Pular para o conteúdo principal

O Povo, 83 anos

A capa da primeira edição do O POVO circulou no dia 7 de janeiro de 1928 e tinha apenas 16 páginas, 44 cm de altura e 31 cm de largura, porém dar voz aos leitores sempre fez parte da história do jornal, que teve o nome escolhido mediante consulta popular. Hoje, 83 anos depois, O POVO mantém a tradição e abre as portas para dar continuidade ao diálogo.
Na próxima sexta, dia 7, na solenidade que marca o aniversário, será realizada – na presidência do O POVO - a posse do novo mandato do Ombudsman e a nova composição do Conselho Consultivo de Leitores, elementos que reforçam o diálogo e a aproximação entre O POVO e a sociedade.
Complementando a programação, será lançada a 11ª edição da Revista de Estudos Constitucionais organizada pelo jurista Paulo Bonavides. Toda a cerimônia será transmitida por meio do portal O POVO Online, assim como pelo twitter do Grupo (@opovoonline). Será utilizada a hastag #83anosopovo
A data coincide, ainda, com os dois meses de aniversário do novo projeto gráfico e editorial do O POVO, a quinta renovação gráfico-editorial do O POVO desde 1997, quando foi lançado o Projeto Século XXI.
Em 2010, a editoria Opinião também passou a contar com novos articulistas e colaboradores, foram conquistados prêmios nacionais (Esso, Embratel, Allianz), lançados diversos cadernos especiais temáticos (Chico Xavier, 60 anos de Brasília, Caderno de Fátima, Guia da Copa, Fortaleza do Futuro, Trilogia Inquisição – No Rastro dos Amaldiçoados e outros) e desenvolvidos aplicativos para acesso ao conteúdo por meio de iPad e iPhone.
No mesmo dia da cerimônia de posses e lançamento da Revista, uma equipe do O POVO irá preparar uma grande surpresa, às 12 horas, na Praça do Ferreira.
Abaixo, mais detalhes sobre as novidades, inclusive, sobre as alterações nas Redações do jornal e da TV e a 3ª edição do Prêmio O POVO de Jornalismo.
Serviço:
83 Anos do O POVO
Às 11 horas, na Presidência do O POVO (Av. Aguanambi, 282, Joaquim Távora)
Evento para convidados

