sábado, 3 de junho de 2017

Amanhã

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador Camilo Santana assina a regulamentação histórica do Parque Estadual do Cocó, depois de 40 anos de discussões para a demarcação definitiva da poligonal do equipamento. A cerimônia acontece a partir das 9 da manhã de amanhão (4), no Anfiteatro do Parque, e vai contar ainda com a participação do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e de 20 personalidades que serão homenageadas com a comenda "Amigos do Parque", por terem contribuído com o processo de criação, desenvolvimento e regulamentação do Cocó.
São elas:
Ex-governadores Ciro Gomes, Cid Gomes, Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara;
Deputado federal Danilo Forte;
Ex-vereador João Alfredo;
Procurador da República Alessander Sales;
Ggerente de Núcleo de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Renato Aragão;
Ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele; 
Ex-prefeito de Fortaleza, Evandro Ayres de Moura (post mortem);
Ex-deputado federal Adolfo Marinho;
Ex-vereador Samuel Braga;
Tenente da Polícia Militar Francisco de Assis Araújo Garcia;
Professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, Francisco Flávio Torres de Araújo;
Economista João Saraiva; 
Geógrafo e professor titular da Universidade Federal do Ceará, Zé da Silva;
Diretora e proprietária da Escola Vila, Maria de Fátima Limaverde Costa; 
Bióloga e professora aposentada da Universidade Federal do Ceará, Marília Brandão;
Ambientalista Joaquim Feitosa (post mortem);
Geógrafa ambiental Vanda Clandino Sales.

Serviço
Assinatura da regulamentação histórica do Parque do Cocó neste domingo (4)
Data: 4/6/2017, domingo
Horário: 9 horas
Local: Parque Estadual do Cocó (Avenida Padre Antônio Tomás, s/n, Cocó)

Roubo de carga

Equipes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM), por meio do Batalhão de Polícia de Choque e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), deram cumprimento a seis mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva contra investigados envolvidos com roubos de cargas, na madrugada de hoje. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pela 11ª Vara Federal da Seção Judiciária de Fortaleza/CE e 2ª Vara Criminal de Caucaia/CE.
Durante as buscas foram apreendidos veículos roubados, armas, drogas e a quantia de pelo menos R$ 50 mil, havendo indicativo que o grupo participou do recente roubo a banco ocorrido na cidade de Miraíma/CE. Os crimes em apuração são de roubo qualificado, receptação e organização criminosa, com pena de reclusão superior a 22 anos.
A investigação foi iniciada em junho de 2016 em decorrência da notícia-crime trazida pelo setor de inteligência da PRF sobre grupo que estaria agindo contra veículos de carga. No decorrer dos levantamentos constatou-se que boa parte dos caminhões abordados era de transporte dos Correios. A coleta de provas foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), e posteriormente compartilhada para Polícia Federal, considerando os roubos perpetrados contra os Correios.
O grupo atuava abordando veículos de carga nas rodovias de acesso a Fortaleza, sempre com uso de armas de fogo e emprego de violência contra as vítimas. Após a abordagem, os caminhões e motoristas eram levados para local ermo, onde a carga era subtraída. Estima-se prejuízo em torno de R$ 500 mil, havendo vinculação do grupo a pelo menos 20 ocorrências de roubo.

Parque do Cocó

Após 40 anos, o Parque do Cocó será regulamentado neste domingo (4), tornando-se um dos maiores espaços verdes em áreas urbanas do mundo. Com o ato, que será assinado pelo governador Camilo Santana, o parque cearense vai superar, em tamanho, o Parque Ibirapuera, de São Paulo, e o Central Park, de Nova Iorque.

Trilha.jpgO atual projeto vai adequar uma área de 1.571 hectares como Unidade de Conservação de Proteção Integral segundo o Sistema Nacional (Snuc), indicando que o parque deve ser de posse e domínio público. A medida prevê o controle e a preservação do que é considerado o pulmão verde de Fortaleza e dá maior embasamento à atuação da gestão ambiental, policial e de fiscalização e monitoramento da área.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, grupos especializados no tema se reuniram nos dois últimos anos para acelerar o processo de regulamentação do espaço, que atravessou governos e décadas. O Grupo de Trabalho do Rio Cocó (GT Rio Cocó), coordenado pela equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o Fórum Permanente pela Regulamentação do Cocó, que agrupa 25 entidades públicas e não governamentais, foram os responsáveis pelas pesquisas.

“Após os estudos, foram incluídos no projeto, por exemplo, áreas como a Barragem do Cocó e outras áreas nas margens do rio. O governador entendeu que é importante incluir bairros mais populares (no entorno da Unidade de Conservação)”, pontuou Bruno. Ainda segundo o titular da Sema, com o decreto, os laços afetivos da população com a Capital vão se estreitar. “A criação do Parque do Cocó é uma luta que tem 40 anos. É uma conquista da sociedade. Queremos criar um sentimento de pertencimento, de amor ao parque, para que a população possa preservar junto com o governo esse belo equipamento daqui para frente”, enfatizou.


