Pular para o conteúdo principal

Lagosta é massa


A praia de Barreiras de Cima, em Icapuí, será sede, de sexta (4) a domingo (6), do VI Festival da Lagosta, que este ano tem como tema “Lagosta é Massa!”.Realizado pela Associação Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), o festival consolida o município na rota turística do Ceará, incentivando o desenvolvimento sustentável da região, que é tradicionalmente dedicada à pesca. Além de ser um prato cheio para os visitantes, o Festival da Lagosta realiza ações formativas, capacitando e estabelecendo diálogo entre a comunidade, a rede hoteleira e os restaurantes locais.

A influência da pesca da lagosta no município é indiscutível, tendo em vista que grande parte da população está diretamente ligada à cadeia produtiva do crustáceo. A valorização de toda uma cultura que permeia a principal fonte de renda da localidade, que vai desde as práticas da pesca artesanal até a produção artística local, é colocada como principal referência para a realização do evento.

Salão Gastronômico
Ponto alto do Festival da Lagosta, o Salão Gastronômico será montado à beira-mar na praia de Barreiras de Cima. Serão 15 expositores, dentre os quais, restaurantes, barracas de praia, pousadas e hotéis, oferecendo aos apreciadores da boa culinária as mais diversas receitas à base de lagosta.

Todos os expositores participam da oficina Lagosta com Massa ministrada de 25 a 28 de outubro pela professora de gastronomia do SENAC, Dona Nair. A oficina será oferecida pelo festival, em parceria com o Sebrae-CE.

Ao cair da tarde do dia 4, os estandes estarão a postos para receber os visitantes para a experimentação dos pratos. O acesso ao Salão é gratuito e cada estande oferece suas receitas a preços promocionais, especiais para degustação.

CULTURA
Mas nem só a culinária compõe a programação do festival. Durante a noite, o público poderá assistir a shows de artistas locais e nacionais como o cantor Lobão, que se apresenta na sexta-feira, 04, na abertura oficial do evento. Antes dele, show da banda Los Kakos.  

A manhã de sábado, dia 05, será de competições esportivas, com programação a partir das 8h. Às 10h tem show com o grupo The Claptons e às 12h30, da banda Cacimba de Aluá. O grupo MPB4 se apresenta a partir das 21h30 do mesmo dia. Antes dele, tem banda Monomotor. Quem fecha a noite são os integrantes da banda Reldon.

No domingo, dia 6, último dia do festival, os visitantes farão um passeio pelas praias de Icapuí, com início às 10h da manhã. De jangada, eles conhecerão a praia de Ponta Grossa e a praia da Redonda. Na ocasião, haverá visita guiada aos restaurantes, barracas e pousadas participantes do Salão da Gastronomia e trilha ecológica na praia de Ponta Grossa.

O artesanato local contará com estande especial durante o Salão Gastronômico.

Ações de formação
Atualmente, 83% das famílias de Icapuí trabalham diretamente na cadeia produtiva da Lagosta. Pensando nisto, o VI Festival da Lagosta oferece um seminário com temas de interesse imediato da comunidade, promovendo palestras ministradas por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, Labomar-UFC, Ibama e INSS de Aracati. O seminário será realizado na quinta-feira que antecede o festival, 03 de novembro, na Secretaria de Educação de Icapuí.

A ação formativa vem ao encontro das necessidades de aprimoramento de técnicas sustentáveis da pesca da lagosta e conhecimento da legislação que regulamenta o assunto no País. O objetivo é dar destaque à importância da informação para a produção daquela que é a principal atividade econômica da região e valoroso produto de exportação cearense: a lagosta.

O primeiro tema tratado no seminário será O Projeto de certificação da lagosta para exportação e o seu impacto junto ao pescador artesanal de lagosta, em palestra ministrada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Logo em seguida, representantes do Ibama falam sobre os Planos de atividades de fiscalização por parte do IBAMA no próximo período do defeso da lagosta.

A terceira palestra, ministrada pelo Labomar-UFC, será Uma alternativa de pesca no período do defeso: cultivo de beijupira em cativeiro.  Já a Secretaria da Pesca do Ceará apresenta a palestraAções em curso na SPA-CE direcionadas para a região de Icapuí.

Além dos temas pautados diretamente na pesca da lagosta, o INSS de Aracati abordará questões ligadas aos Direitos e obrigações trabalhistas do trabalhador pescador.

Profissionais de restaurantes e hotéis, integrantes da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí, também serão contemplados com ações formativas do festival. Eles participaram da oficina Qualidade de atendimento ao cliente, de 17 a 20 de outubro. De 25 a 28 do mesmo mês, a oficina será Lagosta com massaAmbas ministradas pelo Sebrae/CE.

O VI Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí – GDTur, tendo como patrocínio o Biscoito e Massa Fortaleza, co-patrocínio do Banco do Nordeste e Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Com apoio institucional do Sebrae-CE, Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Icapuí.  Produção executiva da J. A. Lima Produções.

SERVIÇO
VI Festival da Lagosta - De 04 a 06 de novembro, na Praia de Barreiras de Cima, em Icapuí/CE.Acesso gratuito. Informações: (85) 3251.1105.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não