Pular para o conteúdo principal

152 mil na estreia

O longa metragem “As Mães de Chico Xavier” estreou bem nos cinemas brasileiros e liderou as bilheterias no último final de semana, com 152 mil espectadores em seus primeiros dias de exibição, ultrapassando o filme de ação “Fúria sobre Rodas”, em segundo lugar com 130 mil espectadores, seguido de “Esposa de Mentirinha”, com 119 mil espectadores.
A produção cearense reforça o sucesso do gênero do cinema transcendental, responsável por duas das maiores bilheterias do cinema brasileiro em 2010 – os filmes "Chico Xavier", do diretor Daniel Filho, com 3,5 milhões de espectadores, e "Nosso Lar", com 4 milhões de espectadores. Dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes, uma produção da Estação Luz Filmes (que coproduziu Chico Xavier, de Daniel Filho), com distribuição da Paris Filmes e apoio promocional da Globo Filmes e Telecine, o longa encerra as homenagens ao centenário do mais célebre médium brasileiro, que completaria 101 anos em 2011, e entrou em cartaz em circuito nacional na última sexta-feira, dia 1º de abril, em mais de 400 salas de cinema de todo o país
“As Mães de Chico Xavier” é baseado em histórias reais e se inspirou no livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, resultado de uma investigação jornalística sobre a psicografia. Marcel esteve em Uberaba (MG) com o médium por três vezes, num período de dois anos. O filme narra de forma emocionante a história de três mães que, ao passarem por dificuldades, vêem suas vidas se transformarem repentinamente após receberem cartas psicografadas por Chico Xavier.
Com um elenco de peso, com nomes reconhecidos no cenário nacional de cinema e televisão, o filme traz Nelson Xavier revivendo o papel do médium. O longa conta ainda com interpretações contundentes de Herson Capri, no papel de Mário, executivo de uma emissora de televisão casado com Ruth, uma das mães da história, vivida por Via Negromonte. O casal enfrenta o desafio de lidar com o vício do filho, que ainda jovem tem a sua vida destruída pelas drogas.
As atrizes Tainá Müller e Vanessa Gerbelli aparecem, respectivamente, nos papéis das duas outras mães: Lara, uma jovem professora que passa por uma gravidez não planejada, e Elisa, uma mulher em crise no casamento que deposita toda sua alegria no filho Theo (Gabriel Pontes), de cinco anos. Neusa Borges é a cuidadosa governanta que convive com o casal Elisa e Guilherme (Joelson Medeiros). As histórias das três mulheres são baseadas em histórias reais. A trama é costurada pelo personagem de Caio Blat: Karl, um repórter de televisão que investiga a veracidade das cartas psicografadas pelo médium. O ator se inspirou no jornalista Marcel Souto Maior, autor do livro “Por Trás do Véu de Isis”.
"As Mães de Chico Xavier" foi filmado em película 35mm nos meses de abril e maio de 2010, com locações nas cidades de Guaramiranga, Pacatuba, e também em Fortaleza, no Ceará, tendo as filmagens sido concluídas em Pedro Leopoldo (MG), terra natal de Chico Xavier. O filme é inspirado no livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, com roteiro original de Glauber Filho e Emmanuel Nogueira. Luis Eduardo Girão é o produtor e a produção executiva está a cargo de Sidney Girão e Leonardo Leal. A Estação Luz Filmes é responsável pela produção de “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”, de 2008, surpreendente sucesso de público, com mais de 500 mil espectadores e que alavancou o gênero transcendental no Brasil, e também co-produtora dos longas “Chico Xavier”, “Área Q” e “O Filme dos Espíritos”.
O longa metragem conta com apoio do BIC Banco, Servis Segurança, Ype, BBTVM, Coelce, Sabesp, Capemisa, Banco do Nordeste, Panavision, UltraLimpo, Ultra Ambiental, Movida, Agência da Boa Noticia, Unifor, Prefeitura de Pacatuba, Bio Agre, VIACG, DistriVideo e Usina 2. O filme teve incentivo da Secretaria de Cultura/Governo do Estado do Ceará e Ancine/Governo Federal. A co-produção é da Associação Estação da Luz, LightHouse, ATC Entretenimento. Os produtores associados são Gerson Sanginitto, Ric Halpern e Fabio Ribeiro.
Exibições laboratoriais - O produtor Luís Eduardo Girão fez, antes do lançamento, exibições laboratoriais em dez cidades brasileiras para agnósticos, ateus, católicos, evangélicos, judeus e espíritas. Segundo ele, o público invariavelmente deixou as salas com uma sensação de conforto e confiança, apesar de temas como suicídio, aborto e drogas estarem presentes. “O filme não é doutrinário e dialoga com pessoas de todas as religiões. Não é sobre espiritismo, mas sobre perdas e esperança”, afirma Girão.
Trilha sonora - Assinada pelo compositor e cantor Flávio Venturini, a trilha sonora dá o ritmo do filme, que é costurado pelas comoventes histórias das três mulheres que encontram sentido e esperança depois de encontros com Chico Xavier. Flávio Venturini criou uma versão de “Jesus Alegria dos Homens”, de J. S. Bach, especialmente para o filme. Além de canções inéditas do compositor e de outros artistas, a produção conta com participação do pianista paraibano Sibélius Donato Tenório, que aprendeu a tocar sozinho aos quatro anos e é conhecido pelo seu grande dom artístico pela música. Os altos e baixos dos personagens são pontuadas pelas composições Longa Espera e Luz Viva (ambas de Flávio Venturini e Juca Filho), entre outras.