 

Araújo.jpgUm parque de memória e afetos

“Eu chego no Cocó, todos os dias, desde agosto de 1991”, rememora o tenente Araújo, ex-membro do que fora o Pelotão Ecológico, hoje Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Os cabelos grisalhos revelam os quase 26 anos de vida no parque – destes, 23 foram no policiamento do bosque, que também inclui o rio. Aos 53 anos, Araújo atualmente busca manter próxima a vida que habita no mangue. Dele e de quem mais desejar. De terça a domingo, desde início de 2016, o tenente realiza passeio de barco pelo trecho do rio que compreende as avenidas Sebastião de Abreu e Santana Júnior.




 mapa-coco
Segundo Araújo, mais de três mil visitantes já navegaram por ali, conheceram plantas, bichos e sentiram a tranquilidade do parque, com vista para o corre-corre dos carros na Cidade. E o número de pessoas, ele projeta, deve aumentar com a regulamentação da poligonal. “Se ele vem melhorando ao longo do tempo, é possível melhorá-lo ainda mais. Com o decreto agora, ele vai dar o salto de qualidade que merece”, reconhece o oficial, que viu o verde saltar dos tímidos 10 hectares, perímetro do Parque Adahil Barreto, para o que se vê hoje.

O bosque, Araújo acrescenta, não é espaço para problemas. “Sair daqui com qualquer pensamento ruim é impossível”, argumenta. E dialoga consigo: “Gosto de estar aqui. Isso aqui, pra mim, é o paraíso. Melhor local do mundo é o Cocó. Só pretendo sair daqui quando não tiver mais condição de andar. Enquanto tiver, vou estar por aqui”.

 linha-do-tempo-coco2

01.06.2017

Fotos: José Wagner e Ariel Gomes / Governo do Ceará

Caio Faheina
Repórter / Célula de Reportagem

Bares e restaurantes ameaçados

"Existem leis e leis. Umas para o bem, como é o caso da Lei da Gorjeta, que passou a vigorar desde o dia 13 de maio, prevendo que a gorjeta deverá ser agora registrada na carteira de trabalho dos funcionários como parte do salário deles. A legislação regulamenta o setor, preservando tanto empregados quanto empregadores. Mas há outras para o mal, que não refletem as necessidades, que chegam para confundir e, pior, que prejudicam os que são afetados por elas. É o caso da Norma Técnica adotada desde 2012 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que classifica o setor de bares e restaurantes como “comércio em geral”.
Esta norma foi suspensa por alguns meses, por meio de decisão judicial, mas o MTE derrubou novamente a decisão em dezembro do ano passado. Desde então, empregadores e empregados têm sofrido, por serem obrigados a conceder folgas aos domingos no intervalo máximo de três semanas de trabalho. Esta exigência inviabiliza o funcionamento dos estabelecimentos, e ameaça a sobrevivência das empresas, que em grande parte têm sua maior lucratividade nos finais de semana. Isso ocorre porque a norma obriga os estabelecimentos a terem uma equipe de trabalho 40% maior, para obedecerem às escalas de trabalho, o que em muitos casos é inviável economicamente, e até mesmo operacionalmente, porque não encontramos trabalhadores disponíveis para esta demanda, sendo que 99% do nosso setor é composto por micro, pequenas e médias empresas.
Nosso segmento tem características absolutamente distintas do comércio, que naturalmente fecha aos domingos. Por isso, não podemos ser regidos por uma lei que engloba todos os setores no conceito de comércio em geral, quando temos especificidades que precisam ser consideradas.
Não somos comércio, somos serviço. Enquanto todos os demais trabalhadores descansam, nós trabalhamos, e é isso que queremos continuar fazendo, tanto empresários quanto empregados, que são beneficiados pelas gorjetas maiores nos dias de maior fluxo. Num momento de crise como estamos vivendo, com mais 14 milhões de desempregados, não podemos permitir que um setor que emprega quase 7 milhões de pessoas no Brasil sofra desta forma.
Rodolphe Trindade
Presidente da Abrasel-CE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará)".

