Pular para o conteúdo principal

Seu Jorge e Moraes Moreira no aniversário de Fortaleza


Nada de Aviões do Forró com Ivete Sangalo, quem vem para os 284 anos de Fortaleza na próxima terça-feira (13), no Aterrinho da Praia de Iracema são Seu Jorge (foto) e Moraes Moreira. A festa pelos 284 anos da capital cearense tem vasta programação. Confira:

"A programação comemorativa dos 284 anos de Fortaleza é uma ode à Cidade e à cidadania. Em vários bairros e lugares afetivos e históricos, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, numa articulação entre a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e várias outras secretarias, organizou um mês inteiro de atividades, que inclui música, literatura, exibições de vídeos, mostra de artes visuais, espetáculos de dança, seminário sobre o patrimônio material e imaterial de Fortaleza, entre outras ações.

No dia 13, os presentes à Cidade e aos cidadãos começam a ser dados logo no alvorecer, quando grupos de afoxé, maracatu, bumba-meu-boi, quadrilha, fanfarra e reisado saúdam os usuários dos terminais de ônibus da Cidade, ao tempo em que os convidam para o ápice da festa, à noite, no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 18h.

A programação do Aterrinho inicia com shows locais da Marimbanda e dos cantores Aparecida Silvino, Edmar Gonçalves, Pingo de Fortaleza, David Duarte, Fátima Santos e Marcus Caffé. Juntos, eles fazem uma homenagem ao fortalezense e sua musicalidade. As apresentações locais abrem alas para os shows nacionais de Moraes Moreira e Seu Jorge, que presenteiam a Cidade.

Ao completar 40 anos de carreira, Moraes Moreira tem muito o que contar. No início dos anos 70, no auge do Tropicalismo, influenciado por seus criadores, junto com os Novos Baianos, gravou seu primeiro disco. Logo em seguida, no antológico “Acabou Chorare” e em outros projetos, Moraes marcou sua presença, atuando de forma destacada como compositor, cantor e instrumentista. Em 1975 partiu para uma vitoriosa carreira solo, embalado pelo sucesso da música “Pombo Correio”, composta em parceria com Dodô e Osmar, inventores do trio elétrico, invenção na qual Moraes foi o primeiro a subir como cantor.

Do começo até aqui, são 40 discos, quase 500 músicas gravadas, muitas delas consagradas. Seu lado compositor, ao longo do tempo também vem sendo reconhecido através de belas versões realizadas por grandes intérpretes da MPB. Nesse momento, Moraes esta lançando seu CD/DVD, “A História dos Novos Baianos e Outros Versos”, pela gravadora Biscoito Fino. É um registro vivo da sua obra desde o início até aqui. E é justamente essa trajetória que Moraes Moreira leva para o palco armado no Aterrinho; uma história que vai fazer todo mundo dançar.

Em seguida, é a vez de Seu Jorge subir ao palco, com o show “América Brasil” que, como o próprio artista classifica, é para fazer dançar. Canções já no repertório dos fortalezenses, como "Mina do Condomínio" e "Burguesinha”, fazem parte desse novo trabalho. Para seu novo show, onde apresentará ao público em primeira mão seu novo disco homônimo, Seu Jorge contará também com um coro composto de oito vocais - com isso ele promete uma noite cheia de suingue e alto astral.

A comemoração se estende também a outros lugares e para outros públicos. A criançada e a juventude ganham uma programação especial. De manhã, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), a Secultfor retoma o projeto “As quatro estações da criança”, com várias atividades lúdicas e artísticas para todas as crianças. À tarde, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará) haverá a exibição do documentário “Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada”, produzido pela ONG Central Única das Favelas do Ceará (Cufa). O vídeo vai puxar um debate sobre a problemática das drogas e da violência social. Em seguida, show com um dos mais influentes rappers do Brasil, o carioca MV Bill, que traz a Fortaleza o show “O bonde não para”, com um repertório variado com os principais sucessos de sua carreira.

Para além das atrações musicais, Fortaleza ganha com o lançamento do vídeo coletivo “Se Essa Rua Fosse Minha”, realizado através de Edital lançado pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes, através do seu Núcleo de Produção Digital lança anualmente, desde 2008. O primeiro foi “Fortaleza 24h”, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia, e o segundo, “Fortalezas”, que traz histórias de personagens da cidade. O lançamento será no dia 30, na própria Vila das Artes, às 19h.

A Cidade também ganha com a realização do 61º Salão de Abril, quando obras de arte instaladas nas ruas, praças e na Galeria Antônio Bandeira transformam Fortaleza numa galeria a céu aberto. Voltando a apontar para a origem do próprio nome, o 61º Salão de Abril acontece de 16 de abril a 31 de maio de 2010, pautando o mesmo tema da edição do ano passado: “Qual o lugar da arte?”. Assim, será dada continuidade à reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte e seu lugar na contemporaneidade.

