Pular para o conteúdo principal

Errar é 'umano'

OMBUDSMAN 30/03/2014

Os nossos erros de português

NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS

O POVO - 30-03-2014Daniela Nogueiradanielanogueira@opovo.com.br

Dentre os muitos conhecimentos que o jornalista deve ter, um deles versa sobre o domínio da língua portuguesa – ou, pelo menos, a segurança ao saber usá-la. A língua é o meio pelo qual exercemos a tarefa de comunicar. Quando cometemos um erro do tipo, temos todo o nosso trabalho posto em xeque, além de perdermos ponto na credibilidade com o leitor.

O problema não é novo. Erros de português, seja no O POVO, seja na mídia em geral, não são eventos apontados apenas recentemente. Mas nem por isso devem escapar à nossa preocupação constante e ao contínuo processo de aperfeiçoamento, natural à capacitação que nossa profissão exige.

TIPOS DE ERRO. Nestes quase três meses em que estou avaliando o nosso material todo dia, tenho, com a ajuda dos leitores, atentado a erros, por vezes, vexatórios. Dentre eles, falhas na grafia correta de palavras (por desconhecimento ou por erro de digitação), equívocos em concordâncias de verbos e de nomes, sinais de pontuação indevidos, falta de paralelismo semântico ou sintático, pleonasmos, repetições, construções de períodos que não obedecem à coesão e à coerência que o texto deveria ter. São alguns dos tipos mais recorrentes dos nossos erros.

Já escrevemos “expectadores” (o certo é ‘espectadores’), “intensão” (intenção) e “vasamento” (vazamento), por exemplo. Dia desses, também vi um “chuvas espaças”. Na verdade, queríamos fazer referências às “chuvas esparsas”. Acentos indicativos de crase também são um problema para os nossos jornalistas. Publicamos frases como: “dá acesso à Canindé”, “galã à toda prova”, “de segunda à sábado”, “motor à diesel”, “estimular o turista internacional à conhecer”, “de esperança à realidades”. Em todas elas, o acento é indevido.
 
A NOVA ORTOGRAFIA. Com a adoção da nova ortografia, o problema se complicou. Hifens e acentos agudos aparecem onde não existem e somem de onde deveriam estar. “Quartas de final”, expressão que não tem mais hífen, vez por outra, ganha os traços nas nossas edições. A palavra “fiéis”, que continua com o acento, já que a grafia das oxítonas não se alterou, também perde o acento frequentemente no O POVO. Quando me refiro ao nosso material, estou focando o jornal impresso e o portal O POVO Online.
 
Não há segredo para a obtenção de um texto correto, do ponto de vista do uso da língua portuguesa. A profissão de jornalista exige leitura e exige qualificação permanente. Além disso, não podemos comparar os erros de português aos erros de informação. Estamos falando de dois problemas importantes e que merecem nosso esforço a fim de serem evitados. No entanto, é preciso ressaltar que falhas na construção do texto colocam sob suspeição o conteúdo que apresentamos, e a incidência desses lapsos contribui para a perda da confiabilidade que mantemos com o público.
 
O QUE DIZ A REDAÇÃO. Sobre o assunto, o diretor-adjunto da Redação, Erick Guimarães, me respondeu: “A Chefia de Redação está sempre preocupada com os erros publicados - sejam eles de português, de informação ou de qualquer outro tipo. Esta é uma tarefa cotidiana de aprimoramento que passa, inclusive, pelo acompanhamento do ombudsman e de inúmeros de contatos diários de nossos leitores, sejam diretamente à Redação, seja por meio de redes sociais. Passa também pela correção de todos os erros identificados.
 
De todo modo, desde o fim do ano passado, foi criada uma comissão interna formada por seis profissionais do Grupo especificamente para melhorar a qualidade do jornal. Esta comissão está em fase final de elaboração de uma política interna de monitoramento de erros e de treinamento de pessoal, que será realizada ao longo de 2014.”

A QUALIDADE. O cuidado, o zelo e a necessidade de aprimoração devem ser buscados pelo jornalista. Repórteres ou editores, sabemos da pressa com que lidamos dia a dia e de como isso influencia na qualidade dos nossos textos. Mas isso não pode ser usado como justificativa para a má qualidade textual. O problema, muitas vezes, tem causas bem anteriores, como a nossa formação mal feita (em geral, muitos carregam o peso de ter cursado um ensino fundamental e um ensino médio com falhas).
 
O certo é que o leitor continua exigente. Quer no meio impresso, quer no ambiente digital, nossa obrigação é entregar um produto criado com responsabilidade. Um texto bem apurado, bem editado e (também) bem escrito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".