas pela SEMA-PA que vão desde uso, comércio e transporte de produtos florestais, até o Programa de Regularização Ambiental – PRA, implementado, com vista a discutir e trocar experiências.
Foram discutidas propostas de alteração do Estatuto da Abema, questões ligadas à prática de Licenciamento Ambiental e apreciação da pauta da 122ª Reunião Ordinária do Conama, evento que ocorre nesta quarta, dia 13 de julho. “É uma excelente oportunidade para trocarmos experiências que permitam maior efetividade das políticas de meio ambiente, além de tomarmos conhecimento dos avanços no âmbito nacional”, explicou Bruno.
Oito praias concorrem à Certificação Praia Limpa
Comissão Técnica do Projeto Orla reuniu-se, na tarde de quarta-feira, 13/07, na Secretaria do Meio Ambiente,SEMA, para definir o grupo que fará a avaliação documental e as visitas aos municípios inscritos para fazerem jus a certificação Município Praia Limpa. Ocorreram oito inscrições das seguintes praias: Lagoinha, em Paraipaba; Jericoacoara, em Jijoca; Maceió, em Camocim; a Barra, em Itarema; Morro Branco, em Beberibe, Barra Nova, em Cascavel; Cumbuco, em Caucaia e a Praia de Iracema, em Fortaleza.
A avaliação ocorre em duas etapas. A primeira, nos meses de agosto e setembro refere-se a checagem das documentações e, a segunda, que ocorrerá após as eleições, em outubro e novembro com a visita aos municípios participantes. Para a entrega da certificação, a Secretaria do Meio Ambiente observa as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa, em cada praia.
"O objetivo da Certificação Praia Limpa é estimular o cuidado com as praias e desenvolver o turismo que é uma das grandes atividades econômicas do Estado", reforça o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.
Outro pré-requisito para receber a Certificação Praia Limpa é a participação no Projeto Orla, uma ação do Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente, que busca o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.
Pedra da Risca poderá ter gestão compartilhada
Com o objetivo de discutir projetos de caracterização e diagnóstico ambiental do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio, como também propostas de novas parcerias entre a Universidade Federal do Ceará e a Secretaria do Meio Ambiente, ocorreu, em 11/07, uma reunião entre a gestora do Parque, Izaura Lila, com o professor Miguel Sávio e o técnico Pedro Bastos, no Instituto de Ciências do Mar – Labomar. A ideia é que seja feita uma gestão compartilhada do Parque Marinho.
Ceará tem lei que valoriza as espécies nativas
O governo do Ceará, sensível à preocupação dos ambientalistas com relação à introdução de espécies oriundas de outros países no bioma caatinga, que vem fazendo com que nossa Mata Branca perca espaço para as árvores exóticas, sancionou e já publicou, dia 3 de maio último, a Lei Nº 16002, de 02/05/2016, que cria o Programa Estadual de Valorização das Espécies Vegetais Nativas. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) coordena o Programa Estadual de Valorização das Espécies Vegetais Nativas em áreas públicas e privadas, cuja atividade será ainda regulamentada por Decreto Estadual.
O próximo passo é dar ciência às prefeituras acerca da lei. A SEMA também retomará debates com a sociedade civil com o intuito de formular um Decreto regulamentador da Lei. “Além disso”, informa o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, “será editada uma Portaria discriminando quais são as espécies exóticas invasoras”.
Consideram-se espécies exóticas vegetais invasoras aquelas que foram introduzidas de forma voluntária ou involuntária em um novo ecossistema, fora de sua área natural de distribuição, capazes de modificar as dinâmicas de um ecossistema e prejudicar a biodiversidade nativa, com impactos negativos ambientais, econômicos e sociais, e cuja dispersão supera as barreiras geográficas e biológicas que o ambiente impõe.

Como diretriz da Política Florestal do Estado do Ceará, de acordo com o segundo artigo da Lei, será dada ênfase à substituição gradativa das espécies vegetais exóticas invasoras por espécies nativas, de acordo com a tipologia vegetal de cada ecossistema do Estado.

Saiba mais acessando:https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=320056
SEMA apresenta projeto de Reflorestamento no Ipu
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, realizou terça-feira, 12/7, reunião com proprietários de terras e instituições ligadas ao Meio Ambiente em Ipu para apresentar o Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Ceará que prevê para este ano ações ao longo do curso do riacho Ipuçaba e rios Pacoti e Cocó.
O encontro aconteceu às 14h, na Escola Estadual Antonio Pereira de Farias, localizada no distrito de Várzea do Giló. Além da reunião, a equipe técnica da SEMA realizará também, esta semana, reconhecimento das áreas mais degradadas do Ipuçaba como parte das ações do projeto.
SEMA sensibiliza estudantes de Maranguape para uso racional da água
A gestora da Apa da Serra da Aratanha, Izaura Lila, se reuniu com os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos, do Curso de Técnico em Meio Ambiente, e estagiários da Estação de Inovação e Tecnologia – EITA para organizar diversas atividades de Educação Ambiental para a conscientização do uso racional da água, no município de Maranguape. Serão realizadas trilhas, esquetes e blitze ecológicas para promover uma sensibilização sobre a temática da água.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não