Pular para o conteúdo principal

SAS exportação

O Ceará está exportando sistema de ensino da educação infantil, ensino fundamental ao ensino médio em todo o Brasil. A exportação é do Sistema Ari de Sá (SAS), que agora no início de 2014 adquiriu um sistema de ensino com 10 mil alunos de 50 escolas no Rio de Janeiro e vai focar na preparação dos vestibulares da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e da Universidade de Campinas (Unicamp), depois do sucesso no Enem Nacional do Ensino Médio (Enem), no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME). O SAS, neste ano, atinge a marca de um milhão e meio de livros didáticos produzidos para atender 107 mil alunos. No ano passado, foram um milhão de livros produzidos para 70 mil alunos.
O diretor geral do SAS, Ari de Sá Cavalcante Neto, tem planos audaciosos para os próximos meses. Como há seis anos começou pelas quatro unidades do Colégio Ari de Sá em Fortaleza, atendendo 9 mil alunos, o SAS resolveu expandir para todo o Nordeste, Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste. Hoje, somente Roraima e Rondônia não tem escolas parceiras do SAS. Santa Catarina será trabalhado com muita força este ano, além de maior penetração em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
O SAS em 2013 teve 3.929 horas de formação de educadores, 180 horas de eventos na área de Educação e chegou a 147 cidades em mais de 300 escolas nas cinco regiões brasileiras.
Com todo este sucesso, o Sistema já apresenta resultados positivos. O SAS aprovou 22 alunos no vestibular do ITA 2014. A evolução nos últimos quatro anos em aprovação no ITA foi de 300%, saindo de cinco aprovados no ITA 2011 para 22 agora no ITA 2014. É o quinto no Brasil no desempenho do Enem 2012. A ainda vem crescendo na aprovação de alunos para o IME.
  • Qual a evolução do SAS?
  • Ari de Sá Cavalcante Neto - Com a chegada no Rio de Janeiro, a gente tem a aquisição de um sistema de ensino de 10 mil alunos de 50 escolas que vão utilizar nossa metodologia. Mas o SAS é um projeto de seis anos. Produzimos o material didático que a gente mesmo é usuário dele nas nossas próprias escolas. Temos todo interesse que a qualidade seja a melhor possível. E a grande filosofia é ter nessas escolas uma política de excelência educacional, apostando em resultados em vestibulares difíceis do País, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Olimpíadas e exportar esse modelo que a gente desenvolve nas nossas escolas. Não só com o material didático, mas também com a filosofia de ensino para outras escolas que usam nosso sistema de ensino no Brasil.
  • A produção dos livros é feita por quem?
  • Ari Neto - A grande maioria dos autores dos livros é de professores do Colégio Ari de Sá. Mas hoje estamos num segundo ciclo de reformulação. Então tem muitos autores de Minas Gerais e do Paraná, que são celeiros de produção editorial. São Paulo também. Mas, preponderantemente, ainda são os professores da escola que são os autores do material. 
  • Além dos livros didáticos impressos há uso da tecnologia no SAS?
  • Ari Neto - Sim a gente adota a tecnologia no SAS. Acreditamos que a tecnologia deve ser uma ferramenta que contribua com o processo de ensino-aprendizagem. A gente acredita no sucesso de um conteúdo de qualidade. Seja na plataforma impressa, seja na plataforma digital. Então, temos uma iniciativa de livros digitais no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Esses livros já são utilizados por várias escolas parceiras nossas. Nesses livros você vê o mesmo conteúdo do livro impresso, mas você tem também vídeos, animações, interações, que realmente a juventude fica mais interessada por este tipo de linguagem. Mas a gente acredita mesmo em conteúdo de qualidade nas duas plataformas: impressa e digital. O livro realmente não é substituível.
  • Qual a assistência que o SAS dá aos professores?
  • Ari Neto - Existe uma programação de treinamento anual para todos professores dentro da escola com nossos consultores pedagógicos que treinam esse pessoal dentro da escola. Existe uma série de eventos, de plano, de treinamento nas cidades específicas, onde temos escolas fazemos congressos em todas as cidades. Toda essa parte de treinamento dos professores é muito forte. A parte da avaliação, disponibilizamos simulados e provas para os alunos das escolas parceiras. Corrige esses simulados. E gera relatórios e diagnósticos para saber quais são os pontos que precisam ser trabalhados nas deficiências do aluno. Damos assessoria de marketing. A gente dá assessoria administrativa-financeira. E obviamente compartilhamos a marca. Essas escolas usam, obviamente, da marca do SAS na comunicação dele junto aos pais, junto à comunidade da qual ela estar. Além disso temos a tecnologia do portal. E no portal você tem aulas digitais. Você tem exercícios. Banco de questões para o professor fazer a prova. Banco de questões para os alunos estudarem. Então tem toda uma plataforma além dos livros didáticos; do serviço para essas escolas.
  • Qual o alcance do SAS?
  • Ari Neto - Estamos do aluno de dois anos de idade até o terceiro ano do Ensino Médio com todos as matérias. Nossa solução é completa. A escola não compra só Matemática, Física, Química. Ela compra todas as matérias daquela determinada série. No ano de 2013 produzimos mais de um milhão de livros. Em 2014 a gente deve passar de um milhão e meio de livros. Porque passamos de 70 mil alunos para 107 mil. É mais de 50% de crescimento, ficando um pouco mais de milhão e meio de livros para 2014.
