Pular para o conteúdo principal

Guaramiranga 2010

"O período é o carnaval e o endereço é no Ceará. Mas desde 2000, o que atrai milhares de pessoas para Guaramiranga nos dias de “folia” é o jazz, o blues e ritmos afins. Em fevereiro de 2010 o Festival Jazz & Blues chega à 11ª edição consolidado como um dos mais importantes projetos musicais do gênero no país. Ele acontece de 13 a 16 (carnaval) em Guaramiranga e de 18 a 20 tem mais três dias em Fortaleza. O Festival foi idealizado pela Via de Comunicação e Cultura, que ousou ao oferecer ao público espetáculos de jazz e blues durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. A idéia deu certo e garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do país. Pelo Festival Jazz & Blues já passaram nomes como Toots Thielemans, César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson, Stanley Jordan, Pedro Aznar, Paulo e Daniel Jobim, Nuno Mindelis, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Dominguinhos... É injusto citar só alguns, mas não é o caso de discorrer a lista de grandes instrumentistas e intérpretes que se apresentaram nos palcos do Festival em dez edições já realizadas. Apesar de próxima das belas e ensolaradas praias do Ceará, Guaramiranga tem um cenário diferente dessa imagem do estado. A cidade, com pouco mais de 4 mil habitantes, fica na região do Maciço de Baturité, a cerca de 100Km da capital Fortaleza, a uma altitude de 865 metros. Ao invés de dunas, coqueiros, mar e o calor do verão, a beleza do local está na riqueza da mata atlântica, suas cachoeiras e o clima ameno, que varia entre 18 e 25 graus.

No centro de Guaramiranga está o Teatro Municipal Rachel de Queiroz, palco principal do Festival Jazz & Blues. No entorno da praça do Teatro, uma diversidade de restaurantes completa o clima de montanha, com uma culinária que passa pelos fondues franceses, massas italianas, salsichas alemãs, chocolate quente, boas cervejas e bons vinhos. É nesse contexto que acontece o Festival Jazz & Blues, com programação em Guaramiranga nos quatro dias de carnaval, das 10 horas da manhã até às 3h da madrugada, em espaços fechados e abertos, com programação paga e gratuita. Depois da quarta-feira de cinzas, o Festival desce a serra e continua em Fortaleza de quinta a sábado.

O Festival preparou algumas novidades para marcar o início de sua segunda década. Uma delas é o Café no Tom, que vai transformar o teatrinho – na mesma rua do teatro grande e também com o nome de Rachel de Queiroz – em um espaço de exposição, café e entrevistas. O local será aberto diariamente às 10 e até às 22 horas poderá ser visitada a exposição de fotos históricas dos 10 anos do Festival Jazz & Blues. A exposição é uma seleção de imagens captadas pelo fotógrafo Chico Gadelha ao longo da primeira década do carnaval jazzístico. Às 16 horas, o jornalista e editor da revista Blues’n Jazz, Helton Ribeiro, entrevista alguns instrumentistas que vão se apresentar no Festival. São eles, Carlos Malta, Chico Pinheiro, Rildo Hora e Márcio Resende.

Outra novidade é o projeto Residências Artísticas, que visa estimular e colaborar continuamente para a formação musical de novas gerações e, assim, agregar valor à comunidade. Em Guaramiranga, ao longo de uma semana antes do carnaval jazzístico, jovens instrumentistas terão aulas práticas e teóricas de música, todas gratuitas, ministradas por instrumentistas conceituados na cena local e nacional. Parte dos alunos receberão bolsa integral, ou seja, terão custeadas ainda as despesas de transporte para Guaramiranga, hospedagem e alimentação durante os dias das Residências Artísticas, além de poderem acompanhar os quatro dias de Festival durante o carnaval, com os mesmos benefícios.

O Projeto reforça o compromisso do Festival com o lado pedagógico que vem desenvolvendo a cada ano em atividades formativas. Dentro dessa filosofia o Festival criou em 2006 o projeto Novos Talentos, uma ação de responsabilidade social e inclusão que até 2009 atendeu jovens músicos de Fortaleza e interior do Estado que não tinham muitas oportunidades de capacitação e de apresentação. O projeto acontecia antes do período do carnaval, em quatro cidades cearenses, com cerca de 60 alunos no total.

Agora, em 2010, o Festival incrementa o aspecto pedagógico com a criação das Residências Artísticas, projeto voltado para um número maior de instrumentistas, 75, e com mais oportunidades de formação. O resultado das oficinas será levado ao público pelos 25 alunos que alcançarem a bolsa integral. Eles vão se apresentar no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em shows batizados de Toca Jazz, às 17 horas, no palco aberto.

