A Companhia Docas do Ceará (CDC) inicia 2011 comemorando o recorde de movimentação de mercadorias no Porto de Fortaleza. O número exato foi de 4.270.481,66 toneladas movimentadas entre importação e exportação de janeiro a dezembro de 2010, o que representa um incremento de 23,74% em relação ao volume movimentado no mesmo período de 2009, que havia sido o terceiro melhor movimento da história do Porto, com 3.451.309,04 toneladas. O bom resultado permitiu que a empresa encerrasse 2010 superavitária. O último registro de superávit havia sido em 2002.
Foram 819.172,62 toneladas a mais, tendo como destaque o aumento na movimentação da Carga Geral, a partir do trilho (importado pela Transnordestina Logística SA), cimento (importado pela Votorantin e CSN) e produtos siderúrgicos (importado pela Aço Cearense e Metal Mecânica Maia, e exportado pela Gerdau), além das frutas (melão, manga, banana, uva, melancia, mamão, lima ácida, abacaxi e acerola). O Granel Líquido também foi destaque com o asfalto (importado pela Petrobras). No item Granel Sólido, registrou-se aumento do trigo (importado pelos moinhos Dias Branco, Cearense, Fortaleza e Santa Lúcia) e do malte (importado pela Schincariol).
O Porto de Fortaleza recebeu mais de 565 atracações de navios de carga, entre cargueiros, graneleiros e porta contêineres. A expectativa para os próximos anos, com a finalização da obra de dragagem (retirada de areia do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação de navios) é que a movimentação de cargas no Mucuripe aumente em até 30%. Esse aumento será diretamente proporcional ao aumento da renda dos trabalhadores portuários avulsos e da receita dos operadores portuários e da própria CDC.
Os resultados positivos se deram em virtude do crescimento da economia do Ceará, aliado a uma gestão técnica e profissionalizada, que soube gerenciar a logística portuária para receber o crescimento na movimentação de cargas. Todo esse esforço gerencial aconteceu em paralelo à finalização da obra de derrocagem (retirada de pedras) do berço 103, com investimentos de R$ 8.400.000,00; e do início da dragagem (que deverá ser concluída em fevereiro de 2011), com investimentos de R$ 54.657.000,00. Além da gestão e dos investimentos em infraestrutura, que incluíram ainda o reforço do cais comercial ampliando a área de atuação dos guindastes MHC, a CDC destacou-se em 2010 pela inauguração do Centro Vocacional Tecnológico Portuário, o primeiro do país a capacitar não somente os funcionários da CDC e trabalhadores portuários, como também os moradores do entorno do Porto do Mucuripe.
Investimentos em 2011
Para 2011, há o projeto para a construção de um novo cais de atracação preferencial para navios de turismo, uma estação de passageiros e uma retroárea; além dos projetos para uma nova pavimentação e a obra de derrocamento (retirada de pedras) para -13m do berço 103 (preferencial para o trigo) do Porto de Fortaleza. A CDC anuncia ainda obras de melhoria como a troca das defensas (equipamentos que protegem os navios do impacto contra o cais), a construção da área de lavagem de máquinas, novas subestações de energia, ampliação do parque de tomadas frigoríficas, além de nova iluminação industrial.
“Todas essas obras deixarão o nosso Porto ainda mais competitivo”, garante Mário Jorge Cavalcanti, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da CDC.
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