Dança

Tem início nesta quarta-feira (21) e segue até 20 de setembro as inscrições para a seleção de alunos para o curso Formação Básica em Dança, direcionado a crianças e pré-adolescentes. As inscrições também contemplam pessoas com experiência prévia em dança para ocupar as vagas ociosas, a partir do segundo ano do curso que está em andamento. O processo de seleção prevê que 50% das vagas sejam para alunos da rede pública de ensino. O curso é totalmente gratuito.
Para concorrer a uma vaga para o primeiro ano, poderão participar somente pessoas físicas, com idade mínima de 8 anos, a serem completados ainda em 2013, e idade máxima de 11 anos, também a serem completados ainda em 2013. Serão selecionados até 40 candidatos.
Já para os interessados em concorrer a uma vaga do segundo ano, podem participar pessoas físicas com idade entre 9 e 13 anos, a serem completados ainda em 2013.  Neste caso, podem ser selecionados até 15 candidatos.
O curso traz um processo formativo que compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos relativos à dança cênica, dividido em dois ciclos: básico e intermediário. Cada um com três anos de duração. “Nesse período, espera-se que o aluno, a partir do trabalho sobre os conteúdos da formação, desenvolva competências que permitam, caso assim deseje, o prosseguimento de estudos aprofundados em dança, rumo a uma profissionalização na área”, afirma Ernesto Gadelha, coordenador da Escola Pública de Dança.
Com duração de seis anos, o curso prevê em sua grade curricular as seguintes disciplinas: Dança Contemporânea, Dança Clássica, Danças Tradicionais e Populares, Ateliê de Repertórios, Elementos da Música, Ateliê de Experimentação e Composição, Ateliê de Análise e Estudo de Obras Coreográficas, Introdução à História da Dança, Introdução à Análise do Movimento. As referidas disciplinas serão inseridas progressivamente ao longo dos seis anos de curso.
De acordo com o coordenador, a carga horária no primeiro ano será de 4h semanais, distribuídas em dois dias da semana. No decorrer dos anos, a carga horária será progressivamente aumentada. As aulas serão realizadas ao longo do ano, havendo pausas durante os períodos regulares de férias escolares.
No ato da inscrição, o candidato deverá optar em fazer as aulas no período da tarde ou da manhã. As aulas no turno da manhã serão realizadas entre 8h e 11h30 e no turno da tarde, entre 14h e 18h30.
Os candidatos que optarem por concorrer a uma vaga no segundo ano deverão indicar essa opção na ficha de inscrição. As aulas do segundo ano ocorrem, atualmente, no turno da manhã, entre 8h e 10h15, e no turno da tarde, entre 14h e 16h15, distribuídas em três dias da semana.
A seleção será realizada no período de 23 à 27 de setembro, na sala de dança da Vila das Artes (Rua 24 de Maio 1221, Centro).
As inscrições serão realizadas presencialmente na Vila, das 8 às 12h e 14h às 20h, no período de 21 de agosto à 20 de setembro, mediante a entrega dos documentos exigidos no edital.
Acesse o edital e a ficha de inscrição no endereço: http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/categoria/danca/, ou na sede da Vila das Artes. Lembramos que as inscrições só serão efetuadas quando a documentação, junto com a ficha de inscrição for entregue na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio 1221, Centro).
Documentação necessária:
Certidão de nascimento (cópia ou original) do candidato; RG do pai ou da mãe ou do responsável; 1 foto 3X4; Comprovante de matrícula em escola de ensino formal.
Cronograma:
Inscrição: 21 de agosto a 20 de setembro de 2013
Seleção: 23 a 27 de setembro de 2013
Divulgação dos resultados: 01 de outubro de 2013
Matrícula: 03 a 09 de outubro de 2013

Comentários