Senai, 70 anos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE) está completando 70 anos em 2013. Na próxima segunda-feira (25), uma solenidade comemorativa, às 19 horas, marcará a data, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na oportunidade, serão homenageadas personalidades que construíram a história da instituição, considerada o maior complexo de educação profissional da América Latina e reconhecida como modelo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Além das homenagens, o evento tem na sua pauta um talk show com o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, que falará sobre inovação. Também como parte das comemorações, o SENAI inaugura, no dia 25, às 15 horas, o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) de Energias Renováveis, com sede no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Desde a sua fundação, o SENAI/CE cumpre um papel fundamental e histórico na formação do trabalhador cearense. Afinal, através dele, vários profissionais da indústria receberam formação qualificada. Nestes 70 anos de atuação no Ceará, o SENAI contabiliza cerca de 1,4 milhão de matrículas e mais de 1,2 milhão de alunos formados para atuar na indústria cearense, além de quase 14 mil atendimentos de serviços técnicos e tecnológicos às empresas industriais, totalizando cerca de 442 mil horas de serviços prestados.
Hoje, o SENAI mantém o papel protagonista na concepção de atividades que ampliem a geração de emprego e renda no estado, além de promover a inovação através de serviços técnicos e tecnológicos ofertados para as indústrias.
Sempre em sintonia com as necessidades do mercado, o SENAI/CE se prepara para atender à demanda dos próximos anos. Conforme o diretor regional do SENAI-CE, Fernando Nunes, até 2014, será ampliada a oferta de matrículas para 80 mil vagas por ano.
Dentro do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, que tem como principais objetivos estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria e elevar a oferta de educação profissional, o SENAI/CE segue os desafios da modernização mediante a implantação de dois Institutos SENAI de Tecnologia (IST) e um SENAI de Inovação (ISI).
Na área da construção civil será implantado o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Tecnologias Construtivas, em Maracanaú, com previsão de atuação a partir de 2015.
Nas áreas de energias renováveis e metalmecânica, o SENAI implementa mais duas unidades - os Institutos SENAI de Tecnologia (IST) de Energias Renováveis e Metalmecânico, que vão atender as necessidades por serviços técnicos, tecnológicos e inovação das indústrias instaladas no país.
Na área de têxtil e vestuário também está em construção, no SENAI da Parangaba, o Centro de Tecnologia da Cadeia Têxtil, que vai prestar serviços em educação profissional e técnicos e tecnológicos para as indústrias do setor.
Histórico
O Ceará foi um dos primeiros estados a contar com um departamento regional do SENAI, criado em 27 de novembro de 1943, tendo as formações de torneiro mecânico, ajustador mecânico, carpinteiro e desenhista técnico como os primeiros cursos ministrados nas instalações do Centro Ferroviário Profissional da RVC.
Estrutura
O SENAI dispõe hoje de nove unidades, sendo quatro em Fortaleza (Parangaba, Mucuripe, Barra do Ceará e Jacarecanga), uma em Maracanaú, uma em São Gonçalo do Amarante, um Núcleo Integrado SESI/SENAI em Horizonte, um Centro Integrado SESI/SENAI em Sobral e uma unidade em Juazeiro no Norte.
Áreas de atuação
O SENAI-CE oferece cursos de Aprendizagem Industrial, Iniciação Profissional, Qualificação Profissional,Aperfeiçoamento Profissional e Habilitação Técnica nas seguintes áreas:
-Alimentos e Bebidas; Automação; Automotiva; Construção; Couros e Calçados; Eletroeletrônica; Energia; Gestão; Gráfica e Editorial; Logística; Meio Ambiente; Metal-mecânica; Metrologia; Polímeros; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; Tecnologia da Informação; Telecomunicações; Têxtil e Vestuário; e Transporte.
Ocupação
No Ceará, a pesquisa realizada em 2012 mostrou que a taxa de ocupação de egressos de escolas do SENAI no mercado de trabalho cearenses atingiu 86,9% na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e 63% na Aprendizagem Industrial.
SERVIÇO: 70 anos do SENAI-CE
Data: 25/11/2013
Horário: 19 horas
Local: Auditório Waldyr Diogo, térreo da Casa da Indústria (Avenida Barão de Studart,1980)

Comentários