Pular para o conteúdo principal

Ceará Jazz nas sextas 23 e 30

O baterista alemão David Krebs e músicos do primeiro time da cena instrumental cearense fazem na próxima sexta-feira, às oito da noite no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, show especial em tributo ao baterista norte-americano Art Blakey. Com entrada franca e com direito a bate-papo com os músicos às seis e meia da noite, o show faz parte do festival "Ceará Jazz Series - Temporada Permanente de Jazz", que vem reunindo grandes públicos em apresentações em homenagem a lendas do jazz como Miles Davis, Dave Brubeck, Chet Baker, John Coltrane e Thelonious Monk e retorna neste mês de setembro, com dois novos shows, nas sextas-feiras, 23 e 30. Os ingressos são distribuídos nas bilheterias do Dragão, a partir das cinco da tarde do dia de cada show.
Com sua proposta de oferecer ao público novas oportunidades de contato com grandes obras da história do jazz e, ao mesmo tempo, com a excelência da cena instrumental cearense, ressaltando o talento, o virtuosismo e a criatividade dos músicos de nosso Estado, o Ceará Jazz Series promove nesta sexta (23), um show em tributo a Art Blakey & The Jazz Messengers, com o aplaudido baterista alemão David Krebs ao lado de Edson Távora Filho (piano), Marcio Resende (saxofone tenor), Ricardo Abreu (trompete, da banda do cantor e compositor Raimundo Fagner), Iury Batista (contrabaixo acústico). Já no dia 30 acontece o show "Lady Sings the Blues", com a cantora cearense Idilva Germano revisitando esse antológico disco e outras canções da carreira de Billie Holiday.
Com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os dois shows terão entrada franca, com ingressos distribuídos na bilheteria do Dragão, a partir de cinco da tarde do dia de cada apresentação. O primeiro show, nesta sexta-feira (23), recriando o antológico disco "Art Blakey & The Jazz Messengers - The Big Beat", lançado pela célebre gravadora Blue Note em 1960, registrando as performances do grande baterista ao lado de ninguém menos que Wayne Shorter (saxofone tenor), Lee Morgan (trompete e flugelhorn), Bobby Timmons (piano) e Jymmie Merrit (contrabaixo acústico).
O álbum, um dos mais conhecidos da trajetória de Art Blakey e da história do jazz, em particular do bebop, se destaca também pelas composições de Wayne Shorter, como "The chess players", "Sakeena´s vision" e "Lester left town". Traz também um dos maiores standards norte-americanos de todos os tempos, "It´s only a paper moon", revisitado pelo quinteto de mestres, fechando o disco que será recriado na íntegra no palco do Teatro Dragão do Mar, pelo grupo capitaneado pelo baterista alemão David Krebs, de há muito radicado em Fortaleza, onde se destaca como um dos maiores representantes da cena jazzística local.
"Esse disco do Art Blakey, 'The Big Beat', teve uma grande influência sobre mim, tanto no meu modo de tocar, quanto no meu amor pelo jazz. Ouvia discos como esses em casa, desde criança, e é uma honra poder compartilhar com o público cearense esse trabalho tão especial, recriando o álbum no palco, tocando todas as músicas do disco no Teatro do Dragão do Mar, em mais um show do projeto Ceará Jazz Series", destaca o batera David Krebs.
"Todos estão convidados. Será uma honra revisitar esse disco e recriá-lo ao lado de alguns dos melhores músicos brasileiros, grande representantes da nossa cena musical", complementa o baterista.
Assim como é característica no Festival Ceará Jazz Series, o show será precedido de um bate-papo, às seis e meia da noite, também no Teatro do Centro Dragão do Mar e com entrada franca, sobre o artista e o disco homenageados. Uma oportunidade para contato direto entre público e músicos, em atmosfera de bom-humor e informalidade, em uma atividade de formação e informação, em mais um diferencial do projeto. 
Dia 30 Idilva canta Billie Holiday
Já na sexta-feira (30), o Ceará Jazz Series leva ao Teatro do Centro Dragão do Mar o show "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday". Será um reencontro da grande intérprete cearense com o repertório da diva norte-americana, revisitado por Idilva no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em 2001. De lá para cá, Idilva lançou um dos mais esmerados e aplaudidos discos da história da música cearense, o CD "Urbanita", e se dedicou a outros projetos, retornando mais recentemente aos palcos, justamente na edição do Ceará Jazz Series em dezembro de 2015, também no Teatro do Centro Dragão do Mar.
Novos shows e parcerias musicais depois, o momento é de consolidar o reencontro de Idilva Germano com o público cearense, através do retorno a um dos repertórios mais admirados pela intérprete, que tem Billie Holiday entre suas maiores influências. "Billie é uma grande inspiração para muitas cantoras. Para mim, que tenho um trabalho muitas vezes situado entre o jazz e a música brasileira, a influência da musicalidade dela é muito forte e especial", testemunha Idilva Germano, apontando que partiu de canções do disco "Lady Sings The Blues", de 1956, mas também selecionou para o show faixas de outros álbuns de Billie.
"São tantas músicas incríveis e de interpretação tão rica, que seria muito difícil focar exclusivamente em um disco. Mas partimos do 'Lady Sings The Blues' e trazemos mais algumas surpresas para o público, revisitando também outros discos", aponta Idilva Germano, que interpretará no Teatro Dragão do Mar, na sexta-feira, 30/9, clássicos como "Autumn in New York", "Body and soul", "Love is here to stay", além da faixa-título, "Lady Sings The Blues".
No show da sexta-feira (30), Idilva Germano estará ao lado de um grupo formado por nomes do primeiríssimo time da música cearense: Luciano Franco (guitarra, violão e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).
SERVIÇO
Ceará Jazz Series - Temporada permanente de jazz.
- Show "Tributo a Art Blakey & The Jazz Messengers". Com David Krebs (bateria e bandleader), Marcio Resende (saxofone tenor), Ricardo Neto (trompete), Edson Távora Filho (piano) e Iury Batista (contrabaixo acústico). Sexta-feira (23), às oito da noite, no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA. Às seis e meia da noite tem bate-papo com os músicos, sobre o disco "The Big Beat", de Art Blakey, também com entrada franca.
- Show "Lady Sings The Blues - Idilva Germano canta Billie Holyday". Com a cantora cearense Idilva Germano e Luciano Franco (guitarra, violão e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria). Sexta-feira (30), às oito da noite, no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA. Às seis e meia da noite, também com entrada franca, tem bate-papo com os músicos, sobre o disco "Lady Sings the Blues" e a carreira de Billie Holiday.
Realização: Ceará Jazz Series. Apresentação: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Desafinado, Rádio Universitária FM, Quitanda das Artes.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.