Veja mais:
Ombudsman é reconduzido
Reconduzido ao cargo, o jornalista Paulo Rogério cumprirá o mandato 2011-2012 como ombudsman, função existe desde 1994, reforçando a política do jornal de ter uma relação transparente com o leitor.
Todos os dias, o ombudsman lê e avalia o material publicado. Também compara com os outros jornais da Capital. “Minha intenção é fazer o repórter questionar”, ressalta Paulo Rogério. Além disso, recebe as observações e sugestões dos leitores e publica uma coluna aos domingos, com os destaques da semana.
Paulo Rogério iniciou sua carreira no O POVO em 1987, como estagiário. Foi repórter na editoria de esportes, veículos e no Núcleo de Cotidiano, assumiu também o cargo de editor-adjunto. Foi redator substituto das colunas Confidencial e Vertical e teve passagens pelo rádio e TV.
Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais
As Edições Demócrito Rocha lançam, na solenidade que marca o aniversário de 83 anos do O POVO, a 11ª edição da Revista de Estudos Constitucionais.
Lançada em 2003 para comemorar o centenário da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Revista, de periodicidade semestral, é composta por 27 artigos de renomados juristas do Brasil e do mundo que tratam sobre assuntos diversos do Direito.
Quem organiza os artigos, desde a concepção do primeiro número da revista, é o jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da UFC, Paulo Bonavides, integrante do Conselho Editorial do O POVO.  
Conhecido internacionalmente, Bonavides é autor de diversos livros na área do Direito. A Constituição Aberta, Constituinte e Constituição e História Constitucional do Brasil estão entre os títulos publicados pelo autor.
A revista é uma referência na aérea jurídica no Brasil e em vários países da América Latina e Europa. Especialistas brasileiros e estrangeiros divulgam seus trabalhos na Revista de Estudos Constitucionais, que está à venda na Livraria da editora, que funciona na entrada do prédio do O POVO.
Conselho Consultivo de Leitores
Em 2011, O POVO contará com 13 novos conselheiros, dois da gestão anterior continuam na função. O Conselho Consultivo de Leitores é formado por 15 conselheiros diretamente indicados por repórteres, editores, colunistas, designers e todos os que integram a Redação do jornal.
A missão do Conselho é avaliar todo o conteúdo editorial e aspecto gráfico-visual do que é publicado pelo O POVO durante um ano. O Conselho reúne-se mensalmente e é coordenado pelo diretor institucional e ex-ombudsman do O POVO, jornalista Plínio Bortolotti.
O primeiro colegiado tomou posse em janeiro de 1998. Há 13 anos, o jornal pratica o exercício de ouvir opiniões, críticas e contribuições dos leitores.
Para o Conselho de 2012, o diretor geral de Jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO, Arlen Medina, informa que parte das vagas será definida por meio de votação na internet, fortificando ainda mais o caráter democrático. 
Lista completa dos novos conselheiros:
Reconduzidos
Carlos Alberto Guabiraba Júnior – Administrador, formado em Administração pela UFC. Há dois anos, trabalha no setor imobiliário.
Francisco José Ferreira Simão – Médico oftalmologista, formado pela UFC. Durante 30 anos, foi diretor do IML. Atualmente, é coordenador do Samu Ceará.
Novos conselheiros
Cláudio da Silveira Quinderé - Há 17 anos é designer, com especialização em jóias. É presidente da Associação Ceará Design. Também é formado em Psicologia pela UFC. Antes de ser designer, foi psicanalista por sete anos.
Francisco Baltazar Neto – Engenheiro eletricista com especialização em Eletrônica pela UFC. É líder Institucional do Movimento Ceará Competitivo (MCC), membro do Conselho Permanente das Micro e Pequenas Empresas (Compem) na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e membro da Associação GESTINNO, voltada à gestão da inovação. É empresário do ramo de fotossenssores.
Francisco Nazareno de Oliveira - Foi professor de química por 23 anos. É também autor de livros didáticos de química e diretor-geral do Colégio Master.
Heloísa Maria Câmara de Sena - Formada em Pedagogia pela Unifor. Tem mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC do Rio Grande do Sul. Há 19 anos, é diretora pedagógica da Casa de Criança Escola-Creche.
José Correia Pinto Filho - Administrador de empresas formado pela UFC. É um dos donos do Mucuripe Club e sócio da 77 Eventos. É proprietário do Varanda Mall, shopping. Além disso, há 25 anos é atleta de triathlon.
José Maria Saraiva Nogueira Júnior - Formado em Direito pela Unifor e em História pela UFC, foi advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Centro Interparoquial de Defesa dos Direitos Humanos em municípios do Interior. Atualmente, é auditor fiscal da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Maracanaú.
José Myrson Melo Lima - Professor de Língua Portuguesa e Redação. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa. É ainda autor do livro O Essencial do Português - Para concursos e vestibulares (ABC Editora).
Margarida Maria Marques - É formada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Tem especialização em Arte-Educação. Foi coordenadora da Juventude Operária Católica, entre 1987 e 1990. Desde 2005, faz parte da coordenação colegiada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-CE).
Ricardo Eleutério Rocha - Economista, graduado pela Universidade de Brasília. É mestre em Economia pela UFC e em Negócios Internacionais pela Unifor. Tem especialização em Administração Financeira pela Unifor. Foi coordenador do curso de Economia da Unifor durante nove anos. Implantou a Ouvidoria da Unifor e foi ouvidor por três anos e meio. Atualmente, é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Economia da Unifor. também analista econômico.
Ricardo Guilherme Vieira dos Santos - Teatrólogo, com pós-graduação em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. É professor e um dos fundadores do curso de licenciatura em Teatro da UFC. É diretor do DOC-Teatro, centro de pesquisa em Teatro da UFC. É também escritor e produtor da TV Ceará, canal 5.
Sandra Helena de Souza - Formada em Letras e Filosofia, tem especialização em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora de Filosofia e Ética da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Teresinha Nunes Cardoso - É formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem especialização em Administração Escolar. Durante 20 anos, foi diretora de escolas municipais e estaduais. Antes disso, foi professora do ensino fundamental. Atualmente, está afastada da escola, por conta da aposentadoria.
Thereza Neumann Santos de Freitas - Engenheira eletricista, formada pela Unifor. Tem especialização em Gestão Pública e Gestão de Cidades. Fez curso superior de Dirección Pública Local para Gestores Iberoamericanos (Ebrópolis – Zaragoza/Espanha). Atualmente, é presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) e assessora técnica da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor). É também conselheira do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea - CE).

