Pular para o conteúdo principal

Bela Beberibe


Com a chegada oficial do período da alta estação, Beberibe, referência de destino turístico mundial, espera receber mais de 40 mil turistas nos próximos meses de dezembro, janeiro e feveirero. O município, localizado a 79 quilômetros de Fortaleza, é privilegiado por unir belezas naturais e paradisíacas no cenário do litoral, do sertão e da serra, além de contar com pousadas e hotéis de quatro e cinco estrelas, que já correspondem à segunda maior estrutura hoteleira do Estado, com a disponibilidade de 2.400 leitos, atrás somente da Capital.
Durante o ano de 2008, Beberibe foi o segundo município mais visitado no Ceará. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), mais de 212 mil turistas passaram pelo município, com a permanência média de cinco dias, após ingressarem em Fortaleza. “Com o maior investimento das empresas de turismo e a participação do município em feiras nacionais, a nossa expectativa é receber 20% a mais da média da alta estação passada”, ressalta Ingrid Bessa, secretária de Turismo e Cultura de Beberibe.
Para continuar a receber e atrair mais visitantes, a Prefeitura de Beberibe investiu na sinalização de trânsito e turística da região, na limpeza do litoral, com a presença de garis fixos durante todo o dia nas principais praias, e na construção de um ponto de apoio para as empresas de turismo na Praia do Morro Branco. Além de disponibilizar uma estrutura física de qualidade, neste semestre, bugueiros, guias, garçons e donos de barracas foram capacitados para melhor atenderem os turistas com cursos oferecidos através da parceria Sebrae, Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e Secretaria de Turismo e Cultura.
Com 54 quilômetros de extensão de litoral, o município é agraciado com praias exóticas, famosas ou ainda desconhecidas, e sol o ano todo, oferecendo opções de lazer para todos os gostos. Aqueles que buscam descanso podem desfrutar de um banho relaxante nas lagoas de águas cristalinas e de uma boa caminhada contemplando as falésias com areias coloridas e coqueirais da região. Já os que procuram mais aventura, podem conhecer os verdes mares da região seja com os nativos em um passeio de jangada e enfrentar as dunas em um radical passeio de buggy ou, ainda, praticar kitesurfe.
Mesmo tendo nas praias seus principais atrativos, Beberibe ainda detêm uma beleza cenográfica em seu sertão e sua serra. O interior do município apresenta característica do semi-árido tipicamente nordestino, com vegetação de caatingas, e observa-se a formação morfológica serrana, conhecida como inselberg, constituída pelo alinhamento da crista da Serra do Félix, com mais de 200m de altura, 15 km de extensão por 1,5m de largura.
A região interiorana do município proporciona a prática do ecoturismo, turismo rural, agroturismo, rappel e outros esportes da natureza. Também podem ser apreciadas a vegetação característica e as diversas fazendas distribuídas ao longo das estradas, como para a Fazenda Pimenteiras (JACAJU), que possui a maior área de plantação de cajueiro do País, com mais de 480 mil hectares de cajueiro anão precoce irrigado e 16 mil hectares de cajueiro nativo (comum).
A existência de matéria-prima local associada à comercialização para a demanda turística alimenta a produção artesanal do município. As peças produzidas, principalmente com areias coloridas, búzios, pedrinhas, couro, barro, palha, labirintos e rendas de bilros encantam os turistas, sendo, inclusive, exportadas para diversos países. De modo especial, sobressai o artesanato feito com areias coloridas, originadas das falésias misturadas com tinta e areia da praia (as cores vêm dos minerais encontradas na areia como o ferro e o enxofre). Criando várias paisagens de praia e da cultura nordestina, os artesãos originam peças decorativas e souvenires em garrafas de vidro de vários tamanhos. Essa arte é chamada de sericografia.
Beberibe também é muito conhecida por causa do seu carnaval. A festa realizada na cidade e nas praias é considerada um dos maiores carnavais do Ceará e atrai gente de várias partes do Brasil. Nos meses de férias e alta estação, as atividades culturais e de lazer no município não param. Para o Réveillon, a Prefeitura está organizando uma grande comemoração na praça matriz com a banda Biquíni Cavadão. No mês de janeiro, acontecem tradicionalmente Reisado e a Regata de Jangadas da Barra da Sucatinga.
O município ainda alia o turismo aos negócios. Em 2010, Beberibe vai sediar, pela terceira consecutiva, o Caju Nordeste, seminário anual realizado em municípios do Nordeste e já consolidado como o mais importante do País dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro. O município tem cerca de 32.600 hectares de área plantada com o cultivo de cajueiro, distribuídos em grandes, médias e pequenas propriedades rurais, com capacidade de geração de empregos para mais de 15 mil trabalhadores.
