Pular para o conteúdo principal

Lei de Incentivo ao Esporte

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) realizou na manhã de hoje, uma palestra para apresentar a Lei Nacional de Incentivo ao Esporte e a importância de seus desdobramentos nos Estados. Participaram do evento secretários municipais de várias cidades, além de atletas, técnicos e representantes de federações de diversas modalidades.

Gilvan Paiva, titular da Sesporte, destacou a necessidade de tornar o Esporte uma política de Estado. “Os gestores passarão, mas é imprescindível garantir políticas públicas que fiquem e que representem os interesses de quem efetivamente constrói o Esporte no Ceará, e esta lei certamente irá alavancar o seu desenvolvimento”. O gestor acrescentou ainda que debater a proposta nacional é uma forma de consolidar e criar instrumentos para criar a proposta estadual. “Esta será, sem dúvidas, uma ferramenta importante que criará condições e oportunidades para democratizar o acesso aos recursos necessários visando fomentar o Esporte no Ceará”, defendeu.

Ainda de acordo com Gilvan Paiva, a Sesporte já está formulando uma proposta de lei estadual de incentivo que deverá ser apresentada ao governador e à Assembleia Legislativa do Ceará. “Pedimos a colaboração de todos. Entendemos que a aprovação desta lei é tarefa não só da Secretaria, mas de todos nós que buscamos garantir avanços para o Esporte do Estado”.

O deputado federal Chico Lopes participou da abertura da palestra e destacou o progresso do Esporte em todo o pais. “Quando era criança, mal víamos espaços públicos para a prática de atividades esportivas. Com a criação de um ministério específico para a área, já constatamos muitas evoluções, mas ainda temos muito a avançar”, defendeu. A ex-atleta Shelda Bedê, atual secretária municipal de Esporte de Sobral, também destacou a importância da aprovação da lei estadual de incentivo ao Esporte. “Com esta lei, poderemos transformar o Ceará numa potência esportiva do país. Por mais de 20 anos respirei Esporte, que tornou-se a coisa mais importante da minha vida e sei que a lei poderá transformar a vida de milhares de pessoas. Isso não tem preço”.

Ferramenta de fortalecimento do Esporte

Paulo Vieira, diretor do departamento do incentivo e fomento ao Esporte do Ministério do Esporte, apresentou a lei Nacional de Incentivo. Aprovada em 2006 e regulamentada em 2007, ela representa a reivindicação de décadas de mecanismos que fortaleçam o Esporte e tem similaridade com a Lei Rouanet (Cultura). Até 2012, cerca de 900 milhões de reais foram investidos no Esporte por meio da Lei de Incentivo, beneficiando aproximadamente um milhão de pessoas. “Só em 2013, este valor circula em torno de 85 milhões de reais”, informou.

O longo desses 7 anos de vigência da lei, foram apresentados, em média, 1.600 projetos por ano. Segundo Paulo Vieira, cada entidade pode apresentar até seis propostas por ano. “Nossa dica é que as entidades se organizem e apresentem projetos que possam ser aprovados, com diversidade e em valores menores, com mais condições de viabilidade. Esta é uma forma de tentar garantir a aprovação de pelo menos um deles”, orientou. O representante do Ministério do Esporte salientou ainda uma maior atenção em relação aos documentos apresentados. “Muitas vezes, infelizmente, a gente esbarra na burocracia”.

Segundo Paulo Vieira, a adesão à Lei Nacional de Incentivo vive uma série histórica de crescimento. “E este crescimento tem relação direta com o PIB. Já garantimos muitos recursos que foram aplicados no Esporte mas sabemos que não é fácil captar”, avaliou.

O diretor do departamento do incentivo e fomento ao Esporte informou que a nova estratégia para conseguir maior adesão é focar na pessoa física. “Estamos visitando empresas, preparando material gráfico para informar às pessoas que podem ter papel destacado no apoio aos projetos voltados ao Esporte, aumentando assim nossa base de incentivadores”.

Em sua apresentação, Paulo mostrou como são distribuídos os recursos. “A região Sudeste fica com 80,7% enquanto o Nordeste garantiu apenas 1,4% dos investimentos. Reconhecemos esta concentração e avaliamos que este é um desafio que precisamos rever e equalizar”, defendeu.

Paulo Vieira demonstrou ainda um passo a passo de como elaborar projetos. Ele garantiu que em 2014 será discutida a prorrogação da lei além de seu aperfeiçoamento. O representante do Ministério do Esporte enalteceu a iniciativa da Sesporte e se disponibilizou a voltar para dar continuidade às discussões no Ceará. “Podemos pensar em novos formatos, como oficinas e meios para ajudar a elaborar projetos e criar mecanismos de auxiliar essas entidades. A Lei de Incentivo é nova e efetiva fonte de financiamento e fortalecimento do Esporte nacional”.

O secretário Gilvan Paiva agradeceu a colaboração do representante do Ministério do Esporte e reforçou a importância de se construir a lei estadual. “Ela garantirá mais acesso aos recursos, de forma profissionalizada e legal. Com ela, sairemos da condição de pedinte e atuaremos segundo a legislação. Precisamos reforçar esta ferramenta de política pública e unir esforços para sua aprovação”.

Ceará presente

Participaram do debate representantes dos municíoios de Caucaia, Groaíras, Várzea Alegre, Quixeramobim, Jaguaribe, Morada Nova, Capistrano, Cedro, Icó, Tururu, Aracati, Jaguaruana, Maracanaú, Barbalha, Pacoti, Fortim, Canindé, Acaraú, Itapajé, Tabuleiro do Norte, Aquiraz, Tianguá, Pindoretama, Tauá, Croatá, São Gonçalo do Amarante, Carnaubal, Tejuçuoca, Sobral, Santana do Acaraú, Russas, Itarema, Missão Velha, Ibiapina, Viçosa do Ceará, Crateús, Juguaretama, Barroquinha, General Sampaio, Pacajus, Quixadá, Iguatu e Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não