Pular para o conteúdo principal

Carnaval no Dragão

Alegria, serpentina e fantasias a postos que o Carnaval já pede passagem, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No dia 22 de fevereiro, a Praça Verde ganhará ares e energias carnavalescas com o Baile à Fantasia do Dragão. Quem dita o ritmo da folia são os metais e batuques da Orquestra Contemporânea de Olinda junto d’Os Transacionais e dos blocos As Gata Pira e Afoxé Acabaca. As fantasias também serão uma atração à parte, com direito à premiação dos mais criativos trajes.

Com a força e beleza da cultura negra, o bloco Afoxé Acabaca abre a festa às 18 horas, entoando os mantras afros com seus atabaques, xequerês e agogôs. Numa cadência marcante, o bloco promete preparar as energias da Praça para a folia carnavalesca. Na sequência, As Gata Pira sobem beleza e animação ao palco. Paula Tesser, Natasha Faria e Soledad Brandão são as três cantoras da linha de frente do bloco a defender em alto e bom som marchinhas, baiões, frevos e pérolas inesquecíveis da música popular brasileira.
Às 21 horas, a Orquestra Contemporânea de Olinda entra em cena com a diversidade sonora de Pernambuco misturada aos ritmos do mundo. A big band olindense mostra o show “Pra ficar”, com o repertório dos dois álbuns da banda (Orquestra Contemporânea de Olinda, de 2008; e Pra Ficar, de 2012). O arremate do Baile à Fantasia do Dragão do Mar fica por conta d’Os Transacionais, que levam à Praça Verde o melhor da música retrô carnavalesca do País. A banda, desde 2013, faz o pré-carnaval do Dragão, com o Bloco Chão da Praça.
De acordo com a diretora de Ação Cultural do Dragão do Mar, Fátima Souza, a diversidade de ritmos que farão o baile é um retrato da pluralidade carnavalesca que tem se consolidado, ano a ano, na cidade. “Maracatus, afoxés e novos blocos têm crescido e atuado juntos no Carnaval de Fortaleza. Ao mesmo tempo, a Orquestra Contemporânea de Olinda representa um intercâmbio com um dos carnavais mais tradicionais do Brasil”, explica a diretora.
Além dos espetáculos diversificados do palco, os foliões na praça devem compor uma atração à parte com as fantasias. O convite é para que todos venham fantasiados como a criatividade mandar, porque as melhores fantasias serão contempladas com um prêmio surpresa ao fim da festa. “O Baile à Fantasia do Dragão se propõe a retomar o prazer dessa brincadeira do Carnaval, retomar a ideia dos tradicionais bailinhos de carnavalescos. Para incentivar a onda da fantasia, vai ter até concurso do figurino mais criativo”, diz Fátima Souza.

SERVIÇO
Baile à Fantasia do Dragão do Mar
Quando: 22 de fevereiro
Hora: a partir das 18 horas
Onde: na Praça Verde, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
Compre na bilheteria do Dragão (funcionamento de terça a domingo, das 14 às 20 horas) ou no site www.bilheteriavirtual.com.br.
Classificação etária: 16 anos.

Carnaval da Criançada
Tradicional baile infantil acontece em 23 de fevereiro
Depois do Baile à Fantasia do Dragão, é a vez de a criançada fantasiada fazer a festa na Praça Verde do Dragão do Mar. O tradicional Bailinho Infantil de Carnaval será realizado no dia 23 de fevereiro, às 17 horas, e é gratuito. Quem vai fazer a folia dos pequenos é o espetáculo Joana Joaninha – O besourinho que canta e conta histórias.
A apresentação vai carnavalizar o baile com um repertório de canções infantis de Carnaval. Nas letras, histórias de fantasias de índio, piratas, danças e brincadeiras do universo das crianças durante as festas de Carnaval, além de canções infantis do domínio público, mas em ritmo de carnaval. O show baseia-se na publicação do grupo “Palavra Cantada”.
Logo depois de Joana Joaninha, é a vez de a musicalidade do Maracatu Solar apresentar o espetáculo Loas, Batuques e Coração, às 18h30. Regida pelo artista Descartes Gadelha e com voz e composições do Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, a apresentação traz a coroação das rainhas dos maracatus Solar, Az de Ouro, Vozes D’ África, Nação Baobab, Nação Fortaleza e Nação Iracema.

SERVIÇO
Baile Infantil de Carnaval
Dia: 23 de fevereiro
Hora: às 17 horas.
Onde: Praça Verde
Gratuito

MAIS SOBRE AS BANDAS

Orquestra Contemporânea de Olinda
Destaque no cenário nacional e forte representante da diversidade sonora de Pernambuco, com misturas de ritmos do mundo, a Orquestra Contemporânea de Olinda apresenta, em Fortaleza, o show “Pra ficar”, com o repertório dos dois álbuns da banda (Orquestra Contemporânea de Olina, de 2008; e Pra Ficar, de 2012). Esta será a primeira apresentação do grupo sob patrocínio da Petrobras, que garante até 2015 o mínimo de 32 shows pelo Brasil, além da gravação do terceiro disco de carreira, a ser lançado no segundo semestre de 2014.
A Orquestra Contemporânea de Olinda é formada por dez músicos. Idealizada pelo percussionista Gilú Amaral (apontado por Naná Vasconcelos como um dos mais criativos nomes da nova geração), o grupo traz como marca duas das maiores “escolas” de referência da música pernambucana: a percussão e os sopros (com um quarteto de tuba, sax, trompete e trombone) liderados pelo maestro Ivan do Espírito Santo, todos provindos da primeira escola profissionalizante de música de Pernambuco, o Grêmio Musical Henrique Dias (1954), em atividade ininterrupta até hoje. Unem-se a eles, ainda, baixo, microkorg, guitarra, rabeca e um duo de vozes masculinas, numa formação surpreendente e nada convencional.
Quem toma conta da musicalidade são conceituados músicos pernambucanos, muitos com trabalhos solo e que já estiveram em projetos como Otto, Mundo Livre S/A, Bonsucesso Sambaclube, Academia da Berlinda, entre outros. São eles: Gilú Amaral (percussão), Rapha B (bateria), Hugo Gila (baixo e microkorn), Juliano Holanda (guitarra), Maciel Salú (rabeca e voz), Tiné (voz e percussão fina), Maestro Ivan do Espírito Santo (sax e flauta), Daniel Marinho (trompete e flugelhorn), Babá do Trombone (trombone) e Alex Santana (tuba).