Arte na Praça

Fortaleza, Martinópole, Penaforte e Redenção recebem hoje (3) mais uma edição do Arte na Praça, realizado sempre no primeiro sábado do mês, de 17 às 19 horas, nos municípios cearenses. A ação integra o Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil e idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. A iniciativa é realizada pelo Governo do Ceará e Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE), com o apoio das prefeituras municipais.
Na capital cearense, a criançada entra no clima junino com a Quadrilha Infantil Chama da Fogueira, além das tradicionais brincadeiras do período como barracas de pescaria, tomba lata e jogos das argolas. Uma estrutura será montada para receber, além das barracas de comidas típicas, outras atrações como o espetáculo de fantoche, espaço Brincando e Pintando e a banda Descoladinhos Mix, que também estão garantidos na programação.
Interior
Na Praça Matriz de Redenção, a programação conta com apresentação artística, pintura facial, Espaço Brincando e Pintando e brincadeiras populares como pula corda, dança das cadeiras, estoura balões e amarelinha. Em Penaforte, atividades recreativas, aula de ginástica infantil, pintura de rosto, pintura em tela, animação com palhaços e biblioteca itinerante, além de show de mágica fazem parte das atrações realizadas na praça Querubina Bringel. Já a garotada de Martinópole recebe contação de história, o espaço Brincando e Pintando, escultura em balão, pintura em rosto, brincadeiras populares e apresentação musical.
Arte na Praça
Até maio de 2017, 51 municípios cearenses foram agraciados com o evento - Fortaleza contemplada 21 vezes, Crato duas e Pacujá duas. O Arte na Praça também esteve em Acopiara, Antonina do Norte, Assaré, Aurora, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Campo Sales, Catarina, Catunda, Caucaia, Cariré, Caririaçu, Carnaubal, Croatá, Eusébio, Farias Brito, General Sampaio, Graça, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Ipaporanga, Itarema, Itatira, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Madalena, Mauriti, Meruoca, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Pacoti, Piquet Carneiro, Porteiras, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro, Santana do Cariri, São Gonçalo, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Tianguá e Varjota.
Serviço
Arte na Praça – Especial de São João
Sábado (3.06)
Fortaleza
Local: Praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota)
Horário: 17h às 19h
Redenção
Local: Praça da Matriz
Horário: 17h às 19h
Penaforte
Local: Praça Querubina Bringel - Centro
Horário: 16h às 18h30
Martinópole
Local: Praça da Matriz
Horário: 17h às 19 horas.

Forró da Praça


Diário do Nordeste

Capa

Obedidade Infantil

Passeio

O Povo

Edição impressa do Jornal O POVO

Nos cinemas

Cartaz_Uma Verdade Mais Inconveniente

Agenda de Camilo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Estadão

Estadão

Radioweb

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Café do Sindieventos


Mulher Maravilha

Recebi e agradeço...

Vacina contra gripe para todos


Ceará em Destaque

Informativo diário do Governo do Estado do Ceará                                Fortaleza, 02 de junho de 2017
Edição Nº 389

INOVAFIT

O governador Camilo Santana assinou nesta sexta-feira (2), em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a liberação de recursos para o edital 05/2016 - InovaFit Fase 2, destinado ao financiamento de projetos inovadores no Estado. A iniciativa conta com investimento na ordem de R$ 6 milhões e beneficiará 22 projetos.                                                                                                              
                                                                                                           Foto: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

O primeiro de junho não marcou só o início dos festejos juninos. Na data, a população do município de Paramoti comemorou também a entrega da Escola Estadual de Ensino Médio Tomé Gomes pelo governador do Ceará, Camilo Santana.
No mês mais nordestino do ano, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estreia, a partir do dia 8 de junho, na Praça Verde. o Forró da Praça, com uma programação que veio para celebrar os mais tradicionais e saudosos estilos do nosso forró.

Leia mais>
Com a presença da vice-governadora Izolda Cela, o Governo do Ceará lançou nesta sexta-feira (2) o Programa de Práticas Restaurativas nos Centros Socioeducativos do Estado, Teatro do Cuca do Mondubim, em Fortaleza.

FOTO DA SEMANA                        Foto: Tiago Stille / Gov. do Ceará
O Governo do Ceará, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), aumentou o número de trens da Linha Sul, em circulação no percurso entre o Centro e os municípios de Pacatuba e Maracanaú. O registro, do fotógrafo Tiago Stille, é da estação José de Alencar, localizada no Centro de Fortaleza.

