A terapia esportiva usa o esporte como ferramenta de transformação, já ajudou centenas de famílias que enfrentam o TDAH, Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, na Espanha, e agora é oferecida em Fortaleza
Pais desesperados, filhos incompreendidos. Quem tem um filho com Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, compreende bem essa frase. A inquietação, a agitação, a falta de atenção e a impulsividade fazem da criança e do adolescente com TDAH um desafio constante para pais e professores. A Organização Mundial da Saúde estima que, mundialmente, 20% das crianças sofrem de algum tipo de transtorno mental debilitante. No Brasil, estima-se que cerca de 11 milhões de crianças e adolescentes brasileiros sofram desses transtornos.
Entre esses transtornos, o mais comum é o TDAH, que tem prevalência estimada entre 2 e 10% das crianças e adolescentes. Nos consultórios de neurologia e psiquiatria, calcula-se que 50% das crianças atendidas se enquadram no perfil do TDAH.
Uma forma inovadora de tratar esses pacientes sempre tão agitados e impulsivos começa a ser utilizada em Fortaleza amanhã, 5 de fevereiro de 2013. Trata-se da terapia esportiva, criada pelo professor e psicólogo Fernando Bryt em 2004 e já bastante utilizada em Barcelona, na Espanha. Aqui em Fortaleza, as sessões da terapia serão realizadas nas instalações esportivas do Colégio Universidade Infantil, na Rua Cel. Honório Vieira, 11, na Cidade dos Funcionários. A sessão inaugural será realizada nesta terça-feira, 5 de fevereiro, às 17h, com a presença de pais e alunos.
O trabalho, realizado sem fins lucrativos, terá um custo de R$20,00 por sessão. As vagas são limitadas.
Usando o esporte como terapia
O esporte como atividade extra escolar tem uma grande potencialidade educativa e transformadora que nem sempre é aproveitada, sendo muitas vezes, fator de estresse agregado para crianças e jovens.
A terapia de habilidades sócio emocionais através do esporte da Clínica TDAH Fortaleza se enquadra dentro das terapias grupais de habilidades sócio emocionais e de autocontrole, porém é inovadora ao utilizar o esporte como ambientação e motivação da criança.
Na terapia, são treinadas não só as habilidades esportivas, como também as habilidades de superação pessoal e inteligência emocional. Recomendada para toda criança e adolescente que procura melhorar suas habilidades de comunicação, de liderança, de seguridade e inteligência emocional, é especialmente indicada para crianças e adolescentes com TDAH, impulsividade, ansiedade, timidez, baixa autoestima, medos, problemas de conduta, obesidade e depressão.
Na terapia, são treinadas não só as habilidades esportivas, como também as habilidades de superação pessoal e inteligência emocional. Recomendada para toda criança e adolescente que procura melhorar suas habilidades de comunicação, de liderança, de seguridade e inteligência emocional, é especialmente indicada para crianças e adolescentes com TDAH, impulsividade, ansiedade, timidez, baixa autoestima, medos, problemas de conduta, obesidade e depressão.
Na terapia, os objetivos de superação e crescimento pessoal são individualizados para cada participante. O lema é “Todos temos coisas que melhorar”. Com o foco nessas coisas a melhorar, são estabelecidas metas, objetivos e desafios. E os treinadores - terapeutas – tem o papel de reconhecer de forma sistemática o esforço de cada um para conseguir estas metas.
Fernando explica que são muitas as estratégias para conseguir esses objetivos. Uma das estratégias tem o nome do Grande Capitão, que premia mensalmente a criança que mais conseguiu fichas de acordo com seus objetivos pessoais. Então, não necessariamente ganha o melhor como acontece na escola, e nas atividades esportivas tradicionais, ganha quem se superou mais a si mesmo.
O primeiro Grande Capitão em Barcelona em 2004 foi uma criança obesa, expulso de varias colégios, que não era aceito em nenhum time esportivo e vitima reiterada de bullying pelo seu físico e pela sua grande impulsividade e descontroles emocionais. “Nós não presenteamos esse reconhecimento, ele mesmo ganhou com seu esforço e se emocionou até as lágrimas quando foi premiado na cerimônia com a presença de seus pais. Isso para nós tem maior valor que os resultados frios e anônimos dos estudos científicos, que anos depois respaldaram o projeto.”- comenta.
Um dos segredos dos bons resultados da terapia é deixar pra lá os problemas, as criticas, os sermões, os castigos e focar-se nas metas e desafios, reconhecendo os esforços e premiando estes como se fossem triunfos esportivos. Outro fator de êxito terapêutico deste projeto é a própria motivação da criança e do jovem na atividade. “Em nossa experiência na psicologia clínica, a criança vai muito mais motivada à terapia esportiva, já que é um espaço feito para as crianças. 90 % de meus pacientes de idade escolar em Barcelona além da terapia individual compartilham a terapia esportiva.”
Em Fortaleza, serão formados dois grupos na terapia esportiva. O grupo A, de atividades lúdico esportivas não competitivas, Multiesport, e o grupo B para crianças que gostem muito de futebol. As sessões terapêuticas serão coordenadas pelo psicólogo Fernando Bryt Trosman e um professor de educação física, além de assistentes.
A terapia esportiva teve seus resultados avaliados em estudos acadêmicos da Universidade Ramon Llull, comprovando melhoras significativas. Os resultados dessa terapia em Barcelona evidenciam melhoras na adaptabilidade e no rendimento escolar, nas habilidades sócio emocionais em casa e na escola, aumentando as condutas pró-sociais, a obediência e melhorando as relações com os companheiros.
De 2004 até 2009, o programa teve um impacto em 1150 crianças e adolescentes e suas famílias em distintas cidades catalãs.
Quem é Fernando Bryt
Psicólogo pela Universidad de la República (Uruguay), o professor Fernando Bryt Trosman é mestre em Psicología pela Universitat Ramon Llull (Catalunha, Espanha) e doutorando em Psicologia pela Universitat de Barcelona (Catalunha, Espanha). Foi assessor do Departamento de Ensino do Governo do Catalunha, realizando palestras internacionais. Veio a Fortaleza, convidado pelo Curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará, com bolsa de extensão tecnológica da FUNCAP. Fundou o Núcleo de Inovação e Pesquisa do Transtorno por Déficit de Atenção, Hiperatividade e Problemas de Conduta – NIP/TDAH da UECE e dirige a Clínica TDAH Fortaleza, onde atende em orientação e coaching terapêutico.
Serviço:
Sessão inaugural da Terapia Esportiva
Data: 05/02/2013
Horário: 17h
Local: Colégio Universidade Infantil - Rua Cel. Honório Vieira, 11 - Cidade dos Funcionários
Mais informações:
Gilda Barroso, jornalista – (85)9925-5762
Fernando Bryt, psicólogo e professor
Por e-mail ferbryt@gmail.com
Clínica de Psicologia TDAH Fortaleza
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