  • O SAS barateia o custo do material didático?
  • Ari Neto - A tecnologia e sistema de ensino nossa é em média 30% mais barato que o livro didático. Porque agora você está fazendo uma relação sistema de ensino-escola. Você está eliminando aquele intermediário na cadeia, que é a livraria, que é o distribuidor. Então por conta disso, o aluno compra o material na própria escola. Isso já é uma conveniência. Ele recebe todo o material no início do ano e ele chega a gastar cerca de 30% a menos do que ele gastaria se tivesse livros didáticos comprados nas livrarias. Uma outra questão é que os nossos livros são todos uniformes. Eles se comunicam entre si. Eles têm a mesma quantidade de capítulos. Eles tem interdisciplinaridade. Diferente de você adotar um livro da Editora A, outra B, outra C. Então, o projeto é todo harmônico.
  • Os livros do SAS podem ser reutilizados em anos seguintes?
  • Ari Neto - A gente tem como premissa de qualidade atualizar o material todos os anos. Atualizamos questões. A gente corrige eventuais erros. Melhora a teoria. Mas isso não quer dizer que o aluno não possa, obviamente, aproveitar o material no ano seguinte. Ele acompanha. Não é o ideal. Mas ele consegue perfeitamente acompanhar. Eventualmente uma matéria fica um pouco difícil, porque houve uma reformulação maior. Mas existe a possibilidade dele acompanhar. Não sendo o ideal, porque o material é atualizado todos os anos.
  • Quais mudanças o SAS faz no material todos os anos?
  • Ari Neto - As mudanças, que procuramos fazer aqui e que eventualmente obrigaria o pai a comprar um novo material, são mudanças substanciais. De você atualizar exercícios. De mudar teoria. Se existem atualizações pontuais é obvio que o pai pode usa o material de um ano para o outro. 
  • Qual o foco das turmas olímpicas que vocês adotam?
  • Ari Neto - A gente pela forma como o método é constituído, carga horária muito pesada; somos rigorosos na seleção dos professores. A gente é muito rigoroso nessa questão de simulados. Conseguimos preparar o aluno e criar dentro das escolas uma cultura de estudo muito forte. Uma das coisas, que nossas escolas parceiras se impressionam muito, é quando vêm aqui, passeiam pelos nossos corredores e vêem os meninos estudando nas bibliotecas. É elas dizem muito isso: 'eu queria tentar implantar na minha escola, na minha cidade, a cultura de estudo que a gente vê aqui'. Então, na realidade, é obvio, que existe a qualidade de ensino, que existe a escola, que existe o material didático, existe o professor; mas existe já no cearense essa cultura de estudar mais do que a média do País. E a gente está tentando transportar isso para outros lugares com o SAS.
  • O SAS se preocupa também com o Enem?
  • Ari Neto - A gente cresceu muito com o Enem, porque apostamos todas as fichas no Enem. A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi uma das primeiras a adotar o Exame. Com isso corremos e começamos a construir há cinco anos o material com a cara do Enem. E isso nos deu uma vantagem muito grande. As escolas começaram a se interessar muito por isso. E ai conseguimos tirar o quinto lugar no País no Enem 2012. E é óbvio que esta tecnologia, o know-how que a gente tem, que desenvolvemos tem ajudado muito a crescermos. Então hoje mais de 90% das grandes universidades do País usam o Enem como processo seletivo.
  • Mas o SAS foca também o ITA, o IME, a Fuvest e a Unicamp?
  • Ari Neto - É realmente. Você tem o ITA, o IME, que o universo de alunos que faz é mínimo. É muito pequeno. Ai você tem Fuvest e Unicamp, que são materiais que estamos desenvolvendo para poder entrar em São Paulo mais forte. Então tem uma série de materiais específicos para Fuvest e Unicamp, como os livros indicados para as obras, que a gente faz uma análise desses livros. Fazemos vestibulares comentados. As questões organizadas por assunto. Então, realmente você tem que ter um produto específico para essa realidade de São Paulo.
  • O Ari de Sá está montando uma faculdade. Qual será o foco dela?
  • Ari Neto - A gente está sofrendo um pouco com a demora do Ministério da Educação (MEC) para aprovar. A gente já está há mais de dois anos, investindo mais de vinte milhões de reais. Estamos com todas as salas de aulas prontas. Equipadas com ar condicionado, projetores e com todas as bibliotecas montadas. A gente quer trabalhar primeiramente em cinco áreas: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Psicologia, Direito e Administração. Essas áreas de Engenharia a gente tem um certo vínculo por causa de nossa tradição em aprovação no ITA e no IME. Mas a gente quer fazer uma faculdade de qualidade. Não é uma faculdade tão grande. Uma faculdade premium. Específica. Com aluno que gosta de estudar. O que não poderia ser diferente de onde a gente veio. Das raízes. que é uma escola que prima muito pelo conteúdo forte. Esses são os nossos planos para a Faculdade Ari de Sá.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".