Prêmio O POVO de Jornalismo
A equipe do O POVO está na expectativa para conhecer os vencedores do Prêmio O POVO de Jornalismo, concurso jornalístico instituído pelo Grupo em 2007 para premiar trabalhos jornalísticos de seus profissionais. Em sua 3ª edição, o Prêmio é destinado à produção impressa (jornal).
Foram inscritas matérias publicadas entre 1º de março de 2010 e 10 de dezembro de 2010. Todas as editorias têm trabalhos inscritos: Cotidiano (42) Arte (54), Fotografia (25), Especiais (04), Cultura (04), Economia (08) e Política (12).
A escolha dos melhores levará em conta critérios como apuração, aprofundamento e construção de texto. Os dois autores das matérias premiadas levarão uma moto marca Honda – modelo Titan 125 Fan, cada, e os finalistas receberão certificado.

Mudanças na Redação do O POVO
  • A repórter Mariana Toniatti sai do núcleo de Cotidiano e vai para Cultura & Entretenimento.
  • O POVO traz a jornalista Mariana Lazari para o núcleo de Cotidiano.
·        Kamila Fernandes sai núcleo Conjuntura (Política, Brasil e Mundo) e assume como editora-chefe de Jornalismo da TV O POVO. A jornalista mantém a coluna Política, veiculada aos domingos.
  • O jornalista Ítalo Coriolano assume o cargo de editor-adjunto do núcleo Conjuntura
  • A jornalista Marcela Belchior retorna ao O POVO como repórter do núcleo Conjuntura
  • O jornalista Erivaldo Carvalho deixa Conjuntura e passa a ser editor-executivo do O POVO Online.
  • Marilia Cordeiro assume como editora de projetos especiais do O POVO Online.
  • O jornalista Magela Lima assume oficialmente como editor-executivo do núcleo Cultura & Entretenimento.
  • A jornalista Juliana Girão assume como editora-adjunta do núcleo Cultura & Entretenimento.
  • A jornalista Sandra Nagano tira licença para estudar fora do Brasil e Helaine Oliveira assume como editora-adjunta do núcleo de Negócios.
  • O jornalista Luís Henrique Campos deixa de ser repórter especial e passa a ser editor-adjunto do núcleo de Conjuntura.
 Mudanças na TV O POVO
As renovações de equipes não ficaram restritas apenas à Redação do O POVO. A partir de 2011, a TV O POVO também terá modificações em seu organograma.
Prestes a completar quatro anos de fundação, a TV O POVO – afiliada à TV Cultura – terá Kamila Fernandes como editora-chefe de Jornalismo. Desde junho, no período da Copa do Mundo, a jornalista está à frente da apresentação do programa Viva, revista eletrônica, que vai ao ar de terça à sexta. Em fevereiro, volta a titular Isabel Andrade, que estava afastada por conta da licença-maternidade.
Marcos Tardin muda de função. O jornalista deixa a diretoria de Jornalismo da TV e assume o cargo de diretor de Operações, que agrega tanto a parte jornalística como outros setores da emissora. As áreas de Tardin e Kamila estão ligadas diretamente à diretoria-geral de Jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".