Um Pouco da História
A região só foi ocupada no início do século XIX, quando as famílias Ferreira do Vale, de Cascavel, e Queiroz Lima, de Aquiraz, compraram terras na região. A proximidade das terras favoreceu o relacionamento das duas famílias. O Sítio Lucas, nome primitivo de um dos distritos de Cascavel, pertencente a Baltazar Ferreira do Vale, por oferecer melhores condições de povoamento, deu início a um importante núcleo do qual originou a cidade de Beberibe.
Antes de ser conhecido por Lucas, o local recebeu a denominação de Uruanda, nome atribuído pelos indígenas que ocupavam a região. Beberibe foi o nome com o qual Brasiliano Ferreira de Araújo registrou as suas terras, adquiridas por 10 mil réis, localizadas onde hoje é a sede do Município. A preocupação de Brasiliano foi doar a área para a construção da igreja. Inaugurada em 1875, a igreja impulsionou o crescimento do povoado. E em 5 de julho de 1892 foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.
De município a distrito, e de distrito a município, Beberibe teve que conviver diversas vezes com essa mudança, até novembro de 1951. Naquela data, o então governador Raul Barbosa sancionou a Lei nº 1.153, que restaurou em definitivo a autonomia do Município, atendendo a imposição dos ilustres filhos da terra. No entanto, somente em 25 de março de 1955 o Município foi oficialmente instalado.
Beberibe, que na língua tupi significa “lugar onde cresce a cana”, conheceu um expressivo desenvolvimento econômico a partir da implantação de aproximadamente uma centena de engenhos de cana de açúcar na região. A riqueza originada da indústria de rapadura local fez com que Beberibe fosse apelidada por Cascavel e Sucatinga de “Vila Rica”.
Roteiro das principais praias de Beberibe
As praias que fazem parte do município de Beberibe são Tabuba, Morro Branco, Praia das Fontes, Diogo, Uruaú, Barra da Sucatinga, Ariós, Prainha do Canto Verde, Praia do Paraíso e Parajuru. As opções são muitas. Não vão faltar destinos para você conhecer e se aventurar.
Praia Morro Branco
Famosa por seu labirinto de falésias abertas à erosão e seu artesanato de areias coloridas. Ficou conhecida nacionalmente por ser o cenário de inúmeras novelas, filmes, além de aberturas de programas de tv. Morro Branco fica a 80 km de Fortaleza e o acesso pode ser feitos pelas CE-085, CE-483, CE-423 e pela BR-222.
Praia de Tabuba
Praia localizada após a de Morro Branco. A areia é fofa e clara. Na época das cheias, ocorre um fenômeno chamado pelos nativos de 'pororoca', com ondas enormes, causada pelo encontro do Rio Choró com o mar.
Praia das Fontes
Conhecida por suas falésias avermelhadas, dunas e fontes de água doce potável que brotam das falésias à beira mar. Todos que passam por lá têm que conhecer a 'Mãe D`Água', uma gruta nas pedras, com uma fonte em seu interior, cujas águas os nativos afirmam rejuvenescer.
Praia do Diogo
Aqui as falésias recomeçam e se prolongam por uma praia reta e de areias multicoloridas. Bicas de água doce e cristalina surgem a poucos metros do mar.
Praia do Uruaú
Muitas dunas coloridas, de acesso restrito, praia linda, com mar esverdeado e lindo coqueiral. A Lagoa do Uruaú, a maior da região, fica a 4 Km da praia e é muito procurada por turistas. O local é perfeito para praticar esportes radicais.
Barra do Sucutinga
De beleza incomparável, esta barra abriga, além de uma paisagem fenomenal, uma colônia de pescadores que vivem de sua pesca abundante. Praia de ondas mansas, coqueirais, dunas e areia fofa.
Prainha do Canto Verde
Pequeno paraíso escondido entre as dunas, lagoas e coqueirais. Tem uma vila de pescadores e é conhecida por sua luta na preservação ecológica. No ano de 1993, quatro jangadeiros fizeram uma viagem de protesto contra a pesca predatória até o Rio de Janeiro a bordo da jangada 'SOS Sobrevivência'. Por isso, em 1995, esta praia tornou-se sede do Fórum dos Pescadores do Litoral Leste.
Praia do Paraíso
Praia deserta, de mar forte e areia fofa. Situa-se entre dois sangradouros das Lagoas Córrego do Sal e do Correia.
Praia Parajuru
Praia de mar limpo e ondas fortes. Boa para pesca e excelente para descanso.
Praia da Barrinha
Areia fofa, brisa constante e mar agitado. Fica na margem esquerda do Rio Pirangi. Na época das chuvas, aparecem lagoas e riachos temporários. Os Manguezais e a fauna da região são as principais atrações do local.
Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Beberibe. Falar com Ludmila Vitorasso (9156.0038) ou Gabriela Alves (8849.6038) pelo fone 3258.1001.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não