+ Notícias do dia

Enem 2017

Amanhã, das 8 às 12 horas, acontecerá o Aulão Inaugural ENEM, um evento de lançamento da parceria entre o QG do Enem, empresa de cursos online, e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Através da parceria, as escolas, que já usam a tecnologia de ponta da Google for Education, contarão com um conteúdo completo de preparação para o ENEM – incluindo videoaulas (do básico ao avançado), material de apoio, aulas ao vivo e simulados para medir a evolução dos alunos. Ao todo, serão doadas 2.000 bolsas do QG do Enem.
A parceria é fruto do trabalho de Cláudio Castro da Ensinar Tecnologia, empresa especialista em projetos de inovação com a Google, e foi quem teve a iniciativa de unir escolas engajadas - e com alunos dedicados - ao conteúdo de qualidade do QG do Enem. O Aulão irá reunir professores de peso do QG do Enem, com aulas de Matemática, Química e redação; além de um treinamento para os alunos aprenderem como usufruir ao máximo desse conteúdo.
O Aulão é mais uma das iniciativas do programa “ENEM, chego junto, chego bem”, um projeto do Governo do Ceará voltado para mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para que possam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Para a Diretora Christiane Cruz da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira onde será realizado o aulão, “o QG do ENEM será fundamental na preparação dos nossos alunos. Nossa expectativa é de dobrar o número de estudantes ingressando na Universidade e temos certeza que com o QG do Enem isso se tornará viável. Estamos encantados com o comprometimento do QG do Enem. ”
De acordo com Ana Martini, CEO do QG do Enem, a parceria é uma excelente forma de democratizar o acesso à educação de qualidade. “ É muito inspirador ver a forma como a secretaria, diretoria, professores e alunos trabalham em conjunto e com agilidade para usufruir ao máximo do que temos para oferecer", conta Martini. 
Além do acesso ao melhor conteúdo do QG do Enem, os alunos terão um acompanhamento constante para medir seu desenvolvimento. Serão feitos dois simulados, um em junho, logo após o lançamento oficial da parceria, e um na véspera do ENEM. “Para nós, o que realmente importa é ajudar os alunos a conquistarem a tão sonhada vaga na universidade pública. Com um acompanhamento próximo, tenho certeza que muitos alunos irão realizar este sonho, ” ressalta Ana Martini.
PROGRAMAÇÃO DO AULÃO
DATA: 3 de junho, 2017.
HORÁRIO: das 8 às 12 horas.
LOCAL: Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira. Exclusivo para alunos, parceiros e convidados.
O Aulão Inaugural para o ENEM conta com a participação do time de feras do QG do Enem. A primeira aula será com professor João Roberto Mazzei, que tem o dom de transformar a Química em música. Em seguida, o professor Raphael Torres ensinará que a redação não é dom, mas técnica e treino. Para encerar o Aulão, os alunos vão desfrutar de uma aula de Matemática com o professor Rodrigo Sacramento, que é adorado pelos alunos por saber ensinar conceitos complexos de forma descontraída e objetiva. O aulão também terá um espaço de treinamento, no qual Ana Martini, Christiane Cruz e Claudio Castro, irão capacitar os alunos para usufruírem ao máximo do conteúdo do QG com o objetivo de potencializar a nota no ENEM 2017. 
Sobre o QG do Enem www.enem.com.br
O QG do Enem oferece diversos cursos e serviços com tecnologia de ponta, qualidade e excelência pedagógica na preparação para ENEM e vestibulares.
O QG do Enem é fruto de uma parceria entre a Eleva Educação, empresa dona de 5 entre as 30 melhores escolas no ENEM, e o CERS, instuição reconhecida pela excelência em ensino jurídico a distância no Brasil.

Fórum Fortaleza Sustentável


Na Caixa Cultural

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, suscita inúmeras discussões e questionamentos acerca de como a sociedade tem cuidado da natureza. No Brasil, nos últimos anos, inúmeros episódios de descasos com o Meio Ambiente são noticiados diariamente nos noticiários, como o rompimento de uma barragem na região de Mariana (MG), que despejou no Rio Doce mais de 60 milhões de metros cúbicos de lama tóxica, em novembro de 2015.
O aviador e piloto de paramator, Lu Marini, sobrevoou o local e observou de perto a tragédia, que já é considerada uma das maiores da história do País. Os registros dessa excursão e outras imagens que retratam o meio ambiente e a natureza brasileira, podem ser conferidos na exposição Pelos Ares: 15.042 km de Brasil, na CAIXA Cultural Fortaleza recebe, 5 de junho a 2 de julho de 2017.
A mostra reúne um precioso material obtido pelo piloto Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, em suas expedições por 22 estados brasileiros durante nove anos, entre 2009 e 2016.
Na exposição, que tem a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, o visitante poderá conferir seis temas centrais: Atlântico, Pantanal, Transamazônica, Rio Tietê, Rio São Francisco e Rio Doce. O conteúdo retrata o litoral brasileiro de norte a sul, a vida selvagem no Pantanal, a realidade da rodovia mais polêmica do país, o sofrimento de quem vive às margens de um dos rios mais poluídos do mundo, as diferenças de outro rio com seus encantos e, por fim, aquela que é a maior tragédia ambiental da história brasileira, o rompimento de uma barragem na região de Mariana (MG), que despejou no Rio Doce mais de 60 milhões de metros cúbicos de lama tóxica.
Percursos que somam milhares de quilômetros formados por várias realidades, culturas e ecossistemas. Uma exposição inédita, com surpresas e sensações que seguem além da estética ao possibilitar a análise de questões ambientais, sociais e econômicas do país.
São fotos, vídeos e objetos, além de um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar. Em meio às paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão as histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver, gente que muitas vezes é vítima de descasos sociais e ambientais. Este é, de fato, o objetivo maior da exposição: permitir se colocar no lugar do outro enquanto promove a reflexão e alimenta a busca por um mundo melhor, mais justo e humano.
Uma nova perspectiva do Brasil
Para Lu Marini, o mundo é feito de cores. Sua perspectiva, que já atingiu 5.013 metros de altitude, captou vulcões, rios, florestas, praias, montanhas, caminhos abertos nas entranhas do solo, cidades de aço e concreto, natureza à flor da pele e também descasos e destruição ao meio ambiente.
Junto à emoção e à adrenalina da aventura, a urgência da preservação ambiental é uma constante. Ao mesmo tempo em que essa consciência deslumbra diante de paisagens intocadas pelo ser humano, também desnuda a tragédia que dilacera e atormenta paraísos a serem perdidos no cotidiano indiferente das civilizações. Mas a jornada também é pulsante. Realidades distintas, encontro com pessoas feitas de histórias e lembranças. E muito a se contar e recontar.
No alto, em seu paramotor, Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta. Em terra firme, surgem outras descobertas, o contato com novas maneiras de enxergar e compreender o cotidiano. Personagens que, imersos em sua própria cultura, ganham voz para um público.
“Sempre vou me inspirar nos meus sonhos de infância, no sonho de Dédalo, Ícaro e de tantos homens e mulheres que desejaram cruzar o céu ao lado dos pássaros”, explica Lu Marini. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”, ressalta.
Sobre Lu Marini
Lu Marini nasceu no dia 8 de outubro em Itu, cidade do interior de São Paulo. Administrador de Empresas de formação com MBA em Marketing, consolidou sua carreira profissional nas áreas de Consultoria, Comunicação e Marketing. Com passagem por grandes corporações, fundou a própria empresa em 1990, direcionando suas atividades para marketing e produções. Hoje, atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão, entre eles a série de expedições Rastreando e Pousos e Decolagens.
No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl/México). Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, além de ser instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil.
Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce, transmitidas pelo Fantástico, programa exibido na Rede Globo de Televisão.
Serviço
Exposição: Pelos Ares: 15.042km de Brasil
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: Até 2 de julho de 2017
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h (abertura no dia 4/05, às 19h, com visita guiada com o piloto Lu Marini)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita 
Informações gerais | Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Na Unifor

