Pular para o conteúdo principal

Questionadas


O Estado de S.Paulo
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) transcorreu dentro da normalidade, segundo o Ministério da Educação (MEC). A operação de logística ocorreu conforme o planejado e os problemas foram pontuais e localizados, sem afetar a realização, hoje, do último dia de prova - a principal porta de acesso às universidades federais, com 5,7 milhões de inscritos. A prova foi considerada boa, mas docentes criticaram algumas questões.
Os casos mais graves ocorreram nas redes sociais. Às 10h08, um usuário do Twitter espalhou boatos de que o Enem havia sido cancelado. O MEC desmentiu e avisou a Polícia Federal. Segundo a pasta, a informação falsa partiu do perfil Chora Minha Nega (@gui_pangua) e alcançou o quarto lugar dos Trending Topics no final da manhã. Segundo o MEC, o internauta mora em Campinas e pode ser processado por atentar contra concurso público, crime previsto no Código Penal. Se condenado, terá de pagar multa e ficar preso por 1 a 4 anos.
Foram eliminados e retirados das salas de prova 37 candidatos que tiraram fotos dos cadernos de prova e cartões resposta e compartilharam em sites como Twitter e Instagram. Os casos foram registrados em vários Estados e os acusados tiveram seus desempenhos anulados.
Nos três exames passados, ocorreram problemas graves, como o vazamento em 2009, denunciado pelo Estado, que fez o exame ser cancelado; em 2010, falhas de encadernação e em um cabeçalho de um dos cartões-resposta, que motivaram nova prova aos prejudicados, e o vazamento do tema da redação; e, no ano passado, o acesso antecipado de alunos de Fortaleza a 14 questões, que foram anuladas.
Atrasos. Outros problemas de ontem foram alheios à organização do exame, como a queda de energia em três locais. Em Salvador, protesto de cerca de cem moradores de uma favela interrompeu, no fim da manhã, o trânsito em uma movimentada avenida, atrasando dezenas de estudantes.
Trânsito engarrafado e dificuldades de locomoção, por sinal, foram as principais justificativas dos atrasados. A carioca Amanda Silva de Freitas, de 18 anos, mora perto do local da prova, no bairro do Maracanã, zona norte do Rio, mas chegou às 13h03 e foi barrada. Desesperada, Amanda tentou subir no portão, mas desistiu. Ela contou que saiu de casa, a poucos quarteirões, às 12h45, e foi pega de surpresa pelo engarrafamento. Decidiu saltar do carro da mãe e seguir a pé, mas não chegou a tempo. "Vacilei, um ano jogado fora", lamentou.
Em Fortaleza, a candidata Marcela Moreira, de 18 anos, foi impedida de fazer a prova porque não tinha os documentos. "Fui assaltada quando estava chegando. Eles levaram meus documentos e celular", relatou. A polícia registrou pelo menos dez assaltos perto dos locais de prova na capital cearense.
Em Curitiba, dois candidatos, Márcio Renato, de 21 anos, e Joice Cristina, de 17, perderam a prova por errar o ônibus. Por ironia, eles fariam suas provas somente a partir das 19 horas, pois ambos são adventistas e têm regime especial para o exame - condição que atinge 85.662 mil candidatos em todo o País, compostos em sua maioria por judeus ortodoxos, além de adventistas.
Em outros Estados, como no Acre, realizar o Enem virou operação de guerra. O governo acreano gastou R$ 51 mil para bancar passagens de 57 alunos de dois municípios (Jordão e Santa Rosa do Purus). Por causa do fuso horário, a prova começou às 10 horas de Brasília. / LUCIANA NUNES LEAL e ROBERTA PENNAFORT (RIO), ITAAN ARRUDA (RIO BRANCO), LAURIBERTO BRAGA (FORTALEZA), LUCAS AZEVEDO (PORTO ALEGRE), TIAGO DÉCIMO (SALVADOR), MARCELO PORTELA (BELO HORIZONTE), PAULO CLARO (CAMPINAS), JULIO CESAR LIMA (FLORIANÓPOLIS), CARLOS LORDELO, TOMÁS PETERSEN, LUÍSA MELO e CRISTIANE NASCIMENTO (SP), ESPECIAL PARA O ESTADO
Professores de cursinhos fizeram reparos a cinco questões das provas de ontem. Duas de física são as mais problemáticas: Etapa e Oficina do Estudante contestam a questão 49, da prova amarela; Etapa e Objetivo criticam a 51 da mesma prova.
Para o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, ao resolver a questão 49, se o candidato fizesse o cálculo pelo comprimento de onda, chegaria a um resultado; pela velocidade, a resposta seria diferente. A opinião é compartilhada pelo coordenador de física do Etapa, Alexandre Moreno. "Mas não prejudica o aluno porque os outros resultados possíveis não aparecem entre as alternativas."
Sobre o item 51, que envolvia a densidade de um legume, Moreno diz que na pesquisa da internet mencionada na questão a densidade do legume é metade da densidade da água. Mas o mesmo enunciado diz que o legume fica um terço para fora da água quando submerso. "Isso pode causar dúvida, porém o mais provável é que o aluno chegue à resposta correta." Para o Objetivo, a questão deveria ser cancelada. "Essa pergunta é totalmente furada", diz Ricardo Doca. "O aluno que privilegiou a parte final do enunciado se deu mal."
O Cursinho da Poli diz que o teste 64, da prova amarela, pode provocar interpretações errôneas. O enunciado explica o que é a formação de um carbocátion e pede que o aluno identifique estruturas químicas em produtos e no carbocátion. É consenso que a resposta correta é a A, mas, segundo o professor Adauto Pessoa, o gráfico que explica as reações tem um erro de conceito. "O gráfico não compromete a avaliação desde que o aluno não considere as questões energéticas, que estão equivocadas."
Na prova de Ciências Humanas, segundo o Cursinho da Poli, as questão 36 da prova amarela é discutível. No enunciado, textos comparam a situação agrária da Europa no século 19 com a da América Latina no século 21. Foi solicitado que se apontasse a alternativa que explicasse como as alterações tecnológicas interferem na vida das populações. A resposta considerada correta pelos professores foi a E, mas A e C também estariam corretas. "As alternativas A e C são muito genéricas, mas a E é mais completa. É como se as outras duas estivessem 'menos certas', mas não erradas", explica o professor de geografia Rui Calaresi.
Outra questão problemática é a 20, também na prova amarela, sobre história. O aluno deveria analisar um mosaico e inferir qual característica política romana estava presente. "Havia duas possibilidades de resposta correta", comenta o professor Daily Oliveira, do Objetivo.
Procurado, o MEC disse que não se manifestará sobre as reclamações dos cursinhos.
Dificuldade média. Os estudantes acharam a prova longa, com muitos textos, mas de dificuldade geral fácil e média, segundo os professores.
Matheus Ciappina, de 17 anos, saiu satisfeito. "É como uma prova tem de ser, de raciocínio puro, sem pegadinha.", diz ele, aluno do 3.º ano do Colégio Drummond, no Tatuapé. O analista de segurança e cadeirante Marcello Martins, de 43 anos, resolveu fazer o Enem em busca do terceiro diploma, de Medicina. "Mesmo com todas as minhas dores, pois sofro de polioneuropatia inflamatória", disse. / DAVI LIRA, PAULO SALDAÑA, LUÍSA MELO, TOMÁS PETERSEN, DIEGO CARDOSO e VICTOR VIEIRA, ESPECIAL PARA O ESTADO

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não