Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

    José Maria Melo e Joaquim Rocha (foto André Lima)
  • Jornalista José Maria Melo recebeu, ontem à noite, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) a Medalha Boticário Ferreira.
  • Proposta do vereador Joaquim Rocha.
  • Presenças de:
  • Tom Barros.
  • Carlos Castelo.
  • Padre Neto.
  • Marcos Vieira.
  • Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, Joaquim Rocha disse que os meios e comunicação se revelam como o quarto poder da sociedade. “Desde o advento da imprensa, muito tem se criado para atingir interesses específicos. Sabemos que hoje, as novidades técnicas permeiam o mundo da comunicação e nesse ambiente, onde a tecnologia e designers dominam, surge o jornalista como figura reprodutiva dos acontecimentos. O papel do jornalista é ser transmissor da notícia. Mas o jornalismo se apresenta de forma mecanizada, não sendo agente humanizador a partir da notícia que veicula” observou.
  • “Devemos descobrir a importância do jornalismo e do jornalista para o aperfeiçoamento da sociedade, principalmente no processo de democratização das estruturas vigentes. Considero que a imprensa evoluiu como improntante meio de comunicação e assim incita a classe política a vê-la como instrumento de formação de massa. Eles estão passaram a considerá-la ai como uma forma de alcançar o maior número de pessoas”.
  • Disse, ainda, que a sociedade contemporânea é as vezes uma massa simbiótica para vender notícias. Por isso, entende que o jornalismo deve fugir dessa regra e se pautar pela ética e busca da verdade. “Cabe a esse profissional ir além da simples captação da informação, deve ser uma gente transformador da sociedade e sensibilizar e buscar alternativas para mudar a sociedade.
  • O jornalista, por sua missão, pode ser um agente preponderante para a mudança da sociedade. A preocupação deve ser com o jornalismo sério e que cumpra com sua intencionalidade. É fundamental que encontre essa seriedade e ética. É nesse contexto que surge esse jornalista, hoje homenageado, José Maria Melo, um profissional de estimado valor. Faço aqui uma saudação a sua família, ao seu pai José Pereira Melo e Suzete Pereira Melo, aos seus cinco irmãos, a sua esposa Jânia, seus filhos do primeiro casamento; Adriana, André e Andréa e seus netos”.
  • “Seu amor a Deus, fez com que ele criasse um blog Sagrada Família, que teve mais de 700 mil acessos. Sua filha Adriana diz, que falar de José Maria Melo é falar de dedicação. Nesses 49 anos, sua jornada foi de sonhos e de sucessos. Diante disso é uma honra dedicar a esse profissional a Medalha Boticário Ferreira”, concluiu.
  • Após receber a medalha e o diploma das mãos de Joaquim Rocha, o jornalista José Maria Melo destacou que ao receber a notícia de que seria homenageado se assustou e começou a relembrar sua vida. Disse que na infância pobre, com a perda do pai, teve que começar cedo a trabalhar na Praça do Ferreira, como vendedor. Disse que ao passar diariamente pela sede da Rádio Iracema, decidiu ser jornalista, mas antes foi jogador de futebol pelo Ceará. “Minha mãe foi ao jornal O Povo e pediu um emprego para mim, ao jornalista José Raimundo Costa, que perguntou o que eu sabia fazer. Então ela disse que eu era jogador de futebol. Ele concordou em me empregar, desde que eu jogasse pelo Fortaleza”.
  • Trabalhei na parte administrativa e na redação do jornal O Povo, com apoio do Alan Neto. No dia primeiro de julho de 1969 comecei a trabalhar no Aeroporto, cobrindo os políticos e empresários. “Naquele dia, chovia muito e entrevistei o governador na época. Em outra entrevista, com o governador do Maranhão, José Sarney, descobri que o coronel César Cals seria o governador do Ceará. Essas e tantas outras grandes notícias eu pude divulgar, sempre com zelo e cuidado”.
  • Quero agradecer “in memoriam” ao José Raimundo Costa, aos meus irmãos Mauri Melo e Valdo Melo e o Sistema Verdes Mares onde estou há vinte e nove anos. Agradeço também a Deus e a Nossa Senhora que sempre estão juntos desse filho. Um agradecimento especial a minha mãe que se foi neste ano, e ao meu pai que partiu cedo para a vida eterna. Eu continuou no Aeroporto garimpando notícias para minha Coluna Vai-e-Vêm. Muito obrigado a todos presentes e aqueles que por motivo de força maior não puderam comparecer”, finalizou.
  • José Maria Melo é jornalista, radialista, licenciado em Teologia, um cristão que busca difundir a mensagem da paz. Atua como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão ao lado da esposa Jânia, sob o calor dos três filhos e amados netos.
  • No Diário do Nordeste (colunista), TV Diário e na Rádio Verdes Mares (810), repórter e acompanha personalidades e fatos no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
  • Quarenta e nove anos de uma profissão iniciada no O Povo.
  • "Tornou-se patrimônio do aeroporto Pinto Martins, colecionador de histórias e proprietário de memórias inestimáveis. Um profissional de elevado valor. Criador e responsável pelo Blog da Sagrada Família blogdasaqradafamilia.blogspot.com.br, que conta mais de 700 mil acessos e é voltado para divulgação dos eventos e doutrina da Igreja Católica".
  • Com o site da CMFor: www.cmfor.ce.gov.br (Marcelo Raulino).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".