Até amanhã

A Edição Metamorfose do Bazar La Boutique, que começou ontem (1) e se estende até amanhã (3), no Centro de Convenções, das 10 às 21 horas, recebeu cerca de 7 mil pessoas em sua estreia. Além de atrações para toda a família, como brinquedoteca gratuita, espaço concessionária e espaço gourmet, o Bazar oferece descontos de até 80% em 130 marcas nacionais e internacionais, atraindo pessoas de todas as idades.
Segundo Angelo Bau, coordenador e idealizador do Bazar La Boutique, o primeiro dia de evento confirma o sucesso de unir, em um só lugar, economia e entretenimento. “ O BLB propicia aos seus visitantes uma experiência diferenciada de compras, apresentando diversidade para quem quer renovar o guarda-roupa sem gastar muito, com descontos de até 80% em todos os cartões, além de ampla programação com brinquedoteca gratuita, exposição de moda, espaço concessionária com lançamentos automobilísticos, programação musical, lounges interativos, praça gastronômica, espaço de beleza, disponibilidade de estacionamento privativo entre outras novidades” afirma.

ICMS Ceará

No Ceará, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cresceu 1,5% no primeiro trimestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado. O Estado arrecadou R$ 2,6 bilhões até março. 
No Nordeste, foram arrecadados R$ 17,7 bilhões no trimestre, incremento real de 1,4%. O aumento também foi verificado em outros seis Estados nordestinos: Sergipe (+5,3%), Paraíba (+5,1%), Pernambuco (+4,5%), Alagoas (+2,5%), Rio Grande do Norte (+0,7%) e Piauí (+0,5%). 
O levantamento é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, com dados do Banco Central e Ministério da Fazenda. O estudo completo está disponível no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017
O setor terciário, que congrega atividades de comércio de bens e prestação de serviços, respondeu por quase metade da arrecadação nordestina (44,4%), com crescimento de 6,7%. 
Quanto à perda verificada no Maranhão (-4,4%) e Bahia (-0,5%), a explicação reside na queda da arrecadação dos setores de petróleo, combustíveis e lubrificantes, bem como no setor de energia. 
O setor petrolífero respondeu pela maior variação negativa do Nordeste (-11,8%), com principal queda registrada no Maranhão (-80,4%). E o setor energético vem em seguida (-10,0%), com maior impacto verificado na Bahia (-19,8%).
Em contraponto, os principais picos no setor primário foram obtidos pelos Estados de Pernambuco (+72,9%) e Maranhão (+70,9%). No setor secundário, Sergipe registrou o melhor desempenho (+16,0%), seguido por Alagoas (+13,0%). E o setor terciário, que liderou o crescimento regional, se destacou em Alagoas (+10,1%) e Maranhão (8,0%).
A arrecadação de ICMS no Brasil alcançou R$ 107,7 bilhões no primeiro trimestre, que corresponde a incremento real de 0,2% no período.



