No Aldir Mentor

Pais e crianças com diabetes tipo 1 estão convidados a participar de uma manhã especial, dedicada ao controle eficiente da doença. O evento, promovido pelo Instituto Renan Montenegro de Apoio à Criança com Diabetes, será realizado amanhã, das 8h30 às 12h30, no Instituto Aldir Mentor, na Aldeota.
A programação contará com palestras sobre contagem de carboidrados, rodízio de aplicação de insulina e direitos dos portadores de diabetes. Haverá também lanche saudável, avaliação nutricional, sorteio de brindes, brincadeiras e contação de histórias.
Conforme a assistente social Adélia Holanda, a programação faz parte da mobilização do Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro). “Muitos pais e mães de crianças com DM1 são carentes de informação e todo o tratamento é pautado no autocuidado. Por isso, precisamos mobilizar o maior número de pais e mães em momentos como este”, disse.
O Instituto Renan Montenegro de Apoio à Criança com Diabetes foi criado em 2008 para apoiar e orientar familiares e a comunidade sobre diabetes, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das crianças acometidas pela doença. Sua atuação tem sido marcada pela assessoria jurídica gratuita às famílias de crianças que necessitam insumos para o controle adequado da doença.
Sobre a doença - Diferente da diabetes tipo 2, a diabetes tipo 1 não tem relação com sobrepeso. A doença, autoimune, é caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células e, portanto, não é transformada em energia. As altas taxas de glicose acumuladas no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos e coração. As pessoas acometidas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.
Serviço
Data: 9 de novembro
Local: Instituto Aldir Mentor - Avenida Antônio Sales, 1740
Horário: 8h30 às 12h30
Informações: (85) 96987919 (85) 88925697 ou 3494 7491 
Realização: Instituto Renan Montenegro de Apoio e Orientação à Criança Diabética
Apoio: Instituto Aldir Mentor e Laboratório Lilly

Comentários