Pular para o conteúdo principal

Escola de Cinema do Sertão

A Escola de Cinema do Sertão - projeto desenvolvido pelo Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu - está com inscrições abertas para o curso de edição de vídeos até o próximo domingo (30). No total, são 30 vagas, sendo 20 destinadas a ex-alunos do projeto e 10 para novatos. Para participar do curso, os candidatos devem ter conhecimento teórico sobre montagem ou edição de vídeos, e prática e familiaridade no uso do computador, mesmo que em atividades diversas. O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas presencialmente na Fundação Cultural Quixadá, localizada à Praça Gladson Martins, Chalé da Pedra, das 8 às 12 horas.
Após as inscrições, ocorre o processo de seleção, com divulgação dos selecionados em quatro de novembro, durante a Avant Première dos curtas-metragens da última turma do projeto Escola de Cinema do Sertão. As aulas acontecem a partir de sete de novembro, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Quixadá.
O curso, com duração de 120horas/aula, será ministrado pelo professor Rui Ferreira, carioca que atua no cenário audiovisual cearense há 25 anos e que traz como experiência de ensino na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Instituto Dragão do Mar e na Escola Porto Iracema das Artes, dentre outras organizações e empresas.
O objetivo da Escola de Cinema do Sertão é a formação de editores com experiência na estrutura de peças audiovisuais nos mais variados formatos – sejam essas institucionais ou comerciais, nos gêneros documental, ficcional ou experimental. O curso proporciona, então, acesso ao conhecimento das principais técnicas de edição de conteúdo, com destaque para a compilação, preparação e avaliação do material a ser editado e a criação da estrutura de edição a ser implementada. Além disso, revela a história da edição e dá noções básicas de finalização, que consiste na correção das cores e na correção e equalização do som.
As aulas práticas são desenvolvidas na primeira parte do curso, através de revisões e reedicões de vídeos produzidos pela Escola de Cinema do Sertão, resultado da realização de três cursos profissionalizantes em cinema e audiovisual desenvolvidos e ministrados nos últimos três anos. Complementando as aulas práticas, a parte final do curso consiste na edição de quatro vídeos institucionais sobre o tema “Escola de Cinema e o Audiovisual no Sertão Central”. Com material de bastidores, fotos e vídeos de celular, além de depoimentos de alunos, a proposta é produzir e editar vídeos no formato institucional documental com quatro estilos diferentes de montagem ou quatro enfoques diversos sobre o mesmo tema, com o mesmo material.
“Essa é a concretização de um antigo desejo de todos nós que fazemos a Escola de Cinema do Sertão: garantir a realização de um dos cursos de maior demanda em todo o interior do Ceará”, comemora o produtor cultural Adriano Souza, fundador do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu. “Para os nossos jovens, essa é a oportunidade de ir além da formação técnica e adquirir competência profissional, seja para atuar no mercado de trabalho ou para desenvolver projetos autorais. Essa é a missão da escola de cinema”, conclui. Para realização do curso, o instituto conta com o patrocínio da Enel, empresa controladora da Coelce.
Sobre a Escola de Cinema do Sertão – Realizado pelo Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu, o projeto Escola de Cinema do Sertão atua com formação técnica e produção audiovisual desde 2012, especialmente em Quixadá. O projeto já possibilitou formação a mais de 300 jovens no Sertão Central do Ceará, e produziu 17 curtas-metragens em animação, documentário e ficção, com temáticas diversas, dentre estes, patrimônio, cultura, meio ambiente, utilização consciente dos recursos naturais (água), comunidade quilombolas etc.
Além dos benefícios artísticos e sociais, outra questão que justifica a profissionalização na área cinematográfica no sertão central, é o fato da região ser de fato um potencial para produções cinematográficas que, geralmente, trazem profissionais de Fortaleza ou de outras capitais brasileiras. Com a implementação do projeto Escola de Cinema do Sertão, a região passa a dispor de profissionais qualificados nesta linguagem artística, contribuindo para mudar essa realidade da realização audiovisual cearense.
Sobre o professor Rui Ferreira - Carioca radicado no Ceará há 28 anos, há 25 atua no audiovisual cearense. Produtor e diretor de curta-metragem e curta de animação, nos últimos 15 anos fixa-se como montador e editor de peças audiovisuais de conteúdo cultural; ficção, documentário e clipe musical, com mais de 200 peças montadas nos mais diversos formatos. Trabalhou por vários anos apoiando projetos de produção, difusão e formação de núcleos de audiovisual no interior.
Em Fortaleza, atuou em cursos de audiovisual no terceiro setor e em outras instituições como: Incra, TV Ceará, Unifor, Instituto Dragão Do Mar, Sebrae, Escola Porto Iracema das Artes, tendo participado da formação de diversos profissionais que hoje atuam no mercado do audiovisual nacional.
Atualmente trabalha desenvolvendo documentários para o departamento de projetos especiais da TV O Povo, com a produtora Usina de Entretenimentos, e como freelancer na montagem de filmes independentes. Seus últimos trabalhos são três longa-metragens: “A Lenda do Gato Preto”, do diretor Clébio Viriato Ribeiro; “Rita de Redenção – A Santa das Causas Impossíveis”, de Cássio Araújo; e “A Rainha e seus Reis de Barro”, de Marivalda Kariri.
SERVIÇO
ESCOLA DE CINEMA DO SERTÃO
Curso de Edição – Inscrições abertas
Data: Até 30/10 (domingo)
Local: Fundação Cultural de Quixadá (Praça Gladson Martins, Chalé da Pedra).
Horário: Das 8 às 12 horas.
Informações:
Adriano Souza (88) 9.99326025
Iris Freitas (88) 9.99508954
Antônio Castelo (88) 9.9655.4951

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".