MRV

A MRV atua para reduzir os impactos de suas atividades no meio ambiente e adotar iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo nas mais de 140 cidades onde está presente. Para isso, a construtora sempre prioriza iniciativas e materiais que possibilitam economia de recursos nos canteiros e também nos imóveis entregues aos clientes.
Em seus canteiros de obras, a construtora implantou sistema para reaproveitamento da água da chuva e das betoneiras, este último desenvolvido em um sistema de decantação. A gestão de resíduos também é aplicada, possibilitando a segregação correta dos resíduos, descarte adequado e possível reutilização.
A construtora se preocupa em entregar imóveis que possibilitem aos moradores a redução do consumo de recursos naturais como é o caso das descargas com caixa acoplada e sistema dual flush, que chegam a economizar 17 litros por acionamento, caixas para reaproveitamento de água da chuva, que podem ser utilizadas para uso nas descargas do salão de festas e portaria ou irrigação de jardins; os sensores de presença são instalados para garantir a economia de luz, entre outros. Neste ano a MRV dá mais um passo no caminho da sustentabilidade, a empresa vai lançar 30% de todos os seus projetos com energia fotovoltaica, oferecendo energia limpa para os seus clientes. A meta da construtora é que em cinco anos, 100% dos os seus imóveis terão energia fotovoltaica. 
Para o gestor executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da MRV Engenharia, José Luiz Esteves da Fonseca, a preocupação com a implantação de itens sustentáveis nos empreendimentos da construtora é prioridade, ainda mais em tempos que a economia de recursos naturais é fundamental. “Entregamos os residenciais com toda uma estrutura que permite ao morador e ao condomínio uma economia significante em diversas esferas. Todos os itens de economia e sustentabilidade já estão à mão, o que motiva os moradores a colaborarem. Quando o cliente já possui um local apropriado para o descarte de resíduos recicláveis, por exemplo, é muito mais fácil que a coleta seletiva ocorra”, explicou.
Os projetos da companhia ainda atendem a criteriosos programas de qualidade como as certificações PBQP-H nível A e ISO 9001, que regula o gerenciamento adequado do negócio com foco na qualidade do produto e satisfação dos clientes e da ISO 14001 e OSHAS 18001, que são normas de respeito ao meio ambiente e de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Para reforçar a adoção de praticas sustentáveis na companhia, a MRV ainda criou o selo “MRV + Verde”, que certifica o empreendimento que atender a 17 recomendações obrigatórias e o selo “Obra Verde MRV” que certifica o canteiro de obras e prevê que esse apresente 10 critérios obrigatórios, como, gestão de resíduos, utilização de madeira certificada e reaproveitamento de água, utilização prioritária de iluminação natural entre outros; ambos certificados pela BVQI (Bureau Veritas Certification), organização internacionalmente conhecida que realiza serviços de certificação e avaliação de conformidade.
Fora dos empreendimentos, a MRV também está investindo na melhoria da qualidade de vida dos moradores das cidades onde atua, com parcerias com o poder público para execução de obras de urbanização, somente, em 2016 foram investidos R$ 192 milhões em obras de infraestrutura, além do plantio de árvores de 758 mil árvores nos últimos seis anos, sendo 123 mil árvores somente no ano passado.
Compromisso
Em 2016, a MRV Engenharia também aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, acordo desenvolvido pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Ao aderir ao pacto, a construtora se uniu a mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo compromissadas em fazer negócios de forma responsável e tomar ações estratégicas para avançar objetivos sociais mais amplos, com ênfase na colaboração e inovação.

Circuito Adria Plus

Aproximadamente mil colaboradores da M. Dias Branco, das unidades Fábrica Fortaleza, GME, Moinho Dias Branco e Maracanaú, participarão de uma atividade diferente no próximo domingo (4). Eles estão inscritos no Circuito Adria Plus Life, uma corrida organizada pela empresa com os objetivos de promover a confraternização entre seus funcionários e apresentar a eles a nova linha de produtos saudáveis, lançada em maio deste ano na APAS Show, que dá nome ao evento.
O circuito será realizado na Fábrica Fortaleza, sede administrativa da empresa, localizada no Eusébio/CE, e contará com três diferentes modalidades: caminhada de dois quilômetros, para os iniciantes, e corrida de quatro e oito quilômetros para os colaboradores que já têm o hábito de correr ou praticar outras atividades físicas. “Quando vi meus amigos se inscrevendo, me empolguei para participar também. Quero que essa corrida seja o pontapé inicial para uma vida mais saudável e a prática de exercícios”, conta Ingrid Unias, analista de Educação Corporativa.
Com base nas informações de peso, altura e idade fornecidas no ato da inscrição, a equipe de Saúde do Trabalho da M. Dias Branco realizou uma ação de apoio especial, orientando os participantes quanto às melhores práticas para o início das atividades físicas. Além disso, no mês que antecedeu o evento, dicas de corrida, alimentação e comportamento foram publicadas nos murais e intranet das unidades participantes.
“Os colaboradores ficaram realmente animados com o evento que preparamos para este domingo e nós queremos que eles aproveitem da melhor forma, com alegria e segurança. Uma equipe de profissionais de diversas áreas da empresa está dedicada a fazer isso acontecer”, afirma Tiago Timbó, Gerente de Comunicação e um dos responsáveis pela organização da corrida. Além da Saúde Trabalho e da Comunicação, estão envolvidos setores como Marketing, Segurança do Trabalho, Administrativo, Recursos Humanos e outros. “O evento será muito mais do que apenas uma corrida, a intenção da empresa é promover o novo produto e aumentar ainda mais a satisfação dos nossos colaboradores”, completa Timbó.
O Circuito Adria Plus Life contará com equipe de assessoria esportiva e professor de ginástica para a realização de alongamento e aquecimento, no palco, haverá DJ e, em intervalos, serão realizados sorteios de brindes. Para o relaxamento após o esforço físico, massagistas estarão disponíveis e, claro, a linha Adria Plus Life terá destaque especial em um lounge ambientado para a degustação dos novos produtos e a interação com a marca.
SERVIÇO
Circuito Adria Plus Life
Data: 4/6, largada às 7h30
Local: Fábrica Fortaleza
A entrada de carros na empresa poderá acontecer até as 7 horas. Depois disso, as vias internas estarão fechadas para o circuito.

