Pular para o conteúdo principal

Fórum Harmônicas Brasil

Samba, MPB, peças eruditas, blues, bossa nova, jazz e rock. A gaita, apresentada em grande variedade de gêneros musicais, será novamente o centro das atenções no palco do anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos próximos dias 13, 14 e 15 de dezembro. 
A nona edição do Fórum Harmônicas Brasil, evento que integra os calendários oficiais da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, vai trazer a Fortaleza expoente da gaita do Brasil, entre eles José Staneck (RJ), que se apresentará com uma formação de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará, Márcio Abdo (SP), Guta Menezes (RJ), André "Andy Boy" Serrano (RS) e Natanael Pereira (CE). Nos dias 13 e 14 (sexta-feira e sábado), os shows começam às 21 horas. No dia 15 (domingo), às 20 horas, sempre com acesso gratuito. 
Mais que um festival, o Fórum Harmônicas é um encontro de músicos de estilos diversos, que, além dos shows, repassam conhecimentos ministrando cursos a músicos, estudantes e apreciadores de música, realizados na escola Musimania, no Lago Jacarey, em Fortaleza, na manhã e na tarde do sábado (14 de dezembro). O evento já se consolidou como referência no estudo e aprimoramento da harmônica, congregando músicos que se dedicam a outros instrumentos e aficionados pela música em geral. Os cursos são gratuitos e acessíveis também a iniciantes e iniciados na gaita. 
Os gaitistas convidados para o evento são acompanhados nos shows e nas ações de arte-educação por músicos locais, o que amplia a interação e o intercâmbio com os cearenses e dá um toque especial à programação.
Este ano, destaca-se também a participação de músicos da Orquestra Sinfônica da Uece, regida pelo maestro Alfredo Barros. Também coordenador do curso de Música da universidade, Alfredo Barros é um dos mais respeitados músicos cearenses. Doutor em composição pela Universidade do Texas (EUA), compôs obras para vários conjuntos e música eletroacústica, além de trabalhos para dança e vídeo.
Único evento com esse formato em todo o Brasil, unindo grandes shows a oficinas de arte-educação, qualificando músicos locais, o Fórum Harmônicas promove ainda uma campanha de doação de livros em bom estado, que serão destinados ao Conselho Municipal de Canoa Quebrada. O evento conta com apoio Apoio do Governo do Estado do Ceará (Secretaria da Cultura do Estado), Prefeitura Municipal de Fortaleza (Secretaria de Turismo do Município), Diogo Farias Microfones Artesanais, Invest NE e Escola Musimania.
Programação
Guta Menezes - Integrante da Banda de Mulheres do programa Altas Horas da Rede Globo, a gaitista e trompetista, Guta Menezes, participou de shows e gravação de CDs e DVDs de Vittor Santos, Yuri Popoff, Ronaldo Diamante, Martinho da Vila, Durval Ferreira, Miele, Roberto Menescal (Sete Vezes Bossa Nova e Clássicos do Jazz para Europa e Japão), João Donato, Victor Biglione, Seu Jorge, Banda Bel, Orquestra do Maestro Paulo Moura, Orquestra Avon (Bárbara Hendrix, Zélia Duncan, Paula Lima e Rita Lee) e Rio Jazz Orquestra por 14 anos. Também fez parte de várias gravações de vídeo e áudio para televisão e cinema, como Laços de Família, Malhação, minissérie JK e 180 graus do compositor Fernando Moura. Lecionou nas escolas de música, Antônio Adolfo, Rio Música e no Cigam. Ela também é graduada em Produção Fonográfica e realiza gravações de CDs, em seu próprio estúdio, como o do grupo de música instrumental do qual pertence, Pindorama (Pindorama e Belas Artes e outras histórias), que, há mais de dez anos, vem participando de festivais e shows pelo País. Recentemente, apresentou-se em trabalho solo – Sons e Experimentos – no projeto Terças de Graça e na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana (RJ) e o Festival Internacional de Sopros no Real Gabinete Português.
Natanael Rodrigues - Músico, harmonicista, autodidata e estudante do curso de música da Universidade Estadual do Ceará. Nasceu no ano de 1995 em Fortaleza (CE) e foi apresentado ao seu instrumento aos onze anos de idade. Desde então, vem adquirindo muitos conhecimentos e experiências sobre palcos e vida de músico. As suas maiores influências vêm da genialidade da música Cristã e da música brasileira. Participou por dois anos consecutivos (2011 e 2012) das “Residências Artísticas” do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga e do Festival de Música na Ibiapaba como aluno, onde adquiriu muita vivência sobre o universo musical. Com isso ganhou grande destaque no cenário musical cearense. Com o resultado do seu destaque nos festivais, recebeu o convite dos músicos Miqueias dos Santos e Adriano Giffoni para participar do Ceará Instrumental (2012), onde teve a oportunidade de dividir palco com o baterista Cesar Machado (RJ) e o guitarrista Felipe Pole (RJ). Durante os festivais, estudou com Eduardo Taufic (RN), Heriberto Porto (CE), Marcos Maia (CE), Miquéias dos Santos (CE), Adriano Giffoni (RJ), Eduardo Visconti (SP), Henri Greindl (BE), Widor Santiago (RJ) e Luizinho Duarte (CE).