Em paralelo, outra mostra de artes visuais vai instigar os cidadãos e cidadãs a refletirem sobre a proposta do Salão de Abril. É a intervenção “Varal ao Vento”, do artista plástico Bosco Lisboa, com a curadoria de Dodora Guimarães. A ideia do projeto é levar às praças públicas e feiras livres de grande movimentação as esculturas em cerâmica de Bosco Lisboa, permitindo acesso gratuito e uma interação com observadores participantes.

O Aniversário da Cidade também abraça uma política recém-acordada entre poderes para dar incentivo à prática da leitura. Através da Secultfor, a Prefeitura de Fortaleza busca envolver diversas instituições e a sociedade civil na luta pela construção de uma cidade de leitores. A programação será no dia 23 de abril, quando o mundo comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral. As atividades serão realizadas no Passeio Público, a partir das 8h30 e seguem até o final da tarde, incluindo contação de histórias, oficinas, espetáculo teatral, sarau poético e show musical. Nesse mesmo dia também será anunciada a Feira do Livro Infantil de Fortaleza, prevista para setembro.

Na área de fomento à Cultura, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, lança ainda o V Edital de Seleção Pública para Fomento aos Festejos Juninos de Fortaleza 2010, apoiando projetos relacionados às culturas tradicionais populares e a realização do São João de Fortaleza propriamente dito, o que resulta no fortalecimento das identidades e valorização do movimento quadrilheiro.

Projetos de grupos e organizações de quadrilhas e festivais juninos serão incentivados com R$ 350 mil no total, através de concurso público. O edital está disponível no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br) e no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).

O mês também fecha em alta com o lançamento dos Editais das Artes 2010. Em sua terceira edição, os Editais contemplam projetos artísticos e culturais em 10 diferentes linguagens: Música, Teatro, Dança, Fotografia, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Mídias Digitais e Expressões da Cultura Tradicional Popular. O lançamento está previsto para o dia 29 (data a ser confirmada), no Mercado dos Pinhões.

Programação
DIAS 6 e 7
Seminário de Introdução à Educação Pública Municipal de Fortaleza. (Acolhida aos professores efetivos classificados no Concurso Público conforme Edital 050/2009). No Ponta Mar Hotel (Av. Beira-mar, 2200), de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17 h.
DIA 13
Alvorada nos terminais de ônibus (Antônio Bezerra, Papicu, Messejana, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa e Parangaba). Apresentações de corais executando o Hino de Fortaleza e de grupos de dança folclórica, afoxé, maracatu, boi, fanfarra, quadrilha e reisado, das 6h30 às 8h30.
Shows no Aterrinho da Praia de Iracema
18h - Aparecida Silvino interpreta Hino de Fortaleza à capela
18h15 - Shows locais da Marimbanda e dos cantores Aparecida Silvino, Edmar Gonçalves, David Duarte, Fátima Santos, Pingo de Fortaleza e Marcus Caffé.
19h30 – Show de Moraes Moreira e banda
20h30 – Show de Seu Jorge e banda
Programação infantil
Das 8h às 12h – Projeto “As quatro estações da criança”, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança)
Programação juvenil no CUCA Che Guevara
15h – Lançamento do documentário Selva de Pedra – Fortaleza Noiada
16h – Roda de conversa dos autores do documentário com os jovens
18h – Show “O Bonde Não Para”, de MV Bill (RJ).
CUCA Che Guevara – Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará (antigo Clube de Regatas)
DIA 22
Apresentação oficial da sede do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza, às 16h.
Avenida Desembargador Moreira, 2200 – Dionísio Torres
DIA 23
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro – ao lado da Santa Casa de Misericórdia).
8h30 – Contação de histórias, com Júlia Barros: Contos da Rua Brocá
9h – Oficina de criação literária, com o escritor Kelsen Bravos
9h – Oficina de desenho, com o ilustrador e escritor Rafael Limaverde
10h – Lançamento do Concurso Literário Peter Rohl da Câmara Cearense do Livro
15h – Oficina de criação literária, com o escritor Kelsen Bravos
15h – Oficina de desenho, com o ilustrador e escritor Rafael Limaverde
16h – Peça teatral da Cia. Prisma de Artes (Direção: Raimundo Moreira)
16h30 – Sarau poético com o Grupo Remix
17h – Lançamento da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, do programa “Ler é ter direitos” e dos Editais de Modernização de Bibliotecas, Pontos de Leitura e Pontinhos de Leitura
18h – Show musical “Os Bufões”, com a Banda Dona Zefinha
DIA 29 (data a confirmar)
Lançamento dos Editais das Artes 2010
No Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
DIA 30
Seminário “Fortaleza: cultura em debate”
Auditório Castelo Branco (Reitoria da UFC), das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30
Lançamento do vídeo “Se Essa Rua Fosse Minha”
Na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), às 19h."


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".