No Aquiraz Riviera

O Circuito de Duplas do Aquiraz Riviera realiza sua primeira etapa amanhã (3). O torneio acontece no Aquiraz Riviera Golfe Clube e deve receber a participação de 15 duplas. A competição conta pontos para o ranking do Circuito de Duplas da Federação Pernambucana de Golf (FEPEG).
Na primeira etapa, o modelo de disputa será a “Soma dos Nets” de cada jogador. Em resumo, o cada integrante da dupla realizará seu jogo tradicional, marcando o score individual. O net de cada integrante será calculado até que ele complete os 18 buracos do campo de golf. Para efeito de classificação, é considerada a soma dos nets dos integrantes de cada dupla. A segunda etapa do Circuito de Duplas do Aquiraz Riviera acontecerá em novembro. 
Sobre o Aquiraz Riviera
Maior complexo turístico-imobiliário do Ceará, o Aquiraz Riviera ocupa uma área total de 285 hectares, com 58 hectares de área de Proteção Ambiental e faixa de 1.850 metros de frente para o mar. O empreendimento é desenvolvido pelo Consórcio Luso-Brasileiro Aquiraz Investimentos SA, composto pelo DIBRA – Dias Branco Administração e Participações Ltda e pelos portugueses Grupo Hoteleiro Dom Pedro e Solverde (divisão de turismo do grupo Industrial Violas com a concessão dos Cassinos do Algarve).
O Aquiraz Riviera é composto pelo Dunes & Ocean Golf Course (campo de golfe de 18 buracos de padrão internacional), Golf Club House (onde funciona o Clube de Golfe Aquiraz Riviera), o Hotel Dom Pedro Laguna - Beach Villas & Golf Resort,e os condomínios Riviera Beach Place Golf Residence e Manhattan Beach Riviera.

Semana do Meio Ambiente

Agenda de Camilo


Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na próxima segunda-feira (cinco de junho) e, em alusão à data, o Projeto Ser do Bem, da C. Rolim Engenharia, promoverá, no período de cinco a dez de junho, o plantio de centenas de mudas de espécies nativas ao redor do anfiteatro do Parque do Cocó e atividades culturais e educativas no local. A ação será realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e com o projeto Vila Encantada.
Durante a semana, 400 crianças de cinco escolas públicas de Fortaleza terão a oportunidade de ter um contato mais próximo com a natureza, por meio do plantio de mudas e passeios pela trilha do parque. Estudantes das escolas municipais Irmã Simas, Luís Costa,  Maria Odnilra Cruz Moreira, Frei Tito de Alencar Lima e da Escola de Tempo Integral Ambiental Francisca de Assis Canito da Frota participarão da ação, com cada um plantando uma muda. Integrantes da Companhia de Comando da 10ª Região Militar, do Exército Brasileiro, auxiliarão as crianças durante o plantio e contarão com uma tenda para explicar aos estudantes o trabalho desenvolvido pelo Exército.
No sábado (10), das 8 às 12 horas, uma programação especial estará aberta ao público no Parque do Cocó, com entretenimento para todas as idades. Além do plantio e doação de mudas, os visitantes poderão participar de atividades como Trilha dos Sentidos pelo parque, yoga, workshop de horta doméstica e uma roda de conversa sobre educação ambiental no dia a dia. As atividades fazem parte do projeto “Vila Encantada da Criança – Uma aventura na floresta”, do Grupo Manga.
A metodologia utilizada nas atividades do sábado será a Ecologia Profunda, que permite trabalhar valores, princípios e atitudes positivas em relação ao Meio Ambiente. “O respeito e o cuidado com o meio ambiente fazem parte das premissas do trabalho da C. Rolim Engenharia. Com essas atividades da Semana do Meio Ambiente, pretendemos propagar a educação ambiental desde cedo de uma forma lúdica, participativa e inspiradora”, destaca Ticiana Rolim Queiroz, diretora Comercial e de Marketing da C. Rolim Engenharia.
Completando 40 anos em 2017, a C. Rolim engenharia estabeleceu três marcos comemorativos ao longo do ano. O primeiro deles foi anunciado e iniciado em março: o plantio de 40 mil árvores no Parque do Cocó, ao longo de quatro anos, em parceria com a SEMA. O segundo foi a entrega do empreendimento Harmonia, no início de maio. E, para fechar o calendário festivo, a construtora realizará uma celebração em agosto para brindar os êxitos e crescimento no mercado imobiliário ao longo de quatro décadas, além do engajamento contínuo da empresa com a questão socioambiental.
Compromisso Verde
A C.Rolim Engenharia compreende que atuar no meio natural é uma grande responsabilidade. Por isso, está constantemente apostando em iniciativas que possam minimizar os impactos das suas intervenções na edificação de cada empreendimento. Um dos seus principais projetos em prol desse cuidado com a natureza é o Compromisso Verde, por meio do qual a C. Rolim Engenharia planta uma árvore para cada metro quadrado de terreno construído em seus empreendimentos, contribuindo com a arborização dos espaços públicos da cidade. Hoje, já são mais de 52 mil plantas na cidade oriundas da iniciativa.
Além disso, a construtora realiza um trabalho nas escolas públicas de Fortaleza, levando consciência ambiental desde cedo para as crianças e buscando despertar também nelas esse carinho e respeito pela natureza.
Por meio do Compromisso Verde, a C. Rolim Engenharia realiza outra importante ação social na cidade, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza: a adoção de espaços públicos como praças e parques, realizando toda a manutenção necessária nesses locais. É o caso da Praça Portugal, Lagoa do Papicu e Bosque do Bem. Neste último, localizado no bairro São Gerardo, o projeto plantou mais de 800 árvores.
Programação do sábado (10)
8h às 12h: Plantio e doação de mudas
8h - Grande roda de abertura
8h15 - Prática de Yoga e Alquimia sonora
9h - Trilha dos sentidos
10h - Workshop de horta doméstica
10h15 - Prática de Brinca Yoga
10h30 - Trilha dos sentidos
11h30 - Roda de conversa - Educação ambiental no dia a dia
12h - Grande roda de encerramento