Marcio Abdo - O gaitista e cantor que vem conquistando o seu espaço no cenário do Blues nacional desde o início da década de 90. Com o lançamento do seu CD "Na Melhor Hora", Abdo mostra maturidade em seu trabalho com composições próprias em português, que refletem sua experiência nos palcos. É considerado um dos grandes nomes da gaita cromática blues no Brasil. Foi atração de diversos festivais, como o 3° e 10° Encontro Internacional de Harmônicas, várias edições do Harmônica & Blues Project, Canoa Blues, Gaita in Concert, Blues in Montain, Conexão Blues, entre outros. Marcio Abdo também é membro do grupo “Os Harmônicos”, trio de gaitas que ficou muito conhecido por todo Brasil ao se apresentar no programa do Jô Soares. Abdo é endorsee da marca Hohner, considerada umas das maiores fábricas de gaitas do mundo, sendo membro da Hohner Team Brazil. Destacou-se em participações especiais nos shows de vários músicos do blues nacional como Flávio Guimarães, Sérgio Duarte, Faiska, Maurício Sahady, Norba Zamboni e dos grandes gaitistas americanos Steve Guyger e Mark Hummel. Divide o seu tempo entre aulas, shows, workshops e serviços de conserto e customização de gaitas. Graças a qualidade do seu trabalho de customização, tem o seu nome consolidado como um dos grandes especialistas do assunto, recebendo elogios de diversos gaitistas do Brasil e exterior.
Andy Serrano (Andy Boy) - É músico desde 1989, laureado com o Prêmio Açorianos de Música (coletânea “Blues 4 POA” e cd autoral “Bluemind”), compositor, arranjador, produtor, gaitista, cantor, guitarrista, baterista. Como interprete, Andy possui grande interação com o público. O palco é o seu melhor instrumento. Criador da famosa marca de amplificadores handmade do Brasil: "Serrano Amps". Participante dos festivais: “Natu Blues Festival”, “Bluesmenau”, “Blues in Clio”, "Moinho da Estação Blues Festival", "Bluesmenau", "Mississippi Delta Blues Festival", "Encontro Internacional de Harmônicas - SESC Pompéia", "Fórum de Harmônicas" - Ceará, entre outros.
José Staneck - Chamado de David Oïstrakh da harmônica pelo crítico francês Oliver Bellamy e comparado aos músicos Andrés Segovia e Mstislav Rostropovich por sua atuação no desenvolvimento de seu instrumento pelo crítico Luiz Paulo Horta, José Staneck desenvolve um estilo próprio no qual elementos, tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz, se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante. Estudou harmonia funcional com Isidoro Kutno, análise estética com o maestro e compositor H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson Simões. Em 2007, obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Como diretor durante 15 anos da Musiarte Curso Integrado de Música, desenvolveu importante trabalho na área do ensino e, atualmente, viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música por meio da gaita para crianças em diversas locais do Brasil. Atua com diferentes formações camerísticas e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.
A gaita (ou harmônica) 
A harmônica, harmona, gaita de beiços, gaita de boca, ou simplesmente gaita (também conhecida como realejo em algumas partes do Nordeste Brasileiro e em Portugal), é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres. A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não possui caixa de ressonância. O gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de intensidade. Quando executada em conjunto com outros instrumentos, é comum que ela seja amplificada eletronicamente. A gaita é bastante usada no Blues, Rock And Roll, Jazz e Música Clássica. Também são muito comuns os conjuntos compostos apenas de gaitas, as chamadas Orquestras de Harmônicas, que normalmente tocam músicas tradicionais ou folclóricas. (Fonte: Wikipedia)
SERVIÇO
IX Fórum Harmônicas
Data: 13, 14 e 15 de dezembro
Local do show: Anfiteatro do Centro Dragão do mar de arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza)
Hora dos shows: Dias 13 e 14, a partir das 21 horas. Dia 15, a partir das 20 horas
Data dos cursos: 14 de dezembro, manhã e tarde.
Local dos cursos: Escola Musimania (Avenida Viena Weyne, 1082 - Lago Jacarey, Fortaleza)
(Assessoria de Imprensa - Capuchino Press)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".