Os Transacionais
Com o já festejado Bloco Chão da Praça, Os Transacionais vão encerrar a temporada do Carnaval no Dragão do Mar. A banda promete levar ao Baile à Fantasia do Dragão as músicas que mais fizeram sucesso durante as apresentações do Bloco Chão da Praça, durante as quintas-feiras de pré-carnaval do Dragão, no Espaço Rogaciano Leite Filho. O repertório de Carnaval dos Transacionais une o Brasil das décadas passadas através de frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, numa peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e as praias cearenses.
Os Transacionais surgem com a proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 1960 e 1970, indo do iê-iê-iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega à descontração da guitarrada. Os Transacionais têm, em seu currículo, apresentações em vários bares, casas noturnas de Fortaleza e festivais, como: "Abertura do Carnaval 2013", "Mostra SESC Cariri de Culturas", "Festival Internacional de Biografias", "Cine Ceará", "Curta Canoa", "Oktober Fest Guaramiranga", "Abertura das Férias", "Festival Nordestino de Teatro – Guaramiranga", "FUI 2009 – Ibiapaba", "BNB Rock Cordel", Carnaval de Fortaleza (2010/2011/2012)", "Festival das Juventudes" (Fortaleza e Quixadá), entre outros, além de fazer a abertura de shows de artistas de renome nacional como Alceu Valença, Crioulo, Guilherme Arantes, Sidney Magal e etc. Recentemente, diversas são as temáticas dos espetáculos musicais dos Transacionais, realizando shows em homenagem ao Rei Roberto Carlos, Arraiá Transacional e Carnaval Transacional.

As Gata Pira (foto)
Se Carnaval e beleza são fundamentais, o bloco As Gata Pira pede passagem pelo segundo ano consecutivo. Seu diferencial, entre os tantos outros blocos que desfilam e agitam a cena carnavalesca em Fortaleza, está tanto na composição de vozes e instrumentos, quanto na escolha e inovação do repertório. Para começar, três cantoras na linha de frente, defendendo em alto e bom som tanto marchinhas, baiões e frevos quanto pérolas inesquecíveis da música popular brasileira: Paula Tesser, Natasha Faria e Soledad Brandão, todas com carreira-solo em ascensão na cidade, sobem ao palco juntas para puxar o coro feliz de canções tão semelhantes e díspares quanto Frevo Mulher e Festa do Interior ou Yes, nós temos bananas e As Cantoras do Rádio.
Eletrizante e surpreendente também é a formação da banda que acompanha o trio elétrico de fina estampa, reunindo alguns dos principais músicos da cidade, igualmente reconhecidos e festejados em suas carreiras independentes: Marcos Vitoriano, Oscar Arruda, Moacir BD, Nilton Fiori, Denilson Lopes e Fábio Amaral embalam a festa com novos acordes dissonantes para clássicos de antigos carnavais e novidades recém-surgidas na geleia geral da música tupiniquim.
O bloco fez de 2013 uma festa, apresentando-se no São João da Casa José de Alencar e do bar Kukukaya; na Bienal Internacional de Dança do Ceará, em outubro último e no Festival de Teatro Popular de Fortaleza, ocupando a Praça do Ferreira, em novembro passado. Já em 2014, na abertura da Bienal Internacional de Dança do Ceará - Estação Férias, deu o ar da graça no dia 29 de janeiro, aquecendo os tamborins na Praça do Ferreira. E assim será até março chegar.

Afoxé Acabaca
Desde o final do século XIX, havia uma forma de divertimento dos negros escravizados que buscavam preservar o patrimônio religioso ao mesmo tempo em que se constituía um repertório afro-brasileiro, os afoxés. O afoxé é um cortejo de rua de origem jejê-nagô, com poder ritualístico e que, tradicionalmente em desfile carnavalesco, reúne um grande número de afrodescendentes, simpatizantes e religiosos de cultos de matrizes africanas, dando-lhes a oportunidade de relembrar a cultura, os aspectos místicos e mágicos dentro dos rituais de seus ancestrais.
A força do bloco de afoxé está na cultura negra, na beleza e na harmonia de sua plasticidade ritmada por ágeis mão negras que entoam mantras afros com seus alabês, em três tipos de atabaques: o Rum, o Rumpi e o Lé. Os ritmos são acompanhados por xequerês e agogôs, em Ijexá de cadência marcante. Esses são os únicos instrumentos utilizados em um afoxé de raiz, que é o que propõe o Afoxé Acabaca.
O grupo artístico do Afoxé Acabaca para shows e apresentações de palco, traduzindo com fidelidade a manifestação, é formado por 18 integrantes e já virou tradição no desfile de Carnaval de Rua na Avenida Domingos Olímpio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.