Pular para o conteúdo principal

Música e Fotografia

O Programa Troca de Ideias, do Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri, debaterá o tema "Música e Fotografia – da Cena Instrumental Cearense ao Registro Fotográfico de Shows Musicais", nesta sexta-feira, 9, às 18h30, em Juazeiro do Norte. Com entrada franca, o debate contará com o jornalista e crítico musical Dalwton Moura, autor do livro "Nos Acordes do Jazz & Blues", que na ocasião terá seu lançamento no Cariri; com a antropóloga e produtora cultural Rachel Gadelha, sócia-diretora da Via de Comunicação e uma das idealizadoras do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, evento cuja história é contada no livro; com a fotógrafa e produtora cultural Nívia Uchoa, que detém vasto acervo pessoal de fotografias de músicos e é uma importante articuladora da fotografia na região do Cariri. A mediação será do jornalista Tiago Coutinho, professor do Curso de Jornalismo da UFC no Cariri.
O debate será pautado por dois temas: a realidade da música instrumental no Estado do Ceará, com destaque para o trabalho dos artistas do Cariri, e o desafio do registro fotográfico de apresentações musicais, como expressão artística e gênero editorial. Os temas se encontram no livro "Nos Acordes do Jazz & Blues – Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga", publicação que inclui um registro jornalístico e fotográfico da música instrumental cearense, e de grandes nomes nacionais e internacionais que se apresentaram no Ceará, nos últimos 13 anos, nas sucessivas edições do Festival Jazz & Blues, realizadas a cada carnaval.
O livro, que tem texto e edição de Dalwton Moura, traz 297 fotografias, produzidas ao longo de 13 edições do evento pelo fotógrafo Chico Gadelha, e entrevistas com músicos como Yamandú Costa, Toninho Horta, Chico Pinheiro, Adelson Viana, Artur Menezes, Flávio Guimarães, Jefferson Gonçalves, entre vários outros. A obra tem projeto gráfico de Caio Castelo e foi viabilizada com apoio do Governo do Estado do Ceará e patrocínio da Coelce. 
A discussão sobre a cena da música instrumental cearense abordará pontos como o que mudou, em termos estéticos, de produção e de visibilidade, ao longo destes últimos 13 anos de festival; quais nomes se mantiveram atuantes nesse cenário, quais novos artistas surgiram; quais desafios permanecem e quais perspectivas se colocam para a música instrumental produzida em nosso Estado.
A linguagem fotográfica no registro de shows também contará com diversas abordagens no debate: o desafio da produção de imagens de artistas no palco, sob condições peculiares; a busca de uma linguagem própria para essas imagens; o registro de artistas que já se despediram; a escassez de trabalhos com esse tema e de publicações com esse recorte no mercado local, em contraponto aos numerosos livros de fotografias de músicos nacionais e internacionais.
O debate abordará ainda referências estéticas e questões de mercado: o que falta para termos mais visibilidade para a música instrumental produzida no Ceará? O que é preciso para que passemos a contar com mais fotógrafos dedicados a essa atividade e mais trabalhos publicados, em meio físico ou eletrônico, com fotografias de músicos no palco, ajudando também a impulsionar nossa cena instrumental e a gerar registros de nossa música e de nossa história?
Os dois eixos temáticos - música e fotografia - se unem no debate , promovendo um diálogo entre duas linguagens, possibilitando tanto contribuições estéticas e historiográficas, quanto questões relacionadas à valorização e à divulgação de nossos músicos e fotógrafos, à afirmação e ao desenvolvimento de nossa cena artística, ao registro de nossa produção musical, por meio da fotografia e do suporte livro.
Sábado na Fundação Casa Grande 
Já no sábado, 10, às 16h, também com entrada franca, o livro "Nos Acordes do Jazz & Blues" terá um lançamento em Nova Olinda, na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. O lançamento em Nova Olinda destaca o histórico de parceria entre os integrantes da Fundação Casa Grande e o Festival Jazz & Blues.
Os jovens músicos da Banda de Jazz Meninos da Casa Grande se apresentaram diversas vezes no evento, inclusive no palco principal, desenvolvendo um relacionamento com o festival e exemplificando a contribuição do evento para o surgimento e a evolução de jovens músicos no Ceará - positivamente influenciados pelo contato direto com grandes nomes do jazz, do blues e da música brasileira, nos dias de shows em Guaramiranga.
O lançamento do livro em Nova Olinda contará com a presença de Rachel Gadelha, Dalwton Moura e de integrantes da banda de jazz Meninos da Casa Grande, que já se apresentou em diversos estados e no exterior e, atualmente, prepara um novo espetáculo, voltado para canções autorais de Alemberg Quindins e Roseane Limaverde, criadores da Fundação Casa Grande, com novos arranjos.

SERVIÇO
Troca de Ideias, do Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri. Debate "Música e Fotografia -  da Cena Instrumental Cearense ao Registro Fotográfico de Shows Musicais". Com Dalwton Moura, Rachel, Rachel Gadelha e Nívia Uchoa. Mediação: professor Tiago Coutinho. No Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri (Rua São Pedro, 337, Centro, Juazeiro do Norte-CE). Nesta sexta-feira, 9 de agosto, às 18h30. Entrada franca. Informações: 88-3512-2855.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".