Pré-estreias em todo o Brasil - Antes de sua estréia comercial, "As Mães de Chico Xavier" percorreu um histórico calendário de 20 avant-premières, sendo 18 capitais brasileiras e mais as cidades de Uberaba e Pedro Leopoldo, ambas em Minas Gerais. Em paralelo, o filme participou de um Festival e uma Mostra. No dia 24 de março, o longa abriu o I Festival de Cinema Transcendental, a ser realizado em Brasília (DF). Já no dia 31 de março, véspera da estréia em circuito nacional, o Filme encerra a Mostra de Cinema Transcendental, em Fortaleza.
Sinopse - As Mães de Chico Xavier - Três mães vêem suas vidas mudarem completamente... São elas: Ruth, que tem um filho adolescente com problemas sérios relacionado às drogas; Elisa, que tenta compensar a ausência do marido se dedicando integralmente ao seu filho; e Lara, uma professora que passa por um dilema após uma gravidez não planejada. Estas três mulheres vivendo experiências tão fortes e distintas encontrarão o conforto através do médium Chico Xavier.
Elenco -  Nelson Xavier (Chico Xavier), Herson Capri (Mário), Caio Blat (Karl), Via Negromonte (Ruth), Tainá Muller (Lara), Vanessa Gerbelli (Elisa), Neuza Borges (governanta), Paulo Goulart Filho (Cassiano), Daniel Dias (Raul), Joelson Medeiros (Guilherme), Gabriel Pontes (Theo), Christiane Góis (Lica), Gustavo Falcão (Santiago), e Silvia Bonet (Yvonne).
Sobre a Estação Luz Filmes - A Estação Luz Filmes é uma produtora cinematográfica que nasceu da necessidade de expandir as ações audiovisuais da Associação Estação da Luz, que depois da produção dos filmes “Bezerra de Menezes e Diário de um Espírito”, dos documentários “Flores de Marcela”, “Quantos Eu Te Amo”; e as coproduções do “Área Q” e do “Chico Xavier”, assume agora um novo desafio: “As Mães de Chico Xavier”.
Diretores
• Glauber Filho
O cineasta Glauber Santos Paiva Filho é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado na mesma instituição em Administração Executiva de Marketing, mestrando em Ciências da Cultura – Utad (Portugal). Associado à Associação dos Produtores de Cinema do Norte e Nordeste (APCNN) e da Associação dos Produtores de Cinema do Estado do Ceará (Aproece).
Dirigiu os longas Oropa, França e Bahia (1999), Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito (2007), Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres (2009), e As Mães de Chico Xavier (2010). Entre os curtas assinados por Glauber Filho, destaque para Sonhos Acredite Neles (1990), Fortaleza In de Gente (1991), Viagem (1992), Chagas Abertas (1993), Aquarela (1993), O Astro Popular (1994), Borracha Para Panela de Pressão (1994), A Doença do Poço (1995), Flores de Marcela (2009), San Pedro - Um Navio à Deriva (2006) e para o média-metragem Linhas de Organdi (2006).
• Halder Gomes
Halder Gomes é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing (ambos pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR) e artista plástico. Mestre 4º Dan em Taekwondo, iniciou sua carreira no cinema como dublê de lutas em filmes de artes marciais, em Los Angeles, na década de 90.
Em 2001 fez sua estreia como diretor e produtor no longa de artes marciais Sunland Heat. Em 2004 escreveu, produziu e dirigiu o premiado curta “Cine Holiúdy – O Astista Contra o Caba do Mal”, vencedor de 42 prêmios em mais de 80 festivais de 20 países. Em 2007 escreveu e dirigiu o também premiado documentário “Loucos de Futebol”, exibido em mais de 80 festivais de 25 países. No mesmo ano fez sua estreia como diretor em Hollywood, no suspense sobrenatural “The Morgue”, lançado nos EUA pela Lionsgate Films. Em 2009 produziu o ainda inédito “Area Q”, e teve seu roteiro, Cine Holliúdy, premiado em 1º lugar no Edital de Longas do Ministério da Cultura. O filme está em fase de montagem. Contribuindo com o pioneirismo dos filmes com temática espírita, Halder foi co-produtor de “Bezerra de Menezes - O diário de um Espírito” e dirigiu, em parceria com Glauber Filho, “As Mães de Chico Xavier”.
Ficha Técnica:
As Mães de Chico Xavier (ficção, longa-metragem, 35mm)
Direção: Glauber Filho e Halder Gomes
Produtor: Luis Eduardo Girão
Produtor-Executivo: Sidney Girão e Leonardo Leal
Produtor Associado: Gerson Sanginitto e Ric Halpern
Trilha Sonora: Flavio Venturine
Direção de Arte: Fábio Vasconcelos
Diretor de Fotografia: Carina Sanginitto
Diretora de Produção: Dayane Queiroz
Efeitos Especiais: Marcio Ramos
Produção Executiva: Amaury Candido e Flavio Ferreira
Som Direto: Alfredo Guerra
Produção: Estação Luz Filmes
Co-produção: ATC Entretenimento, Lighthouse e Associação Estação da Luz

Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Juliana Lousada (85) 8765.5727 – julianalousada@ad2m.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".