Com o projeto Residências Artísticas, o Festival mostra-se mais maduro ao chegar à 11ª edição, firmando o reconhecimento do valor da formação para o surgimento de uma nova geração de instrumentistas de talento e conhecimento musical na cena jazzística cearense.

Mas não só os alunos das Residências Artísticas poderao poderão aprender um pouco mais do que vão ver nos palcos. Durante o período do Festival em Guaramiranga, acontecem as oficinas, ministradas por insturmentistas que vão estar nos palcos do Festival. Abertas mediante inscrição durante o Festival, as oficinas serão realizadas às 10h e às 15h na Escola Zélia Matos Brito.

Já é tradição. Nos quatro dias de Festival na serra, uma fila grande se forma em frente ao Teatro Municipal Rachel de Queiroz já no início da tarde. É que às 14h30 acontece o Ensaio Aberto com uma das atrações da noite. Estes ensaios são momentos ímpares, de descontração e, ao mesmo tempo, concentração, com o público atento ao virtuosismo de instrumentistas renomados. O Ensaio Aberto é uma oportunidade que o Festival e grandes atrações oferecem a todos, independente de idade ou preferência musical, de terem acesso aos artistas e conhecerem um pouco do que será levado ao palco durante o show.

O 11º Festival Jazz & Blues contará com dois grandes palcos para os quatro dias de shows. No Teatro Municipal Rachel de Queiroz, duas atrações se apresentam na sessão das 20h e mais um grande nome entra em cena às 22h30. O outro palco é dedicado aos shows abertos, gratuitos, que acontecem ao por do sol, às 17 horas. É lá também que, após a programação do teatro, público e músicos se encontram para as Jam Sessions, da meia-noite às 3h da manhã.

Em 2010 o Festival Jazz & Blues apresenta um ar mais jazzístico, com atrações de renome nacional e internacional. Algumas boas parcerias vão estar nos palcos, é o caso do pianista cearense Antônio José e Robertinho Silva, baterista e percussionista carioca que comemora 50 anos de carreira; o pianista mineiro Túlio Mourão e Nonato Luiz, violonista cearense, que juntos lançaram recentemente o CD Mangabeira; Rildo Hora e Misael da Hora, que mostram na gaita e no pianoum repertório variado, que pode viajar com facilidade do erudito ao jazz brasileiro;Wagner Tiso convida Victor Biglione e o paulista Trio Corrente convida Paquito D’Rivera, saxofonista cubano considerado um dos maiores nomes internacionais da música instrumental.

Também no palco, o guitarrista paulista Chico Pinheiro, que será acompanhado pelo Trio Corrente; do Rio de Janeiro, Carlos Malta, conhecido como Escultor do Vento; os mineiros UAKTI, formado por Paulo Sérgio dos Santos, Artur Andrés Ribeiro, Décio Ramos e Marco Antônio Guimarães, e grupo Ramo, formado por cinco jovens compositores, instrumentistas e arranjadores; Caninga Trio, do Rio Grande do Norte, que desde 2006 desenvolve um repertório instrumental voltado para uma formação pouco comum, onde saxofone, guitarra e baixo de seis cordas; da Bahia, o Viola de Arame, de Júlio Caldas (violas de 10 cordas) e Cássio Nobre (viola de 10 cordas, viola machete e violão de 7 cordas); a cearense Marimbanda,composta por Luizinho Duarte (baterista, violonista e arranjador), Heriberto Porto (flautista), Thiago Almeida (pianista) e Miquéias dos Santos (contrabaixista autodidata, violonista e compositor); o flautista carioca residente em FortalezaMárcio Resende; e a cantora Paula Tesser, nascida em Paris, filha de pais brasileiros.

Mas não é só jazz e gêneros afins que fazem a 11ª edição do Festival. Olha o que vem por aí... o ícone do Chicago Blues Magic Slim, acompanhado pela Blues Special Band, com quem fez turnê em 2007 e 2008; o trio de gaitistas Harmônica Mercosul, formado por Jefferson Gonçalves (Brasil), Nicolas Smoljan (Argentina) e Gonzalo Araya (Chile); e, para fechar as noites nas Jam Sessions, o guitarristaArtur Menezes, atualmente um dos artistas mais ativos na cena musical cearense.

SERVIÇO - Festival Jazz & Blues 2010 – Guaramiranga e Fortaleza – De 13 a 16 de fevereiro (carnaval) em Guaramiranga e de 18 a 20/02 em Fortaleza/CE. Info:www.jazzeblues.com.br e na Via de Comunicação e Cultura: 85-3262.7230.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Sônia Lage – 85-9989.5876 / Bebel Medal – 85-8899.0957

85-3252.5401 / 85-8853.4444

degage@degage.com.br / degagecomunica@gmail.com

www.degage.com.br"


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".