Pular para o conteúdo principal

O Castanhão

"Sobre a polêmica que gerou acaloradas discussões na Assembléia Legislativa, recentemente, sobre se deveriam ou não terem sido abertas as comportas do açude Castanhão, o que se tem visto é uma completa desinformação, principalmente dos políticos que nada entendem do assunto. Como jornalista, tenho acompanhado de perto essas discussões desde o seu início, até os dias atuais, inclusive me considero relativo conhecedor deste do assunto por dois motivos: primeiro por ser meu pai, o engenheiro Cássio Borges, um respeitável especialista do tema de recursos hídricos e, segundo, por ter lido, com muita atenção e interesse o livro “A Face Oculta da Barragem do Castanhão” de autoria do referido técnico. Vale ressaltar que o conteúdo do livro continua incontestável até os dias atuais . Tanto é verdade que até hoje nenhum técnico, ousou contestar os dados ali contidos. E a própria história tem sido a maior testemunha do que lá está escrito. Por isso mesmo, aquele profissional, que ocupou vários cargos públicos e tem uma trajetória de ética e competência inquestionáveis, podendo emitir pareceres livremente, sem qualquer receio de ser, contraditado. Agora, retomo esse debate, não apenas como jornalista, mas, também, numa conduta de simples cidadão. Sem entrar no mérito da abertura das comportas (um decisão técnica que pode dar margem a diferentes pontos de vista), outros temas vieram á tona.

No calor da discussão, o deputado Carlomano Marques chegou a afirmar, entre outras falácias (que nem merece comentário), que o engenheiro Cássio Borges teria dito que a “barragem do Castanhão não encheria nunca”. Se o referido deputado tivesse, pelo menos, folheado o livro acima mencionado, certamente não teria cometido essa insensata e insultuosa afirmação. Na verdade, a trajetória daquele parlamentar tem sido pautada pela mudança de discurso de acordo com as suas conveniências momentâneas. Portanto, além de não ter qualquer embasamento como técnico, o seu discurso não goza da mínima credibilidade. Alguém criou este mito de que o Castanhão nunca encheria e, alguns, insistem em querer que se transforme em verdade. O que o referido técnico afirmou em seus artigos e no seu livro é que a barragem do Castanhão “poderá passar de 10 a 20 anos sem sangrar”. Para se chegar a essa conclusão, foi considerada uma simulação hidrológica (uma ferramenta científica das mais eficazes) para fazer uma projeção do que poderia ocorrer com a água acumulada no açude Castanhão, baseado em dados compilados pelo DNOCS em períodos de longa duração, no caso, 70 anos.

Na verdade, o açude Castanhão, da forma como foi construído, contraria os conceitos mais modernos da engenharia mundial. Atualmente, só se constrói barragens com essas dimensões em casos extremos (quando não existem outras alternativas) ou para fins puramente hidrelétricos. Tanto isto é verdade que essa obra foi condenada por sete votos a zero no Tribunal das Águas, que tem sua sede em Copenhague, quando o mesmo se reuniu aqui no Brasil, em Santa Catarina. Lamentavelmente, aquele Tribunal só tem efeito moral e, na época, a consciência ambiental no Brasil engatinhava a passos lentos.

Trata-se de uma barragem pontual, concentradora dos recursos hídricos do vale do Rio Jaguaribe, bem próxima de sua foz, que se poderia classificar como uma obra antidemocrática, justamente por não beneficiar a maioria dos municípios daquela Região, enquanto outros foram sacrificados. Atentem para o fato de ela ter sido construída num local já perenizado pelo açude Orós, tendo praticamente (pasmem!) quase a mesma vazão regularizada daquele açude, apesar de seu volume de acumulação ser três vezes e meia maior do que este. A questão é que, coincidentemente, no ano seguinte em que a barragem do Castanhão foi construída, no ano de 2003, ela recebeu águas de um inverno extraordinário, embora concentrado apenas no mês de janeiro, quando choveu mais de 400 milímetros. Ocorrência que não foi registrada no século passado, cuja média histórica de janeiro é de 90,8 milímetros. A simulação hidrológica, acima referida, mostrou que depois da quadra invernosa de 1985 quando a barragem do Castanhão, se estivesse construída, com certeza teria enchido. E ela somente viria encher novamente no ano de 2004, portanto num intervalo de 19 anos. A mesma conclusão se chegaria em relação ao açude Orós. Este açude passou, de fato, 19 anos sem sangrar, o que somente ocorreu no ano de 2004.

Do ponto de vista da piscicultura, já se comprovou que não é preciso uma barragem muito profunda para este fim, pois os especialistas dizem que os peixes somente vivem, em açudes, até uma profundidade de oito metros. O Castanhão tem 60 metros. A alternativa de várias barragens de porte médio democratizaria não só os recursos hídricos, beneficiando quase todos os municípios, como também a piscicultura para a população mais carente do nosso Estado. Já se tem plena consciência de que o Castanhão não controla enchentes excepcionais como as de 1974 e 1985, tomando-se esses dois anos como exemplos. A maioria da população cearense julga que a barragem do Castanhão já está abastecendo de água a Região Metropolitana de Fortaleza, o que não é verdadeiro, apesar de já estar construída há mais de seis anos. Além do que, no futuro existem outras alternativas para reforçar o abastecimento da Capital. Foram tantos os benefícios que já atribuíram a essa barragem, sendo uma de suas primeiras finalidades a irrigação de 75.000 hectares na Chapada do Apodi, idéia hoje totalmente descartada. Afinal, chegou-se à conclusão que fazer bombeamento da água a 120 metros de altitude só se fosse para “irrigar ouro”, pelo elevado custo da energia.

Não resta dúvida, entretanto, que o açude Castanhão hoje, entre outros benefícios, tem como um dos principais destaques, ser uma bela obra de engenharia (louve-se o DNOCS) para ser vista além de ser um espaço privilegiado para turismo e lazer. Um verdadeiro oásis em pleno sertão cearense. Agora, o que se recomenda fazer - já que não foram feitas as outras alternativas- é operar a barragem de forma adequada e, tecnicamente, como deve ser feita, dentro das finalidades previstas para esse empreendimento. Mas para gerir essa obra gigantesca, especialistas da área precisam ser muito criteriosos, pois uma gestão inadequada pode ocasionar danos irreparáveis e perdas de preciosas vidas humanas, além de grandes prejuízos às lavouras de vazantes ao longo do rio como as que ocorreram este ano quando, as comportas do açude foram abertas. Daí a discussão técnica (que não entro no mérito) se as comportas deveriam ter sido abertas logo após o inverno passado (para se evitar esses impactos) ou antes da atual quadra invernosa. O que se lamenta, desse fato recente, é que alguns políticos, sem qualquer base técnica, emitirem suas opiniões que terminam por confundir a opinião pública.

Marcos André Borges, jornalista e consultor de comunicação."

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".