CSC, 103 anos

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia da Imprensa


Brasil Sabor até domingo

Segue até domingo (quatro), o Festival Brasil Sabor, maior feira gastronômica do mundo. Esta é a 12ª edição do evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o tema “Original do Brasil”.
Além de Fortaleza, a iniciativa envolve restaurantes de todo o Brasil em ações de promoção e valorização da culinária do país. “O festival é uma forma de reforçar o que temos de melhor na gastronomia local. Estamos nos preparando para receber turistas e famílias da nossa capital. É também uma forma de aproximar nossos estabelecimentos do nosso povo”, afirma Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel-CE.
Os restaurantes participantes estão vendendo seus pratos com desconto de até 50%, todos com um ingrediente que é a cara do Ceará, o carneiro. O Brasil Sabor acontece anualmente, e está no Guiness Book como o maior festival gastronômico do mundo, sendo um dos mais tradicionais do país. 
Confira a lista dos participantes no site do site: www.brasilsabor.com.br

Dia Mundial do Leite

Primeiro de junho é a data em que se comemora o Dia Mundial do Leite. Criado em 2001 pela Food and Agriculture of the United Nations (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o objetivo é celebrar a contribuição do setor leiteiro para a sustentabilidade, desenvolvimento econômico e a nutrição.
Como parte das ações de celebração da data, o movimento Leite Faz Seu Tipo, realizado pela Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), lança o vídeo 'Fantástica Jornada do Leite' para explicar o processamento do leite UHT (ultrapasteurizado). O objetivo é desmistificar questões sobre saudabilidade, nutrição e segurança. O vídeo está no ar, à disposição para reprodução, se houver interesse, aqui Leite Faz Seu Tipo, e na página do Facebook do moviment

Em Pentecoste

A primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Leite de Santana, assina, amanhã (2), ordem de serviço para construção da Praça Mais Infância, no município de Pentecoste, na região do Vale do Curu. O local faz parte do leque de ações do Programa Mais Infância Ceará e será construído respeitando elementos essenciais como acessibilidade, sustentabilidade e conforto ambiental. A solenidade contará também com a presença do secretário Josbertini Clementino (STDS).
“A infância é uma das prioridades do Governo do Ceará, que vem investindo em políticas públicas para as nossas crianças. Somente neste ano, dentro das ações do Programa Mais Infância Ceará, o Estado já entregou oito brinquedopraças em cidades do interior. Já a cidade de Pentecoste será contemplada com o equipamento que converge todos os pilares do programa, auxiliando no desenvolvimento infantil saudável”, explica Onélia Leite.
A Praça Mais Infância é um espaço público adequado ao desenvolvimento infantil, composta por playgrounds, quadras poliesportivas, brinquedos temáticos e interativos, áreas de convivência, bicicletário, pistas de Skate e espaços cobertos de multiusos, onde poderão ser realizadas atividades artísticas e culturais, educacionais e de lazer.
Mais Infância Ceará
Tem como objetivo fortalecer o diálogo intersetorial do Estado com seus municípios; promover a rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; construir e reformar espaços públicos para o desenvolvimento Infantil, além de fomentar a parceria público-privada. O programa também busca apoiar os municípios na qualificação dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e na formação de profissionais, pais e cuidadores para atuarem e promoverem o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos. As ações do Mais Infância buscam contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três dimensões: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.
Serviço
Assinatura de ordem de serviço da Praça Mais Infância de Pentecoste
Data: 2 de junho (sexta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Rua José Valdir Aguiar, S/N, bairro Acampamento - Pentecoste (vizinho à Delegacia Municipal)

Seguidores

Arquivo do blog