Pular para o conteúdo principal

Fest Orquideas

A delicadeza das orquídeas atrai pessoas de todas as idades, que se surpreendem com sua complexidade estética, riqueza de cores e formatos únicos. Em sua sexta edição, o FestOrquídeas – Festival de Orquídeas de Fortaleza reunirá cultivadores e apreciadores da natureza nos dias 23, 24 e 25 de novembro. O evento é promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), entidade com 35 anos de existência, e tem como objetivo disseminar o cultivo de orquídeas – uma das atividades de lazer mais difundidas no mundo inteiro – além de alertar o público para a necessidade de preservação dos ambientes que abrigam esse patrimônio natural. Pela primeira vez, o evento será realizado na Casa de José de Alencar (Avenida Washington Soares, nº 6055) equipamento cultural mantido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O local foi escolhido para aproximar ainda mais os participantes da natureza.
A visitação à exposição e a participação nas demais atividades são gratuitas, mas a organização pede que os participantes doem 1 kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. O total arrecadado será destinado ao Instituto Cristo Rei, orfanato que abriga 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na sexta-feira (23), a visitação pública será das 14 horas às 18 horas. No sábado (24) das 8 horas às 18 horas e no domingo (25) o público poderá visitar a mostra das 8 horas às 17 horas.
A programação conta com oficinas sobre cultivo de orquídeas e de outras plantas ornamentais; as palestras abordarão temas ligados às orquídeas, especialmente as nordestinas. As flores em exposição concorrem a premiações nas categorias: Espécie Brasileira (melhor orquídea nacional); Espécie Estrangeira (melhor orquídea estrangeira); Cattleya labiata (o prêmio será entregue para o melhor exemplar dessa espécie típica da região Nordeste do Brasil); Híbrido (destinado à melhor orquídea surgida de um cruzamento); Espécie Botânica (categoria que envolve diversos gêneros e espécies); Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico (prêmio que leva em conta a planta por inteiro, destinando-se àquela mais bem cultivada) e Troféu Gerardo Carvalho (nessa categoria, o público é quem escolhe a melhor orquídea do evento).
Para todas as idades
A cada edição do Festival, mais e mais pessoas, de todas as idades, são atraídas pelo encanto das orquídeas. “O crescimento no número de visitantes é visível de um ano para o outro e isso se reflete no aumento do interesse pelas orquídeas no Ceará. Ações como as promovidas pela ACEO divulgam a orquidofilia e demonstram que essa é uma atividade de lazer que se coloca ao alcance de todos”, afirma Vera Coelho, presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), que tem em seu quadro de associados idosos, adultos, crianças, jardineiros, agrônomos, médicos, donas de casa, comerciantes, jornalistas, estudantes, professores, entre outras categorias de profissionais.
Consciência ambiental
Seguindo a tendência das edições anteriores, o 6º FestOrquídeas será cenário para a realização de  uma campanha contra a compra de orquídeas retiradas do mato. No evento, é expressamente proibida a exibição e comercialização de qualquer planta coletada na natureza. O FestOrquídeas abrirá espaço para discutir o tema, objeto de preocupação das diversas associações de orquidófilos que, assim como a ACEO, se multiplicam por quase todo o País. As entidades orquidófilas reúnem um público extremamente heterogêneo, focando sempre na questão da preservação do meio ambiente.
Italo Gurgel, membro da diretoria da ACEO, lembra a situação da Serra de Uruburetama, no Ceará, berço da Cattleya labiata, e que já perdeu a maior parte de suas matas para dar lugar à plantação de bananeiras. No Rio Grande do Norte, o problema é o avanço da especulação imobiliária, que está acabando com a Cattleya granulosa, outra bela orquídea nordestina, em seu ambiente natural. “Hoje, a sobrevivência dessas espécies é garantida justamente pelos orquidófilos, que as cultivam de forma conveniente, multiplicando-as e salvando-as do desaparecimento”, comenta Gurgel.
Cultivando em casa
Após conhecer sobre as orquídeas e o seu cultivo, os visitantes da FestOrquídeas poderão adquirir e presentear amigos e familiares com as flores do orquidário "Flores do Lago", de Minas Gerais, além de outras plantas e insumos. “As orquídeas são plantas rústicas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é bem fácil cultivá-las. Não há nada no nosso clima, por exemplo, que possa impedir o sucesso de um orquidário no Ceará. A maioria dessas flores se adapta a quaisquer ambientes, podendo ser cultivadas até mesmo em apartamentos. Não é nada sofisticado ou oneroso. É coisa para gente que, simplesmente, ama a natureza, em especial as plantas floríferas”, afirma Italo Gurgel.
Programação
Sexta–feira (23)
·          8 horas às 12 horas – Recebimento das plantas
·         12 horas às 14 horas – Julgamento
·         14 horas às 18 horas – Visitação
 Sábado (24)
·          8 horas às 18 horas – Visitação
·         10 horas – Palestra seguida de oficina: “O cultivo de orquídeas” (Hugo Leite Albuquerque, da Associação Paraibana de Orquidófilos-APO)
·         15 horas – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel, da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO)
·         16 horas – Palestra: “Orquídeas do Nordeste” (Dr. Roberto Guerra, da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte-SORN)
Domingo (25)
·          8 horas às 17 horas – Visitação
·         10 horas – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva, da SORN e do Círculo Potiguar de Orquidofilia-CPO)
·         17 horas às 18 horas – Retirada das plantas

6ª edição do FestOrquídeas – Festival de orquídeas de Fortaleza
Data: 23, 24 e 25 de novembro
Local: Casa de José de Alencar, localizado na Avenida Washington Soares, nº 6055.
Entrada Gratuita, mas a organização pede que os participantes doem (hum) 1kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó.

Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, responsável pela Assessoria de Comunicação da 6ª edição do FestOrquídeas de Fortaleza. Falar com Francisco Barbosa (8632.4276) pelo fone 3258.1001.

Comentários

  1. Sou cuidadora de idoso cuidei de uma senhora que cuidava está planta então apaixonei

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.