Pular para o conteúdo principal

Carnaval 2014


Confira selecionados para Editais do Pré e Carnaval e atrações que se apresentam no Aterrinho
Mart'nália se apresenta no Aterrinho na segunda-feira de Carnaval
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, deu o pontapé inicial para o Ciclo Carnavalesco 2014 nesta quarta-feira (15), no Estoril. Na ocasião, foram divulgados os selecionados para os Editais de Pré-Carnaval e Carnaval, as atrações musicais que se apresentarão no Aterrinho da Praia de Iracema, além do tema do Carnaval 2014: Uma Homenagem ao Maracatu Cearense. O Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2014 realizado no período de 31 de janeiro a 23 de fevereiro e o Carnaval no período de 28 de fevereiro a 4 de março.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudencio Lucena, o homenageado do Programa de Fomento 2014, professor Paulo Tadeu, além do presidente da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará, José Arnaud Silvério.
Magela Lima ressaltou o compromisso de fazer de Fortaleza um importante destino na época do Carnaval e explicou o conceito do Ciclo Carnavalesco, que acontece durante cinco fins de semana, contemplando as festas de Pré-Carnaval e Carnaval, chegando às sete regionais de Fortaleza, com desfiles de blocos, concentrações e shows.
Arnaurd Silvério, presidente da ACECCE, por sua vez, ressaltou a parceria da Secretaria de Cultura de Fortaleza com as agremiações carnavalescas durante o ano de 2013 e o processo de seleção para os Editais do Ciclo Carnavalesco. "Nunca houve tanto diálogo como nessa administração", argumentou. 
Durante o Ciclo Carnavalesco, passarão pelo Aterrinho da Praia de Iracema, um dos principais e mais tradicionais pólos do Carnaval de Rua de Fortaleza as seguintes atrações: 1/2: Preta Gil; 8/2: Orquestra Popular da Bomba do Hemetério; 15/2: Bangalafumenga; 22/2: Móveis Coloniais de Acaju; 28/2: Luxo da Aldeia; 1/3: Pinduca + Felipe Cordeiro; 2/3: Banda Uó; 3/3: Mart'nália e 4/4: Raça Negra.
Uma Homenagem ao Maracatu Cearense
Para coroar o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu, lançado em 25 de março de 2013, e celebrar um dos nossos patrimônios imateriais, o Carnaval de Rua de Fortaleza 2014 homenageará esta manifestação típica da cultura e da miscigenação local. O Dia 25 é Dia de Maracatu acontece todo dia 25, desde abril de 2013, levando, a cada mês, um maracatu para diferentes pontos da cidade.
Editais do Ciclo Carnavalesco
O Edital do Pré-Carnaval abriu seleção para 60 blocos, sendo 10 blocos estreantes com uma saída cada, 10 veteranos para duas saídas e 40 blocos veteranos com quatro saídas. O valor total do Edital é de R$ 384.000,00. Já o Edital de Carnaval  abriu seleção para 35 agremiações carnavalescas, que devem realizar, no mínimo, duas apresentações, sendo uma apresentação na Avenida Domingos Olímpio, e uma outra no decorrer do ano de 2014. O valor total do Edital é de R$ 720.000,00.
Sobre o Homenageado do Programa de Fomento 2014
Jornalista, radialista, folclorista, administrador, professor, ator e produtor cultural. Nasceu em Palmácia (CE), em 25 de janeiro de 1946, filho da professora Maria Dolores Sampaio Gomes e de Antônio Gomes de Oliveira, auxiliar de enfermagem do Ministério da Saúde. Cedo demonstrou seu interesse pelo folclore, mais especificamente pelos carnavais, fundando, os Maracatus Vozes da África e Nação Iracema e os entregando para a população fortalezense. Foi presidente do Maracatu Az de Ouro (1978/1979) e, nos dias atuais, integra a Associação Cultural e Educacional Maracatu Nação Iracema e a Associação Cultural e Educacional Maracatu Vozes da África.
Paulo Tadeu foi também pioneiro na abordagem do tema Maracatu no mundo acadêmico do Ceará, tendo defendido a monografia de pós-graduação em Turismo intitulada “Marketing Turístico: foco no Maracatu", pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1995, e a dissertação de mestrado em Administração intitulada "Pequena e Média Empresa: Perspectivas Organizacionais para o Maracatu Cearense", também pela UECE, em 1997.
Atrações do Aterrinho da Praia de Iracema
Pré-Carnaval
1/2: Preta Gil
8/2: Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
15/2: Bangalafumenga
22/2: Móveis Coloniais de Acaju
Carnaval
28/2: Luxo da Aldeia
1/3: Pinduca + Felipe Cordeiro
2/3: Banda Uó
3/3: Mart'nália
4